Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga


         1.235.159 visualizações    Redes    45 comentários
Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga

Placas de Rede Sem Fio

Como mencionamos, você precisará comprar uma placa de rede sem fio para cada computador que deseja incluir na rede. Placas de rede sem fio são compatíveis com pelo menos um protocolo IEEE 802.11. Existem vários protocolos e os mais comuns são o IEEE 802.11b, 802.11g, 802.11a e 802.11n. A partir de agora iremos nos referenciar a esses protocolos simplesmente como b, g, a e n, respectivamente. A principal diferença entre eles é a velocidade: o b pode transferir dados a até 11 Mbit/s, enquanto que o g e o a podem transferir dados a até 54 Mbit/s (a diferença entre o g e o a é a faixa de frequência em que eles operam). O padrão IEEE 802.11n permite diversas velocidades de 65 Mbit/s até 600 Mbit/s. As velocidades possíveis na prática dependem do número de antenas, da frequência de operação e da largura dos canais. As velocidades mais comuns para este padrão são 130 Mbit/s, 150 Mbit/s, 270 Mbit/s e 300 Mbit/s, e tanto o roteador quanto a placa de rede precisam ser compatíveis com a velocidade pretendida.

Algumas placas de rede são rotuladas como tendo uma taxa de transferência de 108 Mbit/s, mas elas são na verdade placas de 54 Mbit/s usando uma técnica de compressão de dados. Para que elas obtenham esta velocidade o seu roteador sem fio e a placa instalada no computador devem ter esta tecnologia e devem ser do mesmo fabricante, caso contrário elas trabalharão como placas b, g ou a comuns. Esta tecnologia não funciona em redes ad-hoc, ou seja, em redes que não usem um roteador.

Em teoria o melhor cenário é ter todos os seus computadores usando placas de 54 Mbit/s ou mais rápidas. No entanto, você é limitado à velocidade da sua conexão com a Internet. Portanto se você não usar sua rede para transferir arquivos entre os computadores, comprar placas de 54 Mbit/s não faz sentido simplesmente porque a velocidade da sua conexão com a Internet será muito menor. Por exemplo, se você tem uma conexão com a Internet de 1 Mbit/s, você terá uma rede capaz de transferir dados 54 vezes mais rápido do que sua conexão com a Internet. Uma rede de 11 Mbit/s funcionará bem para você (e ainda será 11 vezes mais rápida do que sua conexão com a Internet). Assim você economiza algum dinheiro comprando placas de 11 Mbit/s – elas funcionarão bem para a maioria dos usuários. Além disso, redes ad-hoc são limitadas a 11 Mbit/s e usar placas de 54 Mbit/s neste tipo de rede é simplesmente desperdício de dinheiro. Se você realmente quer ter a capacidade de 54 Mbit/s (ou mais) precisará obrigatoriamente montar sua rede sem fio usando um roteador.

Só para esclarecer, se você tem uma conexão com a Internet de 1 Mbit/s ou 2 Mbit/s, você ainda navegará com esta velocidade usando placas de redes sem fio de 11 Mbit/s ou 54 Mbit/s.

Se mesmo com nossa dica você decidir comprar uma placa de rede de 54 Mbit/s, certifique-se de comprar uma compatível com o padrão 802.11b para que você possa montar sua rede sem o uso de um roteador, já que redes ad-hoc só funcionam a 11 Mbit/s. É também interessante que você compre todas as placas usando o mesmo padrão de 54 Mbit/s (a ou g), assim se no futuro você quiser dar uma incrementada em sua rede instalando um roteador sem fio, todas as placas serão capazes de transferir dados a 54 Mbit/s.

Existem dois tipos de placas de rede sem fio disponíveis: USB e avulsa. Normalmente as placas de rede avulsa são mais estáveis. As placas de rede avulsas para computadores são instaladas em um slot PCI convencional (provavelmente no futuro existirão placas PCI Express x1) e as placas avulsas para notebooks são oferecidas através de um cartão PC Card (também chamado PCMCIA) ou de um Express Card. Se o seu notebook não tem rede sem fio integrada você precisará verificar se ele tem um slot de expansão (PC Card ou Express Card) e comprar uma placa de rede sem fio avulsa para ele (uma placa PC Card provavelmente será a melhor escolha, já que os slots Express Card também aceitam dispositivos PC Card).

Na Figura 1 você pode ver uma placa de rede sem fio avulsa PCI para computadores de mesa, na Figura 2 uma placa de rede sem fio USB, que pode ser usada tanto por computadores de mesa quanto por notebooks, e na Figura 3 uma placa de rede sem fio PC Card para notebooks.

adhoc_01.jpg
Figura 1: Uma placa de rede sem fio PCI avulsa.

adhoc_02.jpg
Figura 2: Uma placa de rede sem fio USB.

adhoc_03.jpg
Figura 3: Uma placa de rede sem fio PC Card (PCMCIA).

