Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Disco Rígido Seagate Barracuda XT 2 TB


     80.781 visualizações    Armazenamento    2 comentários
Teste do Disco Rígido Seagate Barracuda XT 2 TB

HD Tach

Nós normalmente usamos três programas para testar discos rígidos: DiskSpeed32, HD Tach e HD Tune. O DiskSpeed32, no entanto, travou exatamente no meio do processo de aquisição de dados e por esse motivos nós achamos que ele não é compatível com discos de 2 TB. Infelizmente nós tivemos de tirá-lo deste teste.

Nós testamos o Barracuda XT 2 TB em quatro cenários diferentes. Primeiro nós o instalamos no mesmo computador usado para testar todos os outros discos, ou seja, conectado em uma porta SATA-300. Este é o resultado marcado como “SATA-300”. Aqui nós queríamos saber que desempenho esperar quando este disco é conectado em um micro sem porta SATA-600. Em seguida nós instalamos o disco em uma porta SATA-600 e medimos o seu desempenho. A versão original do firmware do disco era a CC11 e a Seagate nos enviou um firmware mais novo, o CC12. Por isso nós repetimos esses dois testes com o firmware mais novo para ver se esta atualização aumentaria o desempenho. É importante notar que nós também testamos o Barracuda XT instalado em uma porta SATA-300 do nosso novo micro, mas os resultados foram absolutamente os mesmos, o que significa que outros componentes (processador, placa-mãe, etc) não influenciam no desempenho do disco rígido. 

O HD Tach fornece apenas dois resultados, a taxa de transferência de pico e a taxa de transferência média. Nós rodamos o “teste longo” (opção “Long Bench”) oferecido por este programa. 

 

Seagate Barracuda XT 2 TB

 

No teste da taxa de transferência de pico realizado pelo HD Tach o Western Digital RE4, o Caviar Black e o Caviar Green obtiveram o mesmo nível de desempenho, sendo, em média, 10% mais rápidos do que o Seagate Barracuda XT quando este disco foi conectado em uma porta SATA-300. A atualização do firmware não fez diferença aqui, mas quando o conectamos em uma porta SATA-600 sua taxa de transferência de pico aumentou 27%, fazendo com que ela fosse cerca de 16% maior do que a obtida por outros discos.

Seagate Barracuda XT 2 TB

O resultado mais importante para o usuário comum é a taxa de transferência média. De acordo com o HDTach não há diferença em instalar o Barracuda XT em uma porta SATA-300 ou SATA-600, e ele obteve o mesmo nível de desempenho do seu principal concorrente, o Western Digital Caviar Black 2 TB. Seu desempenho também foi similar ao do Western Digital RE4 2 TB. Aqui o upgrade do firmware também não fez diferença no desempenho. O Seagate Barracuda XT 2 TB foi 20% mais rápido do que o Seagate Barracuda LP 2 TB e 45% mais rápido do que o Western Digital Caviar Green 2 TB.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Os Hds magnéticos ainda são as melhores opções, mas pelo visto precisarão de alguns anos para melhorarem mais ou serem extintos de vez pelos SSDs, lendo a introdução já imaginava a conclusão, não mudou quase nada, por aqui Seagate tem de monte, mas os Western são raros e caros, pelo visto são melhores, mas pesquisando na newegg e lendo o comentario dos compradores vi gente reclamando de problemas com Raid 0 com os WD, mas nenhum problema com os Seagate.

Só uma correção, já saiu uma mobo com sata 600 plataforma AMD, postada a notícia ontem se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD Seagate Barracuda, de 2 TB, o "verde" com 5.400 rpm, parece ter um problema relacionado com bug de projeto. As queixas e referências ao "clicking noise" são muitas, mundo afora. Apesar de nenhum utulitário ter constatado quaisquer problemas, lógico ou de hardware, o hd fica fazendo aquele click da morte, deixa o usuário inseguro. Em contato com o suporte tecnico da Seagete, mandaram trocar? Mas afinal, lançam um produto, seu firmware é o CC34 e vem com bug? Só trocar? O o retrabalho, risco de perda de dados dos utilizadores? E a imagem da poderosa Seagate? Dificícil de entender essa situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...