Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Servidor de Arquivos Thecus N5200


     68.511 visualizações    Armazenamento    7 comentários
Teste do Servidor de Arquivos Thecus N5200

O Servidor de Arquivos Thecus N5200

Nas páginas anteriores nós mencionamos rapidamente as principais características do Thecus N5200: cinco baias para discos rígidos, suporte ao RAID 0, 1, 5, 6, 10 e JBOD, três portas USB, uma porta eSATA e duas portas Gigabit Ethernet. A Thecus oferece dois modelos N5200 e nós testamos o modelo mais simples, também chamado N5200B. O N5200 RouStor (N5200BR) tem um roteador Gigabit integrado de quatro portas. A Thecus também oferece outro produto, o N5200 PRO, também disponível com ou sem o roteador Gigabit de quatro portas, equipado com iSCSI e rede à prova de falhas (recurso conhecido como “failover”: se uma porta LAN falhar ele redireciona o tráfego para outra porta).

Os produtos NAS são normalmente vendidos sem os discos rígidos e você precisa comprá-los e instalá-los por conta própria. Nos EUA, no entanto, a Thecus também vende o N5200 com cinco discos de 500 GB ou cinco discos de 1 TB já instalados.

Vamos agora dar uma olhada geral no N5200. Na Figura 2 você pode ver seu painel frontal. Nele você encontra um display LCD onde você pode monitorar e controlar o equipamento (a forma tradicional de fazer isso é através de um painel de controle baseado via web, que também está disponível neste equipamento), botões liga/desliga e reset, uma das portas USB e vários LEDs para indicar o status do equipamento e o status de cada disco rígido instalado. No painel frontal você encontra ainda as cinco baias para discos rígidos, que neste modelo podem ser trancados usando-se uma chave. Cada baia é na verdade uma pequena gaveta onde cada disco deve ser instalado. Nenhum mecanismo que dispensa o uso de parafusos é usado e por isso você tem de instalar quatro parafusos de rosca grossa para prender cada disco. O equipamento não vem com os parafusos necessários.

Thecus N5200
Figura 2: Painel frontal.

Thecus N5200
Figura 3: Gaveta do disco rígido.

Thecus N5200
Figura 4: Gaveta do disco rígido.

Cada baia suporta o recurso “hot swap” (troca quente), que permite a você substituir discos rígidos defeituosos com o equipamentp ligado. Mas antes de remover o disco defeituoso, você precisa desligá-lo no painel de controle do servidor.

Thecus N5200
Figura 5: Conectores SATA permitindo o “hot swap”.

Na Figura 6 você pode ver o painel traseiro do equipamento.

Thecus N5200
Figura 6: Painel traseiro.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu consigo colocá-lo em um domínio WINDOWS 2003 Server e aplicar as diretivas de segurança?

Aplicar os controles de acesso por usuário ou grupo de usuários?

Porque parece ser uma ótima opção e inclusive a baixo custo para armazenamento de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acho que faltou no teste o principal:

RAID5 ou RAID6!!!

Ninguém compra um NAS pra rodar em RAID0!!! Esse array deveria ser em RAID1, já sabendo que a ideia do NAS é usá-lo para dados importantes, mídia, back-up de computadores da rede, ou seja, basicamente DADOS. Pra que usar RAID 0 numa rede gigabit?????

O principal uso do NAS é para biblioteca multimídia, colocar aquela coleção gigante de filmes, etc. RAID 0 ou RAID 1 não exige quase nada do processador, portanto o teste com o RAID 5 é essencial. Muitos NAS disponíveis no mercado tem bom desempenho em RAID 1 e quando usados em RAID 5 viram uma carroça pelo cálculo da paridade nos processadores fracos.

Recomendo uma visita ao http://www.smallnetbuilder.com/

Portanto testes de NAS de dois discos devem ser feitos com RAID 1.

3 ou mais discos RAID 5, para segurança e mais espaço disponível. Saber se o NAS suporta discos de 1TB e 1.5TB também é essencial. Pra que comprar um NAS pra colocar discos menores de 750GB? O custo por GB é inviável com discos menores que 640GB.

faltou também falar das funcionalidades, ao invés de falar sobre funcionamento básico do NAS. Suporte a downloads torrent, servidor itunes, opções de segurança, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que esse servidor nao tem muito suporte, seria legal se uma empresa de servidor NAS disponibilizasse um suporte decente em portugues... Acho que esse é o maior problema.

Se alguma coisa der errado, quem vai ajudar? Custa caro arriscar nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, bem bacana!

Aonde tem para comprar aqui no Brasil? (Lembrando que só compro com Nota Fiscal)

Cara, você consegue na WAZ Hardware Store (www.waz.com.br). E o mais legal: lá os caras são bem honestos, somente trabalham com nota fiscal, garantia e procedencia. Os caras consegue praticamente qualquer coisa!!!

Um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...