Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Histórico de upgrade dos servidores do Clube do Hardware


         42.839 visualizações    Blog    7 comentários
Histórico de upgrade dos servidores do Clube do Hardware

10/2002

Os últimos dois meses foram pauleira para o Clube do Hardware. Nossos acessos têm crescido cada vez mais, sendo que desde agosto temos transferido mais de 200 GB por mês. Mês passado batemos em 4 milhões de pageviews e 800.000 visitantes. Estamos a poucos passos de atingirmos a histórica marca de 1 milhão de visitantes por mês.

Todo esse aumento no tráfego impactou diretamente o desempenho do site, por isso resolvemos montar um novo servidor. A troca de servidores ocorreu no dia 28 de setembro de 2002 e, por este motivo, alguns dos recursos do site não estavam funcionando corretamente até ontem, como o Fórum. Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas foi para o melhor proveito de todos!

Nosso novo servidor tem a seguinte configuração:

  • Processador: Pentium 4 1,6 GHz     
  • Placa-mãe: EPoX 4G4A+     
  • RAM: 1 GiB DDR266/PC2100 Samsung     
  • Discos rígidos: dois discos rígidos Maxtor DiamondMax Plus D740X (20 GB, 7.200 rpm, ATA-133) operando em RAID1 (espelhamento)

Nota: hospedagem no modelo co-location, com link de 1 Mbit/s, na empresa ComDomínio.

Vocês devem ter reparado que o site está agora muito mais rápido. Fizemos vários testes e ele está entregando dados pelo menos duas vezes mais rápido que o antigo servidor.

Levamos um mês montando essa máquina. Apesar do hardware ter sido montado no mesmo dia em que compramos as peças, dureza foi instalar e configurar o Linux, já que ele não reconhecia o chip HighPoint HPT372, que controla as portas IDE onde os HDs estão conectados. Mas, enfim, no final deu tudo certo (com a instalação de um patch fornecido pelo pessoal da Red Hat) e o novo servidor está aí, permitindo que todos tenham acesso agora mais rápido ao maior site independente sobre informática da América Latina.

Após termos colocado este editorial no ar, vários leitores nos enviaram e-mails perguntando o porque de termos escolhido um Pentium 4 e não um Athlon XP para o nosso servidor. A escolha não foi baseada no processador, mas sim na placa-mãe. Queríamos uma placa-mãe de alto desempenho, com portas RAID ATA-133 e com vídeo on-board (já que servidores não precisam de vídeo). Das placas-mães que tínhamos aqui, a que respondeu por esses requisitos foi a EPoX 4G4A+. Como essa placa-mãe é para processadores Intel, então nossa escolha foi por um Pentium 4. Se tivéssemos escolhido um Athlon XP, teríamos ainda de comprar uma placa-mãe, o que iria tornar o nosso servidor mais caro. A escolha do processador foi, portanto, uma simples conveniência, não tendo uma razão técnica pela escolha do Pentium 4 e não pelo Athlon XP.

  • Curtir 10
  • Amei 4

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

@Edvaldo J. Frederico

Foto: não há como ter foto de data center localizado em outro país, como explicado, as máquinas são alugadas de uma empresa nos EUA. Como explicado logo na primeira foto, as máquinas não são de nossa propriedade e não temos acesso físico ao data center.

Link: o link das máquinas é Gigabit Ethernet.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal G.T.! Eu li quase tudo. Destaque pras janelas de 5 anos. Espero poder reler daqui há uns 20 anos ou +.. muito + 🙃. Profecias: o servidor vai estar na palma da sua mão 🤪 também vai contratar serviços da china 😁

abç & sucessos.. tmj

 

Eu de novo... Aviso! .. Isso vai mudar sua vida pra caramba!...😁 Ao  ler os artigos algo me deixou uma coceira no cérebro mas nem dei muita bola. A coceira voltou, reli e "notei sua nota"

"Nota: hopesagem no modelo..." 🤔 histórico 10/2002 ... 20 anos de erro!😜

 

@Gabriel Torres

 

 Herrar é umano. 😁 . Deixe ligado o corretor ortográfico e desumanize-se! ...e num é que o corretor não chiou neste verbo!?🤪

11 horas atrás, Gabriel Torres disse:

o erro de digitação, corrigido! Mas este erro é recente

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atualizado em 11/05/2022:

 

Citação

Temos visto uma diminuição em nosso tráfego nos últimos 12 meses e, com isso, os servidores que estávamos usando acabaram ficando superdimensionados para o nosso tráfego atual. Desta forma, decidimos mover a funcionalidade de servidor de banco de dados para a mesma máquina do nosso servidor web e devolvermos o antigo servidor de banco de dados para a empresa de hospedagem, de forma a economizarmos dinheiro.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico eu pensando.... que incrivel como foi necessário "se virar" com as limitações desde o inicio. 

 

Se obrigar a alugar diversos servidores (ou comprar) e ter limitações pelo aumento de acesso... muito interessante. Que interessante que o servidor de email precisa de muito disco mas poder de processamento baixo , enquanto o outro faz o inverso, inclusive com banco de dados! 

 

Imagino que a venda do hardware secrets deva também ter diminuido muito os acessos. Aqui é achismo: Creio que a abertura para o hardware secrets deveria ter um alcance absurdamente maior que o brasileiro. Mas como eu disse, é puro achismo. Infelizmente eu não me lembro de ver outro site de mesmo nivel. Os atuais é tudo um mundo de site propagandeados e infelizmente cheio de parcialidade e até falta de conhecimento. Vida longa ao CDH!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...