Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de desempenho da unidade SSD Kingston SSDNow V300 de 120 GiB


     125.175 visualizações    Armazenamento    25 comentários
Problemas de desempenho da unidade SSD Kingston SSDNow V300 de 120 GiB

Conclusões

Os resultados dos testes deixam claro que o modelo mais atual (525) é mais lento que o modelo original (505), principalmente quando lidando com dados não compactáveis. Em alguns testes, a diferença é brutal, chegando a 141% no teste de leitura sequencial.

Provavelmente a utilização de novos chips deu-se por motivos de redução de custos. O problema é oferecer ao consumidor um modelo com especificações diferentes, mais lento, mantendo a nomenclatura anterior. Se o fabricante queria oferecer um produto de entrada com um custo mais baixo, poderia tranquilamente tê-lo lançado no mercado com outro nome. Assim, o consumidor compraria um modelo mais barato sabendo que estava levando um modelo mais lento.

Outro problema é para o uso em RAID. Se você tem um modelo “antigo” do V300 e resolve comprar outro, pensando ser idêntico, para configurar um arranjo RAID 0, por exemplo, vai ter uma grande perda de desempenho por conta de utilizar duas unidades com desempenhos bem diferentes.

O que não quer dizer que o modelo atualmente disponível no mercado seja de todo ruim: ele obviamente vai apresentar melhor desempenho do que um disco rígido, e pode valer a pena para o usuário doméstico caso seja encontrado por um preço baixo; o teste que simula programas reais do PCMark 8 nos mostra que a diferença não é tão sensível. Mas se você está procurando um SSD de alto desempenho, sugerimos evitar os modelos atuais do SSDNow V300, pelo menos de 120 GiB.

Em nome do bom jornalismo, nós entramos em contato com a Kingston antes da publicação deste teste para saber o que eles tinham a dizer a respeito dos resultados que encontramos. A resposta que recebemos do fabricante foi a seguinte:

“Nossa estratégia para o V300 sempre foi, e continuará sendo, adotar memória flash NAND de diversos fabricantes em um esforço para garantir uma boa experiência ao usuário por um ótimo preço. Internamente, focamos em recursos de performance, como rápida inicialização do sistema e de aplicativos, e benchmarks padrões da indústria, como ATTO e IOmeter. Como resultado, toda a estrutura dos nossos V300 estão de acordo com as especificações publicadas no ATTO e IOmeter. Reconhecemos que não demos a devida atenção a outros benchmarks que usuários mais técnicos costumam utilizar quando testam a performance de seus SSDs.

Para assegurar que os consumidores tenham total entendimento sobre qual a menor performance que terão com os benchmarks em questão, incluímos outros benchmarks no nosso folheto de informações do produto, disponível aqui: http://www.kingston.com/datasheets/sv300s3_br.pdf. Outros resultados de  benchmarks também foram  publicados em março de 2014 e podem ser vistos no seguinte link:  http://media.kingston.com/pdfs/SV300_Brief_BR.pdf

Esses benchmarks estão entre os mais completos disponíveis para qualquer SSD de entrada do mercado atual. Além dos programas de benchmark os SSDs da Kingston passam regularmente por testes, entre eles justamente o de realização de tarefas comuns do dia a dia, de modo a reproduzir seu real uso entre os consumidores. Isso inclui digitação de textos, uso da Internet, e-mail, games e atividades multimídias, como streaming de música e reprodução de vídeos. Com os dois benchmarks e os testes com tarefas reais, nosso objetivo é oferecer excepcional experiência aos usuários. Acreditamos ainda que a melhor métrica de todas é o uso diário pelos consumidores, especialmente em tarefas de inicialização de sistema, desligamento, abertura e fechamento de programas, entre outras.  Com esse cenário e os benefícios reais do uso de nossos SSDs ante aos HDDs, além do nosso excelente custo-benefício, acreditamos que o V300 continuará sendo o mais popular SSD de entrada no mercado.

Aos nossos clientes, nos colocamos à disposição para ajudar e sempre tentar resolver qualquer problema que possam ter com nossos produtos. Para mais informações, nosso suporte gratuito atende de segunda a sexta, das 9h às 18h, pelo telefone 0800 810 5464 ou pelo e-mail [email protected]”.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

O que é mais irritante, é a maneira como a Kingston trata disso. Eles acreditam que continuam fazendo o certo por continuar sendo um dos mais populares SSDs do mercado.

