Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do SSD WD Black SN750 de 500 GiB

       
 12.388 Visualizações    Testes  
 3 comentários

O SN750 é a versão mais recente do SSD topo de linha da Western Digital, o WD Black, usando formato M.2 e interface PCI Express 3.0 x4. Testamos a versão de 500 GiB e vamos ver como é o seu desempenho.

Teste do SSD WD Black SN750 de 500 GiB
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Conclusões

Em nossos testes, o WD Black SN750 de 500 GiB apresentou desempenho de leitura e escrita similar com dados compactáveis e com dados não-compactáveis, o que significa que seu controlador não utiliza compactação para acelerar a transferência de dados.

Um diferencial do modelo WD Black SN750 é a possibilidade de você comprar o SSD já com dissipador, o que é interessante caso o slot M.2 de sua placa-mãe seja compatível com a altura do dispositivo, pois vai manter o SSD trabalhando a temperaturas mais baixas. Durante nossos testes, a temperatura máxima atingida pelo WD Black SN750 foi de 46 graus Celsius, com temperatura ambiente de 20 graus Celsius. Teoricamente, a temperatura mais baixa prolonga a vida útil do produto, além de evitar que ele reduza seu desempenho caso a temperatura atinja o limite máximo.

A desvantagem do modelo com dissipador é que ele é incompatível com a maioria dos notebooks e com algumas placas-mãe onde o slot M.2 fica posicionado abaixo da placa de vídeo ou já existe um dissipador na placa-mãe e é impossível instalar o SSD sem ele. Nestes casos, você terá de optar pelo modelo sem dissipador.

Outro detalhe interessante do WD Black SN750 é que você pode instalar o programa "WD Black SSD Dashboard", que permite acionar o "gaming mode" que desabilita o modo de baixo consumo do SSD e pode oferecer latências mais baixas em casos de acesso intermitente, típico de jogos.

Em termos de desempenho, o WD Black SN 750 não decepcionou. Isso já era esperado, até por sabermos que ele é uma versão otimizada do modelo anterior, cujo exemplar de 1.000 GiB foi o SSD mais rápido que já testamos.

O WD Black SN750 de 500 GiB foi mais rápido do que o Samsung 960 EVO, que é um SSD topo de linha, na maioria dos testes, sendo similar em outros e um pouco mais lento nos demais.

O WD Black SN750 de 500 GiB com dissipador pode ser encontrado no Brasil com preços em torno de R$ 950,00; já o modelo sem dissipador custa em torno de R$ 800,00.

Desta forma, o WD Black SN750 de 500 GiB é um SSD com excelente desempenho e que, pelo menos no modelo com dissipador, permite que você não se preocupe com o aquecimento excessivo. É um verdadeiro SSD topo de linha e, como todo produto desta categoria, tem no seu preço o principal ponto negativo, já que há modelos mais baratos (porém, com desempenho inferior) no mercado.

Editado por Rafael Coelho

Compartilhar

  • Curtir 4


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Desempenho muito bom, mas ainda perde para o Samsung 970 PRO 512GB que uso aqui. Mas sem dúvidas é um belíssimo SSD.

 

Ótimo artigo, parabéns à equipe Clube do Hardware!!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo teste.

 

Pequeno erro na conclusão:

 

Durante nossos testes, a temperatura máxima atingida pelo WD Black SN750 foi de 46 graus Celcius

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, mick 07 disse:

Belo teste.

 

Pequeno erro na conclusão:

 

Durante nossos testes, a temperatura máxima atingida pelo WD Black SN750 foi de 46 graus Celcius

Erro de digitação corrigido, obrigado por avisar.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!