Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Histórico de upgrade dos servidores do Clube do Hardware


         42.843 visualizações    Blog    7 comentários
Histórico de upgrade dos servidores do Clube do Hardware

08/2003

Por conta do nosso crescimento, de tempos em tempos temos de trocar nossos servidores e aumentar o nosso link com a Internet. Para falar a verdade, nosso problema começou mesmo com a desvalorização cambial, em meados de 2002, pois estávamos hospedados nos EUA e o nosso custo de hospedagem foi para o espaço. Por conta disso, preferimos hospedar nosso site no Brasil. Infelizmente, só tivemos problemas hospedando nosso site em nosso país.

Para começar, exitem poucas empresas capazes de hospedar um site do nosso porte (5 milhões de pageviews, 1 milhão de visitantes/mês, tráfego acima de 2 Mbit/s). O problema todo é o custo. Como no Brasil não existem empresas que cobram pela média de uso da banda (link), temos de pagar o custo do link mesmo quando ele está ocioso. Nos EUA, as empresas cobram pela média de uso. O nosso site tem como característica um acesso pesado durante o dia e pouco acesso durante a noite, fazendo com que a gente fique em total desvantagem financeira hospedando no Brasil. Além disso, o custo Brasil é algo impressionante. Os preços de hospedagem são estratosféricos, por conta do preço dos links das poucas empresas que fornecem links (Embratel, Intelig, AT&T, etc). Sem muita concorrência e com uma carga tributária violenta (25% de ICMS, enquanto nos EUA, dependendo do estado, não há imposto sobre link), torna-se impossível uma empresa brasileira de hospedagem tornar-se competitiva.

Além do problema de custo, existe algo muito ruim no mercado brasileiro que é a inexistência de tabela de preços. Em qualquer empresa americana há uma tabela de preços no site da empresa e ninguém muda as regras do jogo no meio da partida. Mas aqui no Brasil não é assim que funciona. Os orçamentos são feitos de acordo com o cliente e simplesmente não existe uma tabela de preços onde você sabe de antemão o quanto vai gastar se precisar aumentar sua capacidade (veja o caso da ComDominio que já relatamos aqui em outro momento, que queria nos cobrar R$ 500/mês por uma prateleira para colocarmos uma segunda máquina). O amadorismo brasileiro é impressionante.

Outro detalhe importante é que hospedando aqui no Brasil em geral não temos acesso a máquinas de última geração. Ou quando temos o custo é proibitivo. Nos EUA a taxa de juros básica está hoje em 1% ao ano, o que significa que dá para alugar uma máquina "parruda" por um custo baixíssimo.

Por isso, voltamos a hospedar nosso site nos EUA.

Veja o nosso caso: estamos pagando agora um terço do que gastávamos antes e com máquinas muito mais possantes! Trocamos o nosso Athlon XP 2800+ por um servidor com dois processadores Xeon de 2,4 GHz, com tecnologia Hyper-Threading, que são reconhecidos como sendo quatro processadores pelo sistema operacional. Ou seja, será quase impossível termos problemas de desempenho ao nosso site de agora em diante. Além disso, no Brasil as máquinas eram nossas (co-location) enquanto que agora as máquinas são alugadas. Isso significava que além do custo mensal de hospedagem, havia o custo inicial de se comprar as máquinas aqui no Brasil. Com os juros na casa do chapéu, é loucura alugar um servidor no Brasil.

A configuração atual dos nossos servidores é a seguinte:

Servidor web

  • Processador: dois processadores Xeon de 2,4 GHz
  • RAM: 1 GiB DDR266/PC2100
  • Discos rígidos: dois discos rígidos de 40 GB

Servidor de banco de dados

  • Processador: Pentium 3 de 1,13 GHz
  • RAM: 512 MiB
  • Discos rígidos: dois discos rígidos de 40 GB

[paginaton="06/2004"]

Fizemos um upgrade do servidor de banco de dados, contratando uma máquina igual à do nosso servidor web. Nossa configuração atual passou a ser:

Servidor web

  • Processador: dois processadores Xeon de 2,4 GHz
  • RAM: 1 GiB DDR266/PC2100
  • Discos rígidos: dois discos rígidos de 40 GB

Servidor de banco de dados

  • Processador: dois processadores Xeon de 2,4 GHz
  • RAM: 1 GiB DDR266/PC2100
  • Discos rígidos: dois discos rígidos de 40 GB

  • Curtir 10
  • Amei 4

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

@Edvaldo J. Frederico

Foto: não há como ter foto de data center localizado em outro país, como explicado, as máquinas são alugadas de uma empresa nos EUA. Como explicado logo na primeira foto, as máquinas não são de nossa propriedade e não temos acesso físico ao data center.

Link: o link das máquinas é Gigabit Ethernet.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal G.T.! Eu li quase tudo. Destaque pras janelas de 5 anos. Espero poder reler daqui há uns 20 anos ou +.. muito + 🙃. Profecias: o servidor vai estar na palma da sua mão 🤪 também vai contratar serviços da china 😁

abç & sucessos.. tmj

 

Eu de novo... Aviso! .. Isso vai mudar sua vida pra caramba!...😁 Ao  ler os artigos algo me deixou uma coceira no cérebro mas nem dei muita bola. A coceira voltou, reli e "notei sua nota"

"Nota: hopesagem no modelo..." 🤔 histórico 10/2002 ... 20 anos de erro!😜

 

@Gabriel Torres

 

 Herrar é umano. 😁 . Deixe ligado o corretor ortográfico e desumanize-se! ...e num é que o corretor não chiou neste verbo!?🤪

11 horas atrás, Gabriel Torres disse:

o erro de digitação, corrigido! Mas este erro é recente

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atualizado em 11/05/2022:

 

Citação

Temos visto uma diminuição em nosso tráfego nos últimos 12 meses e, com isso, os servidores que estávamos usando acabaram ficando superdimensionados para o nosso tráfego atual. Desta forma, decidimos mover a funcionalidade de servidor de banco de dados para a mesma máquina do nosso servidor web e devolvermos o antigo servidor de banco de dados para a empresa de hospedagem, de forma a economizarmos dinheiro.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico eu pensando.... que incrivel como foi necessário "se virar" com as limitações desde o inicio. 

 

Se obrigar a alugar diversos servidores (ou comprar) e ter limitações pelo aumento de acesso... muito interessante. Que interessante que o servidor de email precisa de muito disco mas poder de processamento baixo , enquanto o outro faz o inverso, inclusive com banco de dados! 

 

Imagino que a venda do hardware secrets deva também ter diminuido muito os acessos. Aqui é achismo: Creio que a abertura para o hardware secrets deveria ter um alcance absurdamente maior que o brasileiro. Mas como eu disse, é puro achismo. Infelizmente eu não me lembro de ver outro site de mesmo nivel. Os atuais é tudo um mundo de site propagandeados e infelizmente cheio de parcialidade e até falta de conhecimento. Vida longa ao CDH!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...