Introdução
O RAID (Redundant Array of Independent Disks, ou conjunto redundante de discos independentes), permite que mais de uma unidade de armazenamento (isto é, disco rígido ou SSD) seja utilizada ao mesmo tempo com dois objetivos básicos: aumento do desempenho e/ou aumento da confiabilidade. Neste tutorial, explicaremos o funcionamento do RAID e apresentaremos os modos de operação mais comuns.
Em um computador, o RAID pode ser obtido de duas formas: utilizando-se uma placa-mãe cujo chipset traga suporte ao RAID, ou então instalando-se uma placa de expansão. No caso de você utilizar uma placa de expansão, as unidades de armazenamento terão de ser conectadas a ela. O RAID também pode ser obtido de outras formas, como em caixas NAS (Network Attached Storage), que são unidades de armazenamento externas acessadas via rede.
O RAID pode ser controlado por software ou por hardware. No RAID controlado por software, que é o modo utilizado quando a placa-mãe traz suporte nativo ao RAID, o processador da máquina é quem controlará o RAID. Esta é a opção mais barata, até por que ela já vem embutida na própria placa-mãe (quando o chipset suporta RAID).
Já no caso do RAID por hardware, um chip controlador dedicado é utilizado, o que normalmente resulta em um maior desempenho, mas também a um custo mais alto, pois você precisará comprar uma placa controladora RAID, que é instalada em um slot disponível na placa-mãe do computador. Note que não necessariamente placas controladoras trarão RAID 100% por hardware: modelos mais baratos jogam algumas tarefas para o processador da máquina. Isto explica, em parte, a diferença de preço entre placas controladoras RAID: quanto mais tarefas o chip controlador fizer por hardware, mais cara é a placa.
Existem vários modos RAID, e quais deles o seu computador suportará dependerá do chipset ou da placa controladora. Os dois modos básicos, e que são suportados por todos os dispositivos, chamam-se RAID 0 ou divisão de dados, que é usado para aumentar o desempenho de armazenamento, e RAID 1 ou espelhamento, que é usado para aumentar a confiabilidade dos dados armazenados. Vamos estudar primeiros estes dois modos básicos para então entendermos os demais modos possíveis.
- 12
- 4
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora