Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

X-Micro Mini DisGo de 20 GB


     63.209 visualizações    Armazenamento    1 comentário
X-Micro Mini DisGo de 20 GB

Desempenho

O programa que usamos para medir o desempenho, o DiskSpeed32, lê todos os setores do disco e monta um gráfico com todas as taxas de transferência obtidas.

Incluímos em nossa comparação um outro disco rígido externo pequeno, o Anypak, fabricado pela USBNet, da Coréia do Sul. Também incluímos em nossa comparação o desempenho obtido por outros discos rígidos USB externos (SPIO da ValuePlus, HardBox da Sarotech e 5000XT da Maxtor, que também pode ser instalado na porta FireWire). Além disso, incluímos também resultados de alguns discos rígidos conectados na porta ATA padrão, de modo a comparar a diferença de desempenho entre um disco rígido USB e um disco rígido paralelo padrão IDE.

Normalmente a taxa de transferência do disco rígido varia de acordo com a parte do disco rígido que está sendo lida. A taxa de transferência do disco é maior nas bordas do disco, diminuindo à medida que se aproxima do centro do disco. Isso ocorre por conta da setorização multi-zona: em trilhas mais longas (as mais afastadas do centro do disco) cabem mais setores, e, com isso, mais dados são lidos a cada rotação do disco rígido. Por esse motivo, os programas apresentam três resultados: taxa de transferência máxima (obtida nos primeiros cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais externas), taxa de transferência mínima (obtida nos últimos cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais internas) e taxa de transferência média, que na maioria das vezes é o dado que o usuário comum está interessado em saber.

Por conta desse efeito podemos explicar também a necessidade de desfragmentarmos o disco rígido e o porque desfragmentadores profissionais, como o Norton Speed Disk, permitem que você desfragmente movendo os arquivos do sistema operacional para o início do disco rígido. Como explicamos, dados armazenados no início do disco rígido são lidos a uma taxa de transferência maior do que no restante do disco.

No gráfico abaixo você ver os resultados de nosso teste (em KB/s) e nossa análise.

X-Micro Mini DisGo de 20 GB

O DisGo 20 GB da X-Micro obteve o pior desempenho em nossa comparação, mas esses números não devem ser levados ao pé da letra, já que estamos comparando maçãs com laranjas. Primeiro, discos rígido de notebook giram em uma velocidade menor, o que faz com que o desempenho também seja menor.

O produto que realmente compete com o DisGo é o Anypak da USBNet, já que ambos usam discos rígidos para notebooks. O Anypak obteve taxa de transferência máxima 36,28% maior e uma taxa de transferência média 45,14% maior do que o DisGo da X-Micro. No entanto, o modelo da Anypak que testamos usava um disco rígido da Fujitsu de 2,5" e de 80 GB, e para uma comparação mais precisa deveríamos comparar ambos modelos com a mesma capacidade de armazenamento (20 GB) e mesmo tamanho físico (1,8").

O DisGo 20 GB comparado com um disco rígido de 20 GB antigo da Quantum (Fireball LCT 15 QML20000LC-A, ATA-100 e 5.400 rpm) conectado diretamente na porta IDE paralela da placa-mãe não foi tão ruim: o disco rígido Quantum 20 GB obteve uma taxa de transferência média 15,38% maior e uma taxa de transferência máxima 9,59% maior do que o DisGo da X-Micro.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...