Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W


     95.822 visualizações    Energia    7 comentários
Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W

Introdução (Cont.)

Da fonte de alimentação saem vários cabos e conectores: o conector de alimentação da placa-mãe padrão ATX12V v2.x de 24 pinos, um conector EPS12V, dois conectores ATX12V que podem ser usados juntos para criar um segundo conector EPS12V em servidores com quatro processadores, dois conectores de alimentação auxiliar PCI Express para sistemas SLI/CrossFire, um cabo contendo três conectores de alimentação para periféricos, um cabo contendo três conectores de alimentação SATA e um conector para ser ligado na placa-mãe para você monitorar a velocidade de rotação da ventoinha de 80 mm da fonte de alimentação através do seu programa de monitoração favorito. Nós mostramos todos esses conectores na Figura 3.

Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W
Figura 3: Cabos e conectores principais da Galaxy 1000 W.

Na Figura 4 você pode ver em detalhes o conector EPS12V, os dois conectores ATX12V que podem ser transformados em um segundo conector EPS12V para ser usado em servidores com quatro processadores, e o conector para monitorar a ventoinha.

Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W
Figura 4: Um conector EPS12V, dois conectores ATX12V (que podem ser transformados em um segundo conector EPS12V) e um conector para monitorar a velocidade de rotação da ventoinha de 80 mm.

Uma coisa que nos chamou atenção foi a bitola usada nos fios do cabo de alimentação principal da placa-mãe, 16 AWG em vez de 18 AWG como é comum em outras fontes de alimentação de alta potência que vimos até hoje. Traduzindo: esta fonte de alimentação usa fios mais grossos no conector de alimentação da placa-mãe. Todos os outros fios usados nesta fonte de alimentação são de 18 AWG.

O sistema modular fornece mais cabos para periféricos, caso você precise. A utilização de um sistema de cabeamento modular é muito interessante já que você precisa encaixar apenas os cabos para periféricos que realmente irá usar, evitando assim que cabos desnecessários ocupem espaço dentro do micro, o que ajuda a melhorar o fluxo de ar. Além disso, se no futuro você precisar de cabos diferentes você poderá adquiri-los com o fabricante em vez de ter que comprar uma nova fonte de alimentação só porque a sua não tem os cabos que você precisa. Um acabamento plástico também é usado nos cabos para protegê-los, ajudando na organização dentro do micro e oferecendo um melhor fluxo de ar interno, o que evita o superaquecimento devido ao número reduzido de cabos bloqueando o fluxo de ar. A Enermax também fornece um estojo plástico para você armazenar todos os cabos para periféricos que não estejam sendo usados no momento.

Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W
Figura 5: Sistema de cabeamento modular da Galaxy 1000 W.

Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W
Figura 6: Estojo plástico contendo todos os cabos para periféricos.

O sistema de cabeamento modular desta fonte de alimentação é formado pelos seguintes cabos: dois cabos de alimentação auxiliar PCI Express para PCs com quatro placas de vídeo SLI; três cabos para periféricos contendo três conectores de alimentação cada; dois cabos para periféricos contendo dois conectores de alimentação cada e um conector de alimentação para unidades de disquete; quatro cabos Serial ATA contendo três conectores de alimentação SATA cada.

Portanto o número total de conectores para periféricos que vem com esta fonte de alimentação é completamente insano: são 16 conectores de alimentação para periféricos e 15 conectores de alimentação SATA.

Além disso, esta fonte de alimentação tem quatro conectores auxiliares PCI Express, permitindo a você montar um micro com quatro placas de vídeo em modo SLI sem a utilização de qualquer tipo de adaptador de alimentação, o que é muito bom.

Nós decidimos desmontar completamente esta fonte de alimentação para darmos uma olhada.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Realmente inacreditável essa fonte!

Só uma colocação: Vocês foram criteriosos em...

A único ponto negativo que vimos neste produto foi a ausência de um varistor, que é um filtro de transientes, em seu filtro de entrada.

Cheers,

Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo.

Este tipo de analise em produtos hi-end é muito bom para os ususarios que gostam de comprar o que há de melhor ou mais caro. Pois existe um paradigma entre o melhor e o mais caro. Na hora usar o novo produto recém lancado no exterior e comprado pela internet, sem informação alguma, as vezes tras algumas decepções onde o desempenho deixa a desejar.

sempre gostei de comprar produtos consagrados, mesmo depois de sua aposentadoria na principais lojas. Como agora estou me desfazenfo de um conjunto Abit IC7G+Siluro FX5900Otes para montar Abit Fatal1tyAA8XE+ATI X1900AIW256MB. Temos que tirar nossas duvidas sempre com que sabe e é de confiança como o Clube do Hardware.

Atenciosamente,

Hermelino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...