A instalação da placa deve ser feita seguindo as instruções do seu manual. Normalmente é muito simples: basta conectar o dispositivo em seu micro (se você está instalando uma placa PCI em um computador precisará desligá-lo e abrir o gabinete), ligá-lo e instalar seus drivers.

Só uma dica: com nossa placa PCI mostrada na Figura 1 (uma D-Link DWL-G510) nós tivemos que instalar os drivers antes da instalação da placa no micro.

Instale a placa de rede sem fio nos computadores que serão conectados na rede. O próximo passo é configurar o computador “servidor”, ou seja, o computador que tem a conexão com a Internet. Se você está compartilhando sua conexão com a Internet usando um roteador comum (isto é, sem capacidade de redes sem fio) qualquer computador conectado ao roteador pode ser configurado como servidor. Neste caso apenas lembre o que dissemos antes: você precisará mudar a faixa de endereços IP da sua rede se ela estiver configurada para usar a faixa 192.168.0.x para 192.168.1.x porque o serviço de compartilhamento de conexão com a Internet do Windows também usa a faixa 192.168.0.x e você terá endereços IP conflitantes em sua rede. Esta configuração é feita entrando no programa de configuração do roteador (normalmente abrindo o endereço http://192.168.0.1 a partir de qualquer computador da rede).


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Muito bom

Gostei da materia, so um detalhe vocês poderiam ter colocado a respeito de conexao entre roteadore sem fio, e pelo que o pessoal diz só é possivel faze-la atraves de um AP (acess point) dedicado e ele envia a informação ao roteador e esse roteador repassa a informação ao pc.

Eu fiz a tentativa de ligar wireless entre roteadores justamente porque dentro da tela de config do meu roteador tem a opção de AP mas não funciona e pelo o que eu andei conversando com um pessoal só é possivel esse tipo de conexao atraves de um AP ou um amplificador de sinal wireless ( fiz isso porque o sinal aqui em casa ta um #####!!! menos de 10 metros de distancia e não tem sinal nenhum ) as paredes aqui de casa devem ser de chumbo e pelo o que eu pude perceber quanto + alto ta o router melhor fica o sinal, isso é coisa de maluco.

Sem contar q comprei um cabo pra coloca de extensão da antena e o cabo acaba com o sinal.

Cruel esse tipo de coisa, a um tempo atrás meu router estava dando pau por causa do firmware, dai ligue no fabricante do produto pedindo o firmware e niguem me passou tive q me virar pra arrumar e detalhe deixei meu numero para que eles me retornassem a ligação ( depois q eu ligue + d 8 vezes) e ate agora nada.

è dureza isso mas fazer o que né

nesse mundo infelizmente vivemos dentro de um circo e pagamos caro para ver suas palhaçadas, mas sempre creio q há alguem de boa fé por maiores q sejam nossas decepções.

abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah se esse tutorial tivesse aparecido a cerca de um ano atrás...

Apanhei muito e acertei tudo no "chute" pra configurar minha rede sem fio (PC com placa de rede sem fio PCI igual a da matéria e notebook já com a rede sem fio embutida) e compartilhar minha internet (discada - mas o procedimento geral é o mesmo, só muda na hora de escolher qual conexão com a internet vão ser compartilhada).

Mas conferindo agora eu vejo que fiz tudo certo (depois de ter tido alguma dor de cabeça)... Só espero poder colocar banda larga em breve (o pessoal da operadora de telefonia fixa daqui do Rio de Janeiro - que dispensa comentários - quer me convencer de que só a "banda larga" de 150kbps esta disponível para minha linha... mas que terei que pagar o preço do plano de 300kbps que é o plano mais barato... ai complica... pagar 300 pra usar 150...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa essa matéria. Porém, mesmo tendo feito exatamente como explicado, eu não consegui acessar a internet através da rede, apesar de ter conseguido acessar às pastas compartilhadas dos dois computadores (1 desktop com adaptador wireless USB e 1 laptop com wireless de fábrica). Alguém pode me ajudar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei crancker,

pode comprar a de 54 que funciona sem problema. Eu tenho no meu desktop uma placa PCI de 54 igual a utilizada na matéria (da D-Link) e uso para fazer uma rede com meu Notebook. Compartilhando minha conexão com a internet do desktop para o notebook.

