Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Discos Rígidos CE-ATA

       
 79.212 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Conheça o novo padrão de discos rígidos CE-ATA, voltado para aparelhos eletrônicos de consumo, tais como câmeras digitais, tocadores de mídia, etc.

Discos Rígidos CE-ATA
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Durante o IDF Fall 2005 (Intel Developer Forum) a Intel apresentou as especificações finais para o novo padrão de discos rígidos CE-ATA, especialmente o formato do conector que será usado por este novo padrão.

O CE-ATA é um padrão para discos rígidos extremamente pequenos, voltado para equipamentos tais como tocadores de mídia (MP3, vídeo, etc), câmeras digitais e filmadoras digitais. Até o momento o principal padrão disponível para este segmento é o CF+ (Compact Flash), que usa um conector de 50 pinos. Pinos demais para um dispositivo tão pequeno – produtos como os listados usam discos rígidos de 1 polegada! Além disso, o CF+ usa sinalização de 5 V, enquanto que tudo quanto é equipamento já mudou ou está em processo de mudança para sinalização de 3,3 V.

CE-ATA
Figura 1: Visão geral da solução CF+.

O conector CE-ATA usa apenas 10 pinos e tem somente 1/200 do volume do conector CF+:

  • Conector CF+: 42.8 x 36.4 x 3.3 mm
  • Conector CE-ATA: 8.1 x 3.4 x 0.9 mm

CE-ATA
Figura 2: Conector CE-ATA comparado ao CF+.

Na Figura 3 você pode ver um disco rígido CE-ATA da Hitachi, que mede somente 30 mm x 40 mm. Compare ele com uma moeda de um quarto de dólar, realmente impressionante! O conector tem a mesma distância do nariz até o queixo do George Washington!

 CE-ATA
Figura 3: Disco rígido CE-ATA.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×