Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo de Discos Rígidos de 500 GB


     163.831 visualizações    Armazenamento    29 comentários
Comparativo de Discos Rígidos de 500 GB

DiskSpeed32

Como você pode ver na página anterior nós medimos o desempenho usando três programas diferentes, o DiskSpeed 32, o HD Tach e o HD Tune. Nesta página analisaremos os resultados fornecidos pelo DiskSpeed32 e nas próximas seguintes discutiremos os resultados fornecidos pelos os outros dois programas.

Primeiro, vamos dar uma olhada nos resultados da taxa de transferência de pico.

500gb_ds32_pico.gif

Aqui o Seagate Barracuda ES.2, o Seagate SV35.3, o Seagate Barracuda 7200.11 e o Samsung HD502IJ obtiveram o maior nível de desempenho. Esses discos foram, em média, 3% mais rápidos do que o Hitachi Deskstar P7K500, 8% mais rápidos do que o Western Digital RE3, 17% mais rápidos dos que o Western Digital Caviar GP, 27% mais rápidos do que o Western Digital Caviar SE16, 30% mais rápidos do que o Western Digital Caviar SE e 35% mais rápidos do que o Western Digital RE2.

Se você prestar atenção no gráfico acima você verá que todos os discos rígidos da Seagate ocuparam as primeiras posições – isto porque todos eles têm buffer de 32 MB em vez de 16 MB ou 8 MB como acontece em outros modelos –, todos os discos da Western Digital ocuparam as últimas posições e os discos da Samsung e Hitachi ocuparam as posições intermediárias.

500gb_ds32_med.gif

Mas o resultado mais importante é a taxa de transferência média. Aqui o Western Digital RE3 deixou todos os outros modelos comendo poeira: ele foi 14% mais rápido do que o Seagate Barracuda 7200.11 e do que o Seagate SV35.3, 20% mais rápido do que o Seagate Barracuda ES.2, 30% mais rápido do que o Samsung HD502IJ e 41% mais rápido do que o Western Digital Caviar SE16. Este modelo, no entanto, é voltado para o mercado corporativo e por isso é mais caro.

Na arena dos discos “populares”, quem se saiu melhor neste teste foi o Seagate Barracuda 7200.11, que foi 14% mais rápido do que o Samsung HD502IJ, 24% mais rápido do que o Western Digital Caviar SE16, 31% mais rápido do que o Western Digital Caviar GP e 37% mais rápido do que o Western Digital Caviar SE. O modelo testado da Samsung foi 4% mais rápido do que o Western Digital SE16, 15% mais rápido do que o Western Digital Caviar GP e 21% mais rápido do que o Caviar SE. O Western Digital Caviar SE16 foi 6% mais rápido do que o Caviar GP e 11% mais rápido do que o Caviar SE.

500gb_ds32_max.gif

A taxa de transferência máxima é obtida quando o disco está lendo dados armazenados em suas trilhas mais externas. Aqui o disco da Hitachi obteve a maior taxa de transferência, mas isto não foi o suficiente para que ele fosse o disco mais rápido na taxa de transferência média (esta é exatamente a mesma coisa que aconteceu com modelos da Hitachi com capacidades menores que já havíamos testado).

O Western Digital RE3 e o Samsung HD502IJ obtiveram uma taxa de transferência máxima similar (vamos chamá-los “grupo 1”), enquanto que o Seagate Barracuda 7200.11, o Seagate SV35.3 e o Seagate Barracuda ES.2 obtiveram uma taxa de transferência máxima similar entre eles (vamos chamá-los “grupo 2”). Agora nós temos um terceiro grupo de discos que obtiveram resultados similares entre eles: Western Digital RE2, Western Digital Caviar SE16 e o Western Digital Caviar GP. O pior disco neste teste foi o Western Digital SE, provavelmente por ter o menor buffer (8 MB).

Os discos do primeiro grupo foram, em média, 15% mais rápidos do que os discos do segundo grupo e 39% mais rápidos do que os discos do terceiro grupo. Os discos do segundo grupo foram, em média, 20% mais rápidos do que os discos do terceiro grupo.

500gb_ds32_min.gif

A taxa de transferência mínima é obtida quando o disco está lendo dados armazenados em suas trilhas mais internas. Como você pode ver, a diferença entre as taxas de transferência máxima e mínima é grande e isto explica porque é tão importante desfragmentar o seu disco rígido de vez em quando para assegurar que a maioria dos dados esteja gravada nas trilhas mais externas, onde a taxa de transferência é maior.

Aqui mais uma vez o Western Digital RE3 foi o disco rígido mais rápido do nosso teste. Outros discos da Western Digital também obtiveram uma boa taxa de transferência mínima e infelizmente o Samsung HD502IJ obteve a taxa mais baixa o que deve ter impulsionado para baixo sua taxa de transferência média.