A vantagem de comprar uma placa de 11Mb seria somente o preço... a de 54Mb é mais cara por ser mais rápida (mas você não vai tirar proveito da velocidade extra na hora de compartilhar a internet... que é bem mais lenta que os 11Mbps), da pra montar a rede normalmente com a de 54Mbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale a placa de rede sem fio nos computadores que serão conectados na rede. O próximo passo é configurar o computador “servidor”, ou seja, o computador que tem a conexão com a Internet. Se você está compartilhando sua conexão com a Internet usando um roteador comum (isto é, sem capacidade de redes sem fio) qualquer computador conectado ao roteador pode ser configurado como servidor. Neste caso apenas lembre o que dissemos antes: você precisará mudar a faixa de endereços IP da sua rede se ela estiver configurada para usar a faixa 192.168.0.x para 192.168.1.x porque o serviço de compartilhamento de conexão com a Internet do Windows também usa a faixa 192.168.0.x e você terá endereços IP conflitantes em sua rede. Esta configuração é feita entrando no programa de configuração do roteador (normalmente abrindo o endereço http://192.168.0.1 a partir de qualquer computador da rede).

Galera eu não entendi a passagem em negrito... Eu devo mudar o IP da placa de rede conectada ao modem, certo? Nesse caso eu devo mudar para a faixa 192.168.1.x ou para 192.168.0.x?

O IP das placas de rede sem fio devem ser configurados para obtenção automática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a dúvida do amigo acima..

Quando ele diz pra você mudar a faixa de IP de 192.168.0.x para outra é porque pode haver conflito se já existir uma rede presenta... eu por exemplo tenho um PC que pode acessar internet de três redes diferentes aqui na empresa :)

10.0.0.x

192.168.0.x

167.13.0.x

as três redes funcionam perfeitamente no meu PC, mais vamos a minha dúvida...

na Hora de colocar a senha segundo o artigo eu posso colocar 5 "Cinco" caracteres alfanumericos, mais na pratica quando fui colocar a senha: A1B2C3 não funcionou ele dá um aviso dizendo que a senha da rede precisa ter 40bits ou 104bits, dependendo da configuração da rede. Ela pode ser inserida como 5 ou 13 caracteres ascii ou com 10 ou 26 caracteres alfanumericos já coloquei a senha de diversas formas mais não consigo acertar... alguém pode me dar uma luz?? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal esta dicas ficou muito boa,Parabens!!

Só que estou tendo um problema que e o seguinte, fiz todos os passo, esta funcionando, mais a taxa de transferencia entre as placas na rede local esta muito baixa, eu não sei o que pode estar ocorrendo eu até pensei e comprar uma antena um pouco melhor, que as que vem nas placa de rede.

Mais acho que não e o caso, eu recebo o sinal via antena de radio, mais isto e so para internet, meu maior problema esta com o compartilhamento de arquivo, e mal consigo escutar uma musica pegando do servidor, por isto acho que deve ter feito alguma coisa errado.

Se alguem puder me ajudar fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tutorial é otimo, o status indica a conexão "excelente", todo o procedimento confere. mas infelizmente ao checar em status o numero de pacotes recebidos, estes ficam travados no "0" zero, apenas é enviadp.

por favor alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um modem 500g roteado ligado a um hub, esse hub envia para meu desktop a internet, minha placa de rede local esta definida para receber o ip automáticamente e ela recebe 10.1.1.3 e o gateway é 10.1.1.1 que é o ip do modem. (isso vejo por ipconfig)

instalei neste desktop um adaptador usb 54mbps / ieee 802.11g / 2.4ghz da marca viewtech. reconheceu tudo certinho como uma placa wireless. fiz o procedimento de criar uma rede sem fio (ssid)

conforme explicado neste tutorial. compartilhei a internet que chega na placa de rede local e tudo.

quando vou ao notebook que tem wireless embutida, vou na placa de rede sem fio e ele não encontra a rede.

tenho várias dúvidas sobre o servidor:

qual ip coloco na placa de rede local e gateway ?

qual ip coloco na placa de rede wireless? e o dns?

dúvidas sobre os demais computadores:

qual ip coloco na placa de rede wireless da máquina cliente?

e o dns? e o gateway?

minha placa de rede local da cliente tem que esta sem cabo?

:confused::confused::confused::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou encontrando problemas com o tutorial... tenho um modem DLink 500G roteado e fiz o tutorial do jeito exposto... o notebook consegue encontrar a rede, porém não consegue conectar... ele tenta, tenta e não vai de jeito nenhum... algumas vezes chegou a conectar mas nao recebeu nem enviou nenhum pacote, e depois de uns 20 segundos caiu novamente...

o adaptador que estou usando é o dlink g122

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal esta dicas ficou muito boa,Parabens!!

Só que estou tendo um problema que e o seguinte, fiz todos os passo, esta funcionando, mais a taxa de transferencia entre as placas na rede local esta muito baixa, eu não sei o que pode estar ocorrendo eu até pensei e comprar uma antena um pouco melhor, que as que vem nas placa de rede.

Mais acho que não e o caso, eu recebo o sinal via antena de radio, mais isto e so para internet, meu maior problema esta com o compartilhamento de arquivo, e mal consigo escutar uma musica pegando do servidor, por isto acho que deve ter feito alguma coisa errado.

