Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do disco rígido Seagate IronWolf de 10 TB

       
 11.040 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testamos o Seagate IronWolf de 10 TB, disco rígido voltado a unidades NAS (armazenamento ligado à rede). Confira!

Teste do disco rígido Seagate IronWolf de 10 TB
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Introdução

O Seagate IronWolf de 10 TB é um disco rígido voltado para sistemas NAS (Network Attached Storage, armazenamento conectado à rede) doméstico e de pequeno porte. Vamos avaliar o desempenho deste disco rígido e ver o que ele traz de especial.

A família IronWolf tem modelos com capacidade de 1 TB, 2 TB, 3 TB, 4 TB, 6 TB, 8 TB, 10 TB, 12 TB, 14 TB e 16 TB, todos usando o formato de 3,5”, interface SATA-600 e com uma altura de 26,1 mm. Os modelos até 4 TB têm rotação de 5.900 rpm e 64 MiB de cache, enquanto os de 6 TB ou mais utilizam 7.200 rpm e têm 256 MiB de cache. O modelo que testamos, de 10 TB, tem número do modelo ST10000VN0008.

Além da família de discos rígidos IronWolf, a Seagate oferece a família IronWolf Pro, voltada à utilização em NAS corporativo, e os SSDs IronWolf 110 SSD          (clique aqui para ler nosso teste deste modelo). A linha IronWolf tem garantia de três anos, enquanto os IronWolf Pro e IronWolf SSD têm garantia de cinco anos.

Uma das principais diferenças entre um disco rígido voltado a NAS e um modelo "comum", voltado para computadores domésticos, além da maior confiabilidade, é a presença de um recurso de monitoramento que alerta ao NAS em caso de possíveis problemas na unidade. Nos modelos da Seagate, este recurso chama-se "IronWolf Health Management" (algo como "gerenciamento de saúde IronWolf").

As Figuras 1 e 2 apresentam o disco rígido Seagate IronWolf de 10 TB.

ironwolf10T-01.jpg
Figura 1: o IronWolf de 10 TB

ironwolf10T-02.jpg

Figura 2: o IronWolf de 10 TB (lado de baixo)

Em nossos testes, vamos comparar o IronWolf de 10 TB com o IronWolf Pro de 6 TB, que é voltado a servidores NAS corporativos. Obviamente, esta comparação é apenas ilustrativa, já que os dois modelos têm capacidades e são voltados para aplicações diferentes.

Como é comum utilizar configurações RAID em servidores NAS (clique aqui para entender o que é RAID), decidimos também testar dois discos IronWolf de 10 TB configurados em RAID 0 para vermos o ganho de desempenho obtido com um arranjo deste tipo. Assim, incluímos estes testes no comparativo.

Fabricante Modelo Número do modelo Velocidade de rotação Interface Cache Capacidade Preço nos EUA
Seagate IronWolf 10 TB ST10000VN0008 7.200 rpm SATA-600 256 MiB 10 TB US$ 330
Seagate IronWolf Pro 6 TB ST6000NE0021 7.200 rpm SATA-600 256 MiB 6 TB US$ 200

Compartilhar

  • Curtir 8


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!