 

Mas olha, se não quiserem mudar o nome do SSD, beleza, fazer o quê? Mas pelo menos dar um comunicado oficial do porquê dessa diferença de desempenho seria o mínimo...

 

 

Rode o CrystalDiskMark (dica: use instalação custom, não expressa) e coloque os resultados aqui!

 

Esperando pelo resultado, fiquei curioso :P

 

 

Ótimo teste, Rafael! Muito bom ver testes desse tipo aqui pelo CdH. Principalmente por se tratar de uma questão famosa esse caso dos SSDNow V300.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Off Topic:

 

Acredito que isto também vem ocorrendo com as memórias Kingston, não fiz teste algum, mas recentemente num micro onde havia dois pentes DDR3 1333 MarkVision 2Gb, totalizando 4Gb, atualizei pra dois Kingston KVR13N9S8/4 totalizando 8GB e percebi uma sensível perda do desempenho geral da máquina mesmo utilzando as mesmas latências e mesma frequência, por pura sorte as Kingston aceitaram trabalhar com CL8 e ai a perda se esvaiu, sugiro um teste com DDR3 Kingston das primeiras gerações e das novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E qual seria a diferença no caso Sata II? Não tenho intenção de trocar a placa-mãe e estou procurando um SSD barato, então seria perceptível?

 

Teoricamente, se a sua placa-mãe tem apenas portas SATA-300, a diferença seria menos perceptível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mostre um video iniciando em menos de 15s  esse windows 7.

 

Eu instalei o programa BootRacer que mede o tempo de boot, a minha filmadora não é de boa qualidade.

 

A Área de Trabalho do Windows aparece em menos de 15 segundos, porém eu não levava eu consideração o carregamento dos programas, mesmo assim todo o boot fica em menos de 19 segundos.

 

Eu tenho o Ubuntu e o Windows 7 instalado nesta máquina por isso sou obrigado a usar o gerenciador de boot do Ubuntu, a contagem do tempo de boot começa quando eu seleciono o Windows 7 e aperto Enter.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Yky1eRdyxWA&feature=youtu.be

 

Neste segundo vídeo eu desinstalei o carregador de boot do Ubuntu, melhorou pouca coisa.

 

https://www.youtube.com/watch?v=7o85osz5n7o&feature=youtu.be

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera tenho um revisão 583

 

 

attachicon.gifBench SSD.png

 

no windows 8.1 o boot se dá em menos de 10 s.

Instale o programa BootRacer para ver o tempo real do carregamento do Windows 8.1.

A Área de Trabalho aparece em menos de 10 segundos, porém o Windows fica carregando programas em segundo plano e isso também conta no tempo de boot.

 

http://www.superdownloads.com.br/download/177/bootracer/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Testei o SSD da Kingston na minha outra Mobo (H81MC)(Intel 4ª geração), deu media de 338Mb/S leitura no HD tune.
 
Já na minha P8H61 mesmo ligado na dita sata 6GB/S deu algo em torno de 250MB
 
Inicialização não mudou nada no tempo de carregamento, gira em torno de 11s apertando o botão do power (maquina desligada)
Win 8.1 Pro..
 
Se esse SSD custasse algo em torno de R$ 150,00 + Frete seria um bom custo beneficio.
 
YjYuCCD.jpg

 

Aqui no Rio de Janeiro estes são os preços mais baixos deste modelo de SSD.

 

http://www.boadica.com.br/pesquisa/arm_hd/precos?ClasseProdutoX=15&CodCategoriaX=6&XT=0&modelo=105511&regiao=&em_box=&cl=&preco_min=&preco_max=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, o que dizer do v300 240gb? Tô querendo pegar mas to receoso depois desse teste, será que vale a pena? valeu..

Vai depender do preço. Eu peguei um com firmware 580, bom tempo de leitura e escrita, por 350 reais. Qualquer outro SSD desta capacidade custa mais de 500 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou atrás de um ssd 240gb de qualidade. Fico receoso quando dizem que eles têm vida útil curta. Minha mobo suporta também ssd m.2, porém, não passa de 500 de leitura e gravação conforme especificações do fabricante pois usa controladora sata.

Tem o mesmo custo de um ssd comum. Será que compensa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-623351410-ssd-m2-128gb-m2-sata-6g-gravacao-545mbs-mydigitalssd-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...