Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco Rígido Samsung SP2504C 250 GB SATA-300


     127.980 visualizações    Armazenamento    13 comentários
Disco Rígido Samsung SP2504C 250 GB SATA-300

Nosso Teste

O programa que usamos para medir o desempenho do disco rígido, DiskSpeed32, é um programa que efetua testes realmente demorados, pois ele lê todos os setores do disco, registrando a taxa de transferência obtida e traçando um gráfico.

Normalmente a taxa de transferência do disco rígido varia de acordo com a parte do disco rígido que está sendo lida. A taxa de transferência do disco é maior nas bordas do disco, diminuindo à medida que se aproxima do centro do disco. Isso ocorre por conta da setorização multi-zona: em trilhas mais longas (as mais afastadas do centro do disco) cabem mais setores, e, com isso, mais dados são lidos a cada rotação do disco rígido. Por esse motivo, os programas apresentam três resultados: taxa de transferência máxima (obtida nos primeiros cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais externas), taxa de transferência mínima (obtida nos últimos cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais internas) e taxa de transferência média, que na maioria das vezes é o dado que o usuário comum está interessado em saber.

Por conta desse efeito podemos explicar também a necessidade de desfragmentarmos o disco rígido e o porque desfragmentadores profissionais, como o Norton Speed Disk, permitem que você desfragmente movendo os arquivos do sistema operacional para o início do disco rígido. Como explicamos, dados armazenados no início do disco rígido são lidos a uma taxa de transferência maior do que no restante do disco.

Como este programa executa testes de leitura seqüencial, não fomos capazes de testar a tecnologia NCQ (Native Command Queuing) do disco rígido SP2504C da Samsung, já que esta tecnologia só aumenta o desempenho do disco em leituras aleatórias.

No gráfico abaixo você confere os resultados de nosso teste (em KB/s) e nossas análises. Os números (1) e (2) representa as configuraçãos de hardware usadas, como explicamos na página anterior.

Disco Rígido Samsung SP2504C 250 GB SATA-300

O SP2504C da Samsung é o disco rígido mais rápido que testamos até hoje. Comparando os resultados obtidos quando ele foi instalado na mesma placa-mãe que outros discos, o SP2504C obteve um desempenho máximo 27,90% maior do que o do Western Digital WD2500 250 GB, que é um disco rígido SATA-150, mas que tem apenas 2 MB de cache, e 75,67% maior do que o do Maxtor DiamondMax 16 250 GB, que é um disco rígido ATA-133, mas com velocidade de rotação de 5.400 rpm e com 2 MB de buffer.

Em termos de desempenho médio, o modelo testado da Samsung foi 22,06% mais rápido do que o Western Digital WD2500 250 GB e 75,89% mais rápido do que o Maxtor DiamondMax 16 250 GB.

Quando instalamos o SP2504C da Samsung em uma placa-mãe SATA-300, seus desempenhos máximo e médio permaneceram os mesmos, mas no entanto seu desempenho mínimo aumentou 82,77%, o que é realmente incrível.

Tenha sempre em mente que a taxa de transferência máxima teórica da interface usada para conectar o disco rígido ao micro não é a taxa de transferência máxima que o disco atingirá. Em nossos testes, o SP2504C da Samsung obteve uma taxa de transferência máxima em torno de 70 MB/s, apesar de ter sido instalado em uma porta SATA-300, cuja transferência máxima teórica é de 300 MB/s.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Olá

Ter informações detalhadas sobre determinado produto auxilia na escolha do que seja mais adequado para cada pessoa, principalmente a relação custo-benefício. Uma das formas para se conhecer as características de um produto de marcas diferentes e/ou tecnologias variadas é através de testes, como esse realizado pela equipe do Clube do Hardware.

Com relação aos discos rígidos percebi algo, no mínimo, curioso.

Os HDs são vendidos segundo uma rotulagem que se dá pela velociade máxima teórica: PATA 100 MB/s; PATA 133 MB/s; SATA 150 MB/s; SATA 300MB/s etc.

O meu disco rígido é um Seagate de 80GB, PATA 100, modelo ST380011A com 2MB de cache. Fiz os testes com o mesmo programa usado pelo artigo, ou seja, o DiskSpeed32. É de se esperar que o PATA 133 seja 33% mais rápido que o meu HD, assim como o SATA 2 seja 200% mais veloz!!! (reiterando que os HDs são rotulados pela velocidade). Sem contar que os modelos SATA têm quatro vezes mais cache que o meu modesto PATA.

Os resultados foram os seguintes:

Average acess time: 15ms

Read Burst Speed: 90.5 mbps

Max. speed: 60431 kByte/s

Min. Speed: 27032 kByte/s

Min. speed cylinder: 9711 (total de 9729)

Avr. speed: 46670 kByte/s

...

Test time 31:30

Primeiramente, nos testes do Samsung SP2504C a diferença entre o SATA 150 e o 300 foi somente na velocidade mínima (?). Em relação ao Seagate ST380011A podemos fazer a seguinte comparação:

Velocidade máxima: Sata 2 foi 20,38% mais rápido

Velocidade média: Sata 2 foi 25,8% mais rápido

Velocidade mínima: Sata 2 foi 33,4% mais rápido.

Tendo o meu disco rígido como referência o Sata 300 MB/s deveria ser chamado de SATA 125MB/s!!!!! Parece brincadeira mas acho que tal situação é muito séria. Imaginem se estivéssemos falando de memória...um módulo DDR2, 800Mhz (6400 MB/s) sendo 25% mais veloz que uma DDR400 (3200MB/s).

Em relação ao NCQ, o programa "Everest Ultimate Edition 2006" traz no menu "Ferramentas" a opção "Benchmarck de disco" que faz, dentre outros testes, o de leitura randômica sendo útil, talvez, para conhecermos melhor a eficiência dessa tecnologia recente. No meu Seagate ST380011A a leitura aleatória ficou próxima da velocidade média obtida através do "DiskSpeed32", ou seja, 43,6 MB/s.

Por fim, os modelos atuais de SATA 2 da Seagate, a partir de 300GB, possuem 16MB de cache. Fiquei curioso para comparar, por exemplo, dois modelos de SATA com capacidade de 300GB, como os modelos ST3300622AS (300MB/s, NCQ, 16MB cache) com o ST3300831AS (150MB/s, sem NCQ, 8MB cache). De acordo como são apresentados a nós consumidores os diferentes modelos de HDs é de se supor que o Sata 2 tenha o dobro da velocidade do Sata 1, senão, seria mais honesto rotularem esses periféricos de outra forma, p.ex., PATA K, PATA ET, SATA UP etc.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... De acordo como são apresentados a nós consumidores os diferentes modelos de HDs é de se supor que o Sata 2 tenha o dobro da velocidade do Sata 1, senão, seria mais honesto rotularem esses periféricos de outra forma, p.ex., PATA K, PATA ET, SATA UP etc...

Bom,

Realmente isto ocorre porque na verdade estamos lidando com a capacidade de banda teórica.

Em teoria, o SATA-II possui 2 x mais banda que o SATA.

O mesmo ocorre com a memória DDR-400 que tem o limite teórico de 3200 MB/s que na verdade nunca é alcançado.

Com relação específica ao teste, veja que a banda mínima aumentou e esta é mais importante que a máxima. A banda mínima significa que sempre você vai trafegar mais dados no mesmo ciclo de tempo.

As taxas máximas são próximas ou variam pouco, porque se tratam de uma limitação da transferência interna do disco, ou seja, mesmo que seja capaz de transferir mais dados entre a interface e o micro esta taxa não pode ser alcançada porque entre o disco e a interface a taxa é menor.

É possível aumentar a taxa entre disco e interface aumentando a velocidade (maior RPM, caso dos Raptors), o modo de gravação como os novos discos perpendiculares ou por último um incremento no cache. (No caso do cache ele contribui para manter uma taxa maior, mas a tecnologia e velocidade permitem melhor ganho nas taxas de transferência)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom lembrar também que se você testou um HD SATA-3Gb/s para compara-lo com o seu PATA-100, deve estar ciente que a sua placa tem que ser compativel com SATA-3Gb/s para que esse HD trabalhe no máximo de sua performance, pois já vi casos que pessoas reclamam da pequena diferença de desempenho entre um SATA-1,5Gb/s e um SATA-3Gb/s mas esqueceram que as suas placas mães e chipsets não davam suporte a essa velocidade.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Disco Rígido Samsung SP2504C 250 GB SATA-300

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1190

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O SP2504C da Samsung é um disco rígido de 250 GB baseado na nova interface SATA-300, que tem uma taxa de transferência máxima teórica de 300 MB/s. Suas especificações técnicas também incluem um buffer de 8 MB, velocidade de rotação de 7.200 rpm e sup..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Eu comprei este modelo de HD SATA da Samsung e estou tendo problemas para acessa-lo, as vezes a BIOS o acha as vezes não. Eu consigo instalar o Win98, mas não consigo instalar o win2K ou winXP, a mensagem e que o drive não está conectado mesmo depois da BIOS reconhecer. Será que é problema com este jumper SATA-150/SATA-300, sefor como faço esta modificação.

Espero ansiosamente uma resposta.

Desde já agradeço.

Priscilla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei este modelo de HD SATA da Samsung e estou tendo problemas para acessa-lo, as vezes a BIOS o acha as vezes não. Eu consigo instalar o Win98, mas não consigo instalar o win2K ou winXP, a mensagem e que o drive não está conectado mesmo depois da BIOS reconhecer. Será que é problema com este jumper SATA-150/SATA-300, sefor como faço esta modificação.

Espero ansiosamente uma resposta.

Desde já agradeço.

Priscilla

Olha pelo q você falou o problema não está no HD não, está na sua Placa mãe, veja se não é o Junper que é citado na 1ª página do teste, se estiver tudo OK basta você resetar a Placa mãe configurar a freqüência de novo, a data a hora e instalar o WINDOWS XP.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não compraria esse Hd nem se custasse um real. É que a tal garantia da Samsung de 2 anos não exite, veja o que ela mesmo diz:

Informamos que a Samsung não oferece garantia direto para consumidor final, devido a mesma atuar apenas como distribuidora para revendas de informática. Estas são responsáveis pela garantia e pelo tempo que será cedido nesta garantia.

Ela não dá qualquer garantia adicional além daquela dada pelo lojista, que em geral é de 3 meses.

Honestamente não vale a pena comprar HDs Samsung, melhor escolha são os Seagate que realemnte tem um RMA internacional de 5 anos.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas agora estou preocupado, pois ele está constantemente fazendo um barulho como se estivesse desligando e posteriormente ligando.

Isto é normal???

(

o meu hd tambem ta com isso ae fica parecendo que ta ligando desligando e ainda fica estralando e as vezes ate da erro e reinicia o pc, o danado e´novo SAMSUNG HD080HJ sata ja ferifiquei e ta com 4 kb de setor defeito, bloco defeituoso vou trocar na loja meu primo disse que pode ser defeito de fabricaçao ou sera outra coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu hd tambem ta com isso ae fica parecendo que ta ligando desligando e ainda fica estralando e as vezes ate da erro e reinicia o pc, o danado e´novo SAMSUNG HD080HJ sata ja ferifiquei e ta com 4 kb de setor defeito, bloco defeituoso vou trocar na loja meu primo disse que pode ser defeito de fabricaçao ou sera outra coisa?

Se está na garantia, vá correndo trocar!!! Pois se além de ficar ligando/desligando ele esta "batendo agulha" e insto sim danifica o HD

O meu eu não sei o que é, mas eu formatei a máquina e ele começou a fazer de novo nos primeiros dias mas já tem alguns meses que ele não dá mais o defeito!!!

Espero que tenha concertado sozinho... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está na garantia, vá correndo trocar!!! Pois se além de ficar ligando/desligando ele esta "batendo agulha" e insto sim danifica o HD

O meu eu não sei o que é, mas eu formatei a máquina e ele começou a fazer de novo nos primeiros dias mas já tem alguns meses que ele não dá mais o defeito!!!

Espero que tenha concertado sozinho... rs

Ja percebi que acontece mais quando estou usando o gravador de cd ontem fui instalar um programa do cd e o hd foi muito exigido nao deu outra ficou estalando por uns 15 segundos e travou e reiniciou mas ja teve vez que começou a estralar e fechei todos os programas abertos principalmente o antivirus que tava começando a scanear e parou o barulho. Nessa quarta vou trocar o hd e dizer a verdade ta estralando travando e ta com setor defeituoso 4 kb, mas tenho receio de trocar o hd que é novo por outro novo e se o problema continuar ae vai ser bravo descobrir o que ta acontecendo. Ai pode ser outra coisa que ta estragando o hd.(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um desses como sucata do meu amigo, e no final era um bad bem nos primeiros cilindros, ai nem fdisk... Mas a integridade dele ta legal, era só no inicio, tenho varios programas de recuperação, hje to com ele e um de 320, coloquei até o windows nele, sem problemas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...