Só para quantificar, a taxa de transferência mínima obtida pelo Western Digital Caviar SE16 foi 17% maior do que a obtida pelo Seagate Barracuda 7200.11 e 107% maior do que a obtida pelo Samsung HD502IJ.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Excelente teste, havia comprado dois Seagate Barracuda 7200.11 e estava ansioso para ler algum teste que confirmasse minha intuição, e digo que foi o melhor negócio que fiz em matéria de HDs, pois tive a sorte de comprá-los uns dias antes do aumento do dolar (paguei 212 reais cada) e valeram cada centavo. Recomendo aos intesessados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Página: 9 de 10 Ir para... Introdução Como Testamos DiskSpeed32 DiskSpeed32: Curvas de Leitura HD Tach HD Tach: Curvas de Leitura HD Tune HD Tune: Curvas de Leitura Tempo de Acesso ConclusõesTempo de AcessoO tempo de acesso é outra medida importante. Ele define o tempo que o disco rígido leva para começar a fornecer dados após o computador ter solicitado um determinado dado. É medido na ordem de milissegundos (ms, que é igual a 0,001 s) e quanto maior este valor, melhor.

O correto não seria : "...e quanto menor este valor, melhor." ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto não seria : "...e quanto menor este valor, melhor." ?

Sim. Deve ter ocorrido um erro de digitação.

Agora o que eu achei estranho é o Seagate Barracuda 7200.11 de 320GB (testado neste comparativo) ser mais rápido que o 7200.11 de 500GB desse comparativo. :wacko:

Sendo que o modelo 7200.11 de 500GB tem 32MB de buffer contra 16MB do disco de 320GB.

Há alguma explicação? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguma explicação? :confused:

Densidade dos pratos. Geralmente HDs com um único prato com alta densidade são mais rápidos.

A memória cache apenas influencia em grandes transações de leitura/gravação sequenciadas. Um grande exemplo disso é copiar um arquivo de grande tamanho para uma outra pasta num mesmo HD. Um modelo de 32MB irá copiar um pouco mais rápido do que um modelo de 16MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente (há uns 45 dias) adquiri um HD Seagate 7200.11 ST 3500320AS numa loja virtual, via Mercado Livre. O vendedor me explicou sobre a garantia mundial da Seagate e tal (meu disco realmente esta na garantia de acordo com o numero de série, até 2013). Instalei no gabinete, formatei e rodei o Windows XP SP2. Na bios, nuca tive o costume de utilizar SMART. Quando instalei o Windows Vista para testar, toda vez que logava no sistema ele acusava um erro no HD. Usei então o HD tune e o programa apontou um erro no sistema de busca (braços). Pesquisei em fóruns e descobri que mais gente pelo mundo afora teve o mesmo problema com esse mesmo disco. Sem contar que, mesmo com o firmware SD15, o HD tune nao me informou a cache do HD (32MB):eek:. Vou acionar o RMA da Seagate e ja comprei um HD502IJ da Samsung nacional, que por sinal ta moendo com o Vista, muito legal a performance!:lol: Vamos ver o que a Seagate vai me responder...

PS.: depois resolvi ligar SMART: Status BAD...:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o skullmann, comprei dois HDs Barracuda 7200.11 de 500Gb, antes da alta do dolar, também paguei 212 "cruzeiros" em cada um. Estão ligados em RAID0, com um desempenho "IGNORANTE". A minha decisão de optar por Seagate, foi o teste realizado com HDs de 320Gb pelo clubedohardware, onde os Seagate foram muito bem. Tive varios HDs em minhas maquinas, inclusive, o exaltado por alguns, Samsung e nenhum destes me ofereceu mais de um ano de garantia e desempenho semelhante a estes dois Seagate (todos eram ligados em RAID0).

Informação util ao Calil Souza: Samsung não tem nenhuma fabrica de HDs no Brasil! Estes são importados da CHINA (como qualquer HD hoje no mercado) e montados na zona franca de Manaus (note que "montado" quer dizer: colado etiqueta em portugues e embalado seguindo legislação brasileira).

Vale lembrar que isto em nada DESMERECE o HD da Samsung, mas também não acrescenta nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem conhece o Maxtor STM3500320AS de 500GB e 32mb de buffer ? será que é bom ?

Eu conheço... Infelizmente tive problemas com ele...

Comprei um pc novo em setembro e pedi o seagate 7200.11 mas eles não tinham e botaram esse...

Semana passada ele parou de funcionar e levei na loja e eles tiveram que trocar... Agora estou com o Seagate 7200.11.

Tirando o fato de ele ter pifado, antes disso ele funcionava legal^^

Não cheguei a pesquisar se outras pessoas tiveram esse problema... Mas talvez fosse só má sorte mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo esse teste, eu estava com uma dúvida em escolher um disco rígido de 500GB (menos nao compensaria, por conta de 10€ (_( a 15€ (_( a menos a pessoa acaba perdendo em torno de 200Gbs (_( aqui, então optei por um de 500GBs mesmo) para colocar em um HTPC que estou montando, eu já estava de olho no ST3500320AS por sempre usar Seagate e a garantia aqui é bem extensa 5 anos, só nao sabia se o desempenho dele era satisfatório em comparacao aos modelos da Samsung e da WD por conta desse comparativo acabei indo de Seagate mesmo.

