Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W


     95.824 visualizações    Energia    7 comentários
Fonte de Alimentação Enermax Galaxy 1000 W

Conclusões

O uso de dois transformadores independentes traz vantagens e desvantagens. A maior vantagem é a não relicação de ruído elétrico gerado por um lado para o outro. Se periféricos estiverem gerando ruído elétrico, este não chegará ao processador da máquina.

Por outro lado a capacidade máxima de potência de cada fonte interna não pode ser somada. Você pode ter uma situação onde uma das fontes internas está bem carregada enquanto que a outra não está entregando quase nenhuma potência. Isto acontecerá especialmente se você não tiver um sistema multiprocessado, já que hoje em dia placas de vídeo estão puxando muito mais potência do que processadores.

Falando da potência total anunciada pela Enermax, um kilowatt, temos boas notícias, apesar de não termos o equipamento necessário para fazer um teste real em fontes de alimentação – precisaríamos criar uma carga real de 1.000 W para verificar se esta fonte de alimentação poderia fornecer ou não sua potência rotulada.

Primeiro, a potência rotulada leva em consideração uma temperatura de 50° C. O que isso importa? Quando o fabricante não determina a temperatura, normalmente significa uma temperatura de 25° C. O problema é que quando a temperatura da fonte aumenta, sua capacidade de fornecer potência diminui. Isto significa que uma fonte de alimentação de 500 W a 25° C não será capaz de fornecer os 500 W a 50° C – neste caso, portanto, esta fonte na verdade não é de 500 W, já que ela NUNCA trabalhará a 25° C. Fontes