Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar o DVD no micro


     123.515 visualizações    Armazenamento    1 comentário
Como instalar o DVD no micro

A instalação de uma unidade DVD ao micro é bastante fácil. Há dois tipos de unidade DVD para PCs no mercado: IDE e SCSI, sendo que unidades DVD IDE são as mais comuns de serem encontradas. Inclusive, as unidades DVD que já estão vindo em alguns kits multimídia são unidades IDE.

Portanto, ao comprar uma unidade DVD avulsa para o seu PC ou então na instalação de um kit multimídia com unidade DVD, a instalação da unidade se procede da mesma maneira que uma unidade de CD-ROM IDE.

A melhor maneira de se conectar dispositivos IDE ao micro - tais como unidades de CD-ROM IDE, unidades DVD IDE, gravadores CD-R IDE e unidades Super Disk LS-120 - é através da porta IDE secundária existente na placa-mãe, pois isto garantirá uma melhor performance, conforme você pode conferir no Microteste publicado hoje.

A taxa de transferência típica de um DVD padrão 1 é de 1350 KB/s. Isto equivale a uma unidade de CD-ROM "9x". Ou seja, o DVD continua sendo uma mídia lenta, se comparada as atuais unidades de CD-ROM e, principalmente, se compararmos sua taxa de transferência com a taxa de transferência de um disco rígido.

Se você instalar a unidade DVD IDE (ou uma unidade de CD-ROM IDE) na porta IDE primária como "slave" do disco rígido existente no micro, você fará com que o micro tenha baixo desempenho, pois os dois dispositivos terão que compartilhar o mesmo cabo. Em outras palavras, isto significa que o micro só poderá se comunicar com um dispositivo por vez. Como terão taxas de transferência bem diferentes (conforme nossos testes, um disco rígido possui uma taxa de transferência média de 12 MB/s, ou seja, 3,5 vezes mais rápido com uma unidade de CD-ROM "24x", ou 9 vezes mais rápido que uma unidade DVD), o micro terá que esperar o DVD ou CD-ROM acabar de ser acessado (e o acesso destes dispositivos é bastante lento) para, então, ter acesso ao disco rígido. Isto faz o micro "empacar" toda a vez em que o CD-ROM (ou outro dispositivo IDE instalado da mesma forma) for acessado.


DVD: vale a pena?

O grande medo dos fabricantes de DVD é com a pirataria. Como a mídia é digital, uma cópia pirata de um DVD é exatamente igual ao original, o que não ocorre em sistemas analógicos, como a fita de vídeo-cassete.

Para tentar coibir a pirataria, os DVDs possuem uma espécie de "trava eletrônica" (um número de série criptografado) que permite que um determinado DVD só consiga ser reproduzido em determinados aparelhos DVD.

Na prática, a divisão dos DVDs é feita geograficamente, ou seja, os DVDs são feitos somente para serem reproduzidos em aparelhos vendidos no país de origem ou de uma mesma área. Portanto, nós corremos o risco de comprarmos um aparelho vendido no Brasil e ele não conseguir reproduzir um DVD comprado no exterior ou pior, comprarmos um aparelho de DVD no exterior e não conseguirmos reproduzir nenhum DVD produzido e vendido no Brasil.

Conselho da nossa coluna: não vale ainda a pena comprar uma unidade DVD. Espere o padrão DVD ter se firmado mais no mercado nacional.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...