Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discos Rígidos CE-ATA


     81.158 visualizações    Armazenamento    0 comentários
Discos Rígidos CE-ATA

Comunicação

O conector CE-ATA tem quatro pinos de dados e por conta disso é também chamado “CE-ATA 4x” ou “CE-ATA de 4 bits”. Em um primeiro momento os engenheiros tentaram usar o mesmo conector usado por cartões MMC, porém um problema surgiu: diafonia (crosstalk), que é um tipo de interferência eletromagnética.

A diafonia ocorre quando um sinal transmitido em um fio interfere ou até mesmo corrompe o sinal que está sendo transmitido no fio adjacente. Fisicamente falando, isto ocorre porque quando um dado está sendo transmitido em um fio, ele gera um campo eletromagnético ao seu redor, e um fio posicionado dentro deste campo eletromagnético funciona como uma antena, capturando o sinal e, assim, modificando o sinal que estava sendo transmitido por este fio.

Este problema é particularmente forte em discos rígidos CE-ATA porque tanto os padrões CF+ e MMC foram originalmente criados para serem usados por cartões de memória. Como você sabe, cartões de memória não precisam de um flat-cable para ligar o cartão ao seu leitor: você simplesmente espeta o cartão dentro do leitor. Nos discos rígidos CE-ATA, no entanto, os engenheiros decidiram pelo uso de um pequeno flat-cable, permitindo uma melhor acomodação do disco rígido dentro do produto em que ele será instalado. Este flat-cable, entretanto, ajuda o fator “antena” que explicamos.

Na Figura 4 você vê um dado sendo transmitido de um disco rígido CE-ATA para um produto usando o conector MMC. A diafonia (crosstalk) foi de 375 mV, o que é um valor muito elevado.

CE-ATA
Figura 4: Problema de diafonia (crosstalk) em um disco rígido CE-ATA usando conector MMC.

A solução encontrada foi alterar a posição dos sinais no conector. Em vez de colocar os sinais de dados lado-a-lado, os engenheiros colocaram um sinal de terra ou um sinal de alimentação entre os sinais de dados. Esses sinais são imunes a interferência eletromagnética e funciona como uma blindagem, protegendo os sinais de dados e com isso resolvendo o problema de diafonia (crosstalk).

CE-ATA
Figura 5: Pinagem do conector CE-ATA comparada à pinagem do conector MMC.

O resultado foi que a diafonia (crosstalk) passou a ser de apenas 59,6 mV, como você pode ver na FIgura 6. Uma diafonia tão baixa não chega a interferir na comunicação do disco rígido.

CE-ATA
Figura 6: Transmissão de um dado em um disco rígido CE-ATA usando seu conector final.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...