Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do SSD externo HyperX SAVAGE EXO

       
 9.008 Visualizações    Testes  
 0 comentários

O HyperX SAVAGE EXO é um SSD externo compacto que utiliza interface USB 3.1 e que promete taxas de transferência de até 500 MiB/s. Vamos testá-lo!

Teste do SSD externo HyperX SAVAGE EXO
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Conclusões

Como comentamos no início deste artigo, as vantagens de um SSD externo sobre um disco rígido externo são a velocidade, a robustez, o tamanho, peso e consumo de energia. As desvantagens são o maior custo e menor capacidade.

A questão da capacidade não chega a ser o ponto fraco do HyperX SAVAGE EXO, pois ele pode ser encontrado em capacidades de 480 GiB e 960 GiB. Faltou apenas uma opção de 2 TiB, que é uma capacidade comum em discos rígidos externos compactos. A questão do preço ainda é um problema: o modelo de 480 GiB custa cerca de R$ 1.000,00 no Brasil, enquanto um disco rígido externo compacto com o dobro de capacidade pode ser encontrado por cerca de R$ 300,00.

Porém, a diferença de velocidade entre o HyperX SAVAGE EXO e um disco rígido externo, como este, é da ordem de cinco vezes em transferência contínua e até 70 vezes em leitura aleatória de blocos de 4 kiB.

Na verdade, podemos afirmar que o desempenho do HyperX SAVAGE EXO é quase tão alto quanto de um SSD instalado internamente por meio de uma interface SATA-600.

Além da velocidade, o design do produto também é um ponto positivo, já que ele é pequeno, leve e suas bordas afinadas aliam um aspecto agressivo e facilidade de armazenamento em um bolso ou compartimento de uma mochila. O fato de trazer dois cabos, um para uso em portas USB tipo A e outro para tipo C também é um destaque.

Outro detalhe que vale o comentário é o fato de, ao ser ligado em uma porta USB 3.0, o HyperX SAVAGE EXO também apresentar um desempenho razoável, embora, obviamente, não ser tão rápido quanto quando ligado a uma porta USB 3.1. Assim, você pode utilizá-lo em computadores que não trazem este tipo de porta sem grandes prejuízos ao desempenho.

Assim, o HyperX SAVAGE EXO mostrou-se um excelente produto para quem precisa de armazenamento externo portátil de alto desempenho. Apenas o seu preço do Brasil é um pouco salgado, mas esperamos que, depois de algum tempo, ele caia para valores mais condizentes com seu preço no exterior.

Editado por Rafael Coelho

Compartilhar

  • Curtir 4


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×