Muito obrigado ao Gabriel Torres e ao Cássio Lima por esse teste, vocês deram uma luz na minha cabeca hahahahaha:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Comprei um HD Seagate 500Gb ST3500320AS e fiquei muito satisfeito com ele, mas recentemente montei um PC para um amigo meu e indiquei de cara o mesmo modelo que o meu, mas...

Ao fazer o teste de dempenho (só por curiosidade mesmo) vi que o tempo de acesso estava um pouco acima que o meu. O dele foi medido 15,2ms contra 12,3 uma diferença de aprox. 24%.

E com uma diferença desta ele cairia drasticamente de 2º para 8º lugar no teste comparativo em tempo de acesso.

Após ver o teste fui ver a etiqueta do HD e vi que no meu HD estava escrito:

BARRACUDA 7200.11

E do meu amigo tava escrito:

BARRACUDA GT 7200.11

Além disto a taxa de transferência média foi menor, 88MB/s contra 91,3MB/s, sei que não é uma grande diferença mas seria o suficiente para empatar com o Seagate Barracuda ES.2

Segue a imagem do teste dos 2 HDs feito pelo HD Tach

seagate2.th.jpg

Eu pessoalmente recomendo e muito os HDs Seagate, mas neste caso, quem for comprar um HD de 500Gb Seagate observe antes o que vem escrito na etiqueta e opte pelo "Barracuda 7200.11" ao invés de "Barracuda GT 7200.11". Não sei se isso irá diferenciá-los, mas foi a única diferença que encontrei na etiqueta, além da versão do Firmware.

Talvez seja uma revisões diferentes como acontece em muitas placas mãe.

OBS1: Os 2 HDs são descritos como o mesmo modelo (ST3500320AS) só a versão do Firmware que é diferente.

OBS2: Existe a possibilidade de ser um defeito de fabricação, por isso vou pedir meu amigo para monitorá-lo e se ocorrer algum problema com o HD eu posto aqui.

Espero ter ajudado.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estarei levando em consideração os teste na escolha de um HD. Porém, por gentileza, duas perguntas:

(a) Porque não foi incluído um HD Maxtor de 500 GB e 32 MB ? Compará-lo com o Seagate 500 GB 32 MB seria muito interessante, já que esse tem um preço inferior ao Seagate.

(B) Porque não foi incluído um HD Seagate de 500 GB e 16 MB ? Comparar tamanho de buffer é interessante, mas gostaria de avaliar o comportamento de buffers de tamanho diferente de um mesmo fabricante.

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estarei levando em consideração os teste na escolha de um HD. Porém, por gentileza, duas perguntas:

(a) Porque não foi incluído um HD Maxtor de 500 GB e 32 MB ? Compará-lo com o Seagate 500 GB 32 MB seria muito interessante, já que esse tem um preço inferior ao Seagate.

(B) Porque não foi incluído um HD Seagate de 500 GB e 16 MB ? Comparar tamanho de buffer é interessante, mas gostaria de avaliar o comportamento de buffers de tamanho diferente de um mesmo fabricante.

Obrigado...

Estes discos estavam disponíveis quando o teste foi realizado ?

Pelo que lembro o Gabriel comprou todos os que tinham na newegg.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui comprar um HD seagate de 500 gb e os caras tinham ele, mas depois de ler sobre atualizações de firmware e etc resolvi ficar com um samsung, sem stress com firmware, pois um erro desses acho meio imperdoável para HD, e quem vende não tem a capacidade de atualizar o firmware, eles nem sabem disso e os que sabem não estão nem aí, o comprador que se exploda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes discos estavam disponíveis quando o teste foi realizado ?

Pelo que lembro o Gabriel comprou todos os que tinham na newegg.com

fala xita e agora vamos testar os de 1 tera???

vou comprar um urgente e estou muito caído pelo samsung, que não foi tão bem no de 500, mas tenho 2 de 160 q estão bala, atingindo taxa média de 70MB na MB vm900m da giga a qual até hoje não sei se é realmente sata 2 ou sata 1, mas vamos lá se tiverem previsão para os testes eu vou aguardar...

afinal comprei a fonte a fonte q vocês recomendaram Zalman 360B-aps, e podes crer a **** é D+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
fala xita e agora vamos testar os de 1 tera???

vou comprar um urgente e estou muito caído pelo samsung, que não foi tão bem no de 500, mas tenho 2 de 160 q estão bala, atingindo taxa média de 70MB na MB vm900m da giga a qual até hoje não sei se é realmente sata 2 ou sata 1, mas vamos lá se tiverem previsão para os testes eu vou aguardar...

afinal comprei a fonte a fonte q vocês recomendaram Zalman 360B-aps, e podes crer a **** é D+

750 GiB antes, eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...