Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HighPoint RocketMate 1000


     44.046 visualizações    Armazenamento    0 comentários
HighPoint RocketMate 1000

O RocketMate 1000

O RocketMate 1000 é fabricado pela HighPoint, tradicional fabricante de chips RAID para placas-mães. Ela agora está entrando de sola no mercado de discos Serial ATA não só com o RocketMate, mas também com placas que adicionam portas Serial ATA em micros sem este recurso (daqui a pouco voltaremos a falar sobre isso). Como comentamos, trata-se de um gabinete para colocar o disco rígido do lado de fora do micro.

O RocketMate 1000 é conectado ao micro através de uma porta Serial ATA. O detalhe importante e que faz toda a diferença é que o disco rígido instalado dentro do RocketMate 1000 não precisa ser Serial ATA. Esse periférico é para discos rígidos IDE comuns. Há uma interface dentro do RocketMate 1000 que faz a conversão de Serial ATA para ATA-133, usando um chip Marvell 88i8030. Falaremos mais sobre isso daqui a pouco.

O único problema do RocketMate 1000 é que ele não usa um conector padrão Serial ATA. Ele usa um plugue proprietário da HighPoint, chamado e.SATA. Para poder usar o RocketMate 1000 no micro, há duas opções. Se o seu micro já tem portas Serial ATA, você precisará comprar um plugue que converte o conector usado na porta Serial ATA em um conector e.SATA da HighPoint. Esse conector chama-se e.SATA B11. Se o seu micro não tiver portas Serial ATA, então uma solução é comprar uma placa PCI contendo portas Serial ATA da HighPoint, que usa o tal conector e.SATA. A placa mais simples e que é a recomendada para o RocketMate 1000 é a Rocket 1511, que tem apenas uma porta Serial ATA externa, usando o conector e.SATA. Nós também recebemos essa placa para testes e falaremos dela em separado.

Vamos falar especificamente do RocketMate 1000. Na Figura 1 nós vemos a sua caixa e a caixa do adaptador e.SATA.

HighPoint RocketMate 1000
Figura 1: Caixa do RocketMate 1000 e do plugue e.SATA B11.

O RocketMate 1000 vem muito bem acomodado em sua caixa. Ele usa uma fonte de alimentação externa (ou seja, não usa a fonte do micro), que vem junto com ele.

HighPoint RocketMate 1000
Figura 2: RocketMate 1000 e seu transformador, dentro de sua caixa.

Ele é bastante portátil. Veja na Figura 3 o tamanho do RocketMate 1000 comparado ao de uma caneta. Esse gabinete lembra muito o gabinete dos Zip drives externos. Ele inclusive tem pés de borracha na lateral, permitindo que ele fique em pé, ocupando menos espaço na mesa ou sobre o gabinete, de forma idêntica ao que ocorre com o Zip drive externo.

HighPoint RocketMate 1000
Figura 3: RocketMate 1000.

Na Figura 4 nós vemos a parte traseira do RocketMate 1000: chave liga-desliga, conector da fonte de alimentação, e conector e.SATA.

HighPoint RocketMate 1000
Figura 4: Vista traseira do RocketMate 1000.

Como falamos, o RocketMate 1000, apesar de ser conectado ao micro via Serial ATA, usa conectores proprietários. Na Figura 5 nós vemos o cabo que liga o RocketMate 1000 ao micro. Do lado esquerdo está o plugue que é ligado ao micro e, do lado direito, está o plugue que é ligado ao RocketMate 1000.

HighPoint RocketMate 1000
Figura 5: Cabo usado pelo RocketMate 1000.

Se você quiser usar o RocketMate 1000 em um micro que já tenha uma porta Serial ATA, você precisará instalar o adaptador e.SATA B11, que converte o conector Serial ATA padrão em e.SATA. Na Figura 6 nós vemos o aspecto desse adaptador.

HighPoint RocketMate 1000
Figura 6: Adaptador e.SATA B11, vendido separadamente.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...