Se alguem puder me ajudar fico grato.

No Gerenciador de Dispositivos vá até as Propriedades da placa wireless e selecione Avançado. Nas configurações, em "Network Type" selecione "Ad Hoc", em todos os PCs da rede. Em um Notebook não precisa.

Geralmente a conexão Ad Hoc fica em 11,0 Mbps, mesmo com uma placa de 54 Mbps. Mas é possível colocar a conexão em 54 caso suas placas suportem. No mesmo lugar onde você configurou o "Network Type" vai em "Default Adhoc Wireless" e depois seleciona "Mode G".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, tenho um PC com internet banda larga via cabo Ethernet (RJ-45) e uma placa wireless instalada. Configurei como no tutorial e o notebook reconheceu a rede e compartilhei a internet numa boa. Agora uma pergunta. Em meu micro, a conexão é via cabo ethernet cia plug RJ-45, e se minha internet fosse conectada diretamenta na placa wireless, teria como eu compartilhar esta e configurar a rede da mesma forma?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia. Otimo material, comprei meu notebook a alguns dias e não estou com condições de comprar um roteador sem fio, para compartilhar meu velox. Então fiz os procedimentos indicados no tutorial e deu tudo certo. Por enquanto vai me quebrar um galho.

Lembrando que os dois dispositivos, tanto do servidor quanto do cliente tem que ficar sem IP. O Ip é atribuido automaticamente.

Obrigado!

Valeu pela Força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)Bom galera fiz tudo que o que o tutorial falo funciono perfeitamente ótimo tutorial!!! Complementei fazendo uma antena caseira que funciono perfeitamente o sinal fico excelente a distancia é de 40 metros entre a minha casa e a do vizinho , mas surgiu um problema meu pc fica travando quando os dois usam a internet não posso mais ver filmes muito menos jogar não sei o que posso fazer para resolver esse problema já formatei fiz o que podia é agora ?

configurações :

celerom 2.8

placa mãe intel d865perl

memoria 1 g

hd 250g

windows xp sp2

placa de video gforce agp 8x 6200 de 256mb

:confused::confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused:Pessoal cheguei até o passo 6, quando vou na minha conexão adsl e clico com o botão direito e vou propriedades e avançado (como mostra na figura) não aparece as duas opções do compartilhamento de conexão da internet

*permitir que outros usuários dessa rede se conectem pela conexão deste computador á internet

*permitir que outros usuários da rede controlem ou destivem o compartilhamento da conexão com a internet.

Alguém pode me ajudar? Será que tenho que configurar o modem que é o d-link dsl 500B? ou pode ser as configurações de firewall? já tentei de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae pessoal,

Adorei o tutorial, bom mesmo, mao na roda. Só achei um probleminha: faltou dizer que, na rede sem roteador, para poder acessar a internet é preciso que o computador que acessa o modem tenha um ip (p ex. 10.10.10.1 com mascara de sub-rede pex. 250.0.0.0) e o cliente tenha um ip tb (pex. 10.10.10.2 com mascara de sub-rede igual (pex. 250.0.0.0) e com gateway igual ao ip do host (10.10.10.1) e dns primaria igual ao ip do host tb (10.10.10.1).

só assim consegui acessar a internet pelo cliente.

Um abraço,

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tutorial!!

Só estou com um probleminha, quando eu troco de usuário(login) no pc servidor o notebook não conecta mais na internet e nem enxerga o servidor na rede..

já tentei com os ips automáticos e fixos(usando dns e gateway), mas encontrei o mesmo problema

dai tenho que refazer toda a configuração.. alguém sabe o que pode estar causando isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já havia configurado a conexão antes de ter visto o tutorial, o procedimento é o mesmo, mas eu tinha definido ips fixos para ambas as máquinas e a cliente com dns e gateway apontando para o ip da primeira. A Princípio funcionou legal, porém parou de funcionar a internet.

Já recriei tanto a conexão adhoc como a do speedy, porém nada, já tentei com e sem senha, com ips fixos, e sem ips.

Se alguém puder me ajudar, agradeço. Já me torrou as paciências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, legal esse passo a passo...porém preciso de uma informação....Meu provedor é o terra, e se eu configurar minha rede em casa, não acusará no terra que eu estou acessando com dois computadores, pois por ser uma banda larga caseira, e acessar com dois PC´s, no caso computador em casa e notebook, não terei que pagar como dois acessos....ou o PC que acessa sem fio não é cobrado......

Pessoal não manjo nada de net hein, mas já aconteceu isso comigo.....eu uso ADSL em casa e estavam me cobrando como se eu estivesse utilizando 2 computadores...mas não estava e me devolveram o valor.....mas com o note agora será que não irão cobrar pela entrada na net de outro PC?

Um abraço e obrigado.

Willian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...