Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco Rígido Western Digital WD2500JD


     56.569 visualizações    Armazenamento    1 comentário
Disco Rígido Western Digital WD2500JD

Teste de Desempenho

 O programa que usamos para medir o desempenho do disco rígido, DiskSpeed32, é um programa que efetua testes realmente demorados, pois ele lê todos os setores do disco, registrando a taxa de transferência obtida e traçando um gráfico.

Normalmente a taxa de transferência do disco rígido varia de acordo com a parte do disco rígido que está sendo lida. A taxa de transferência do disco é maior nas bordas do disco, diminuindo à medida que se aproxima do centro do disco. Isso ocorre por conta da setorização multi-zona: em trilhas mais longas (as mais afastadas do centro do disco) cabem mais setores, e, com isso, mais dados são lidos a cada rotação do disco rígido. Por esse motivo, os programas apresentam três resultados: taxa de transferência máxima (obtida nos primeiros cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais externas), taxa de transferência mínima (obtida nos últimos cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais internas) e taxa de transferência média, que na maioria das vezes é o dado que o usuário comum está interessado em saber.

Por conta desse efeito podemos explicar também a necessidade de desfragmentarmos o disco rígido e o porque desfragmentadores profissionais, como o Norton Speed Disk, permitem que você desfragmente movendo os arquivos do sistema operacional para o início do disco rígido. Como explicamos, dados armazenados no início do disco rígido são lidos a uma taxa de transferência maior do que no restante do disco.

No gráfico abaixo você verifica os resultados de nossos testes (em KB/s) e, em seguida, a nossa análise.

Disco Rígido Western Digital WD2500JD

Em nossos testes o disco rígido Serial ATA de 250 GB da Western Digital perdeu em desempenho para o Samsung SP1203N de 120 GB ATA-133, que obteve um desempenho máximo 19,30% maior e um desempenho médio 11,90% maior, e para o Maxtor DiamondMax Plus 9 de 160 GB ATA-133, que obteve um desempenho máximo 12,14% maior e um desempenho médio 5,12% maior.

Veja que o disco testado é Serial ATA, que possui uma largura de banda maior que a interface ATA-133 usada pelos outros discos (150 MB/s vs. 133 MB/s). Além disso, o disco da Western Digital tem um cache maior (8 MB vs. 2 MB) e os três rodam a 7.200 rpm. Portanto, se fossemos nos guiar somente pelas especificações técnicas, era de se esperar que o disco da Western Digital oferecesse um desempenho maior do que estes outros discos, o que não ocorreu na prática.

Em compensação o disco rígido testado obteve um desempenho máximo 37,36% maior e desempenho médio 44,10% maior que do modelo de 250 GB ATA-133 da Maxtor que testamos (DiamondMax Plus 16). Ele também obteve um desempenho máximo 4,82% maior e médio 8,46% maior que o do Maxtor DiamondMax Plus 9 de 60 GB ATA-133.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...