Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do disco rígido Seagate IronWolf de 10 TB

       
 11.192 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testamos o Seagate IronWolf de 10 TB, disco rígido voltado a unidades NAS (armazenamento ligado à rede). Confira!

Teste do disco rígido Seagate IronWolf de 10 TB
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Conclusões

Discos rígidos voltados a NAS são feitos para serem usados em gabinetes específicos conectados a uma rede, que acomodam desde apenas um único disco, dois discos (como este modelo que testamos recentemente), ou uma grande quantidade de discos. Os discos rígidos da série IronWolf são voltados a NAS domésticos ou para pequenos escritórios e empresas, com até oito discos rígidos, enquanto os da série IronWolf Pro, assim como seus concorrentes WD Red Pro, são voltados a ambientes corporativos, em aparelhos NAS de até 16 unidades. Em geral, eles são otimizados para uma maior durabilidade e confiabilidade do que discos rígidos voltados a computadores pessoais.

Por isso, algumas pessoas preferem utilizar discos rígidos dessa categoria em servidores de pequeno porte, computadores configurados como NAS ou mesmo em computadores de mesa, apesar do seu preço, normalmente mais elevado do que o de discos rígidos específicos para computadores pessoais.

Comparando o Seagate IronWolf de 10 TB com o IronWolf Pro de 6 TB, vemos que ambos empataram na maioria dos testes, com vantagem para o IronWolf Pro em alguns testes, e uma ligeira vantagem para o modelo de 10 TB em outros.

O IronWolf tem um consumo energético médio, em operação, de 7,8 W, e de 5 W quando ocioso. Em termos de conta de energia elétrica, este consumo não chega a ser crítico no contexto de um computador de alto desempenho, mas isto significa que o disco rígido vai trabalhar quente, ainda mais se o NAS não tiver uma boa refrigeração. Este valor, porém, é similar ao da maioria dos produtos concorrentes.

Outro detalhe que pudemos notar é que o desempenho aumenta consideravelmente quando utilizamos dois discos rígidos IronWolf de 10 TB em RAID 0, efetivamente duplicando a taxa de transferência sequencial e, em alguns casos de transferência aleatória, com mais de 100% de ganho de velocidade. Na prática, porém, se você utilizar estes discos em um NAS, o desempenho será limitado pela velocidade da interface de rede e dificilmente este ganho será sentido em um acesso remoto. (Tenha em mente que uma interface Gigabit Ethernet tem uma taxa de transferência máxima teórica de 1 Gbps ou 100 MB/s, bem abaixo da capacidade máxima do disco rígido ou do arranjo RAID 0.)

Assim, o Seagate IronWolf de 10 TB é um disco rígido de alto desempenho, tanto para aplicações em NAS quando para computadores pessoais, merecendo o nosso selo "Produto Recomendado".

Compartilhar

  • Curtir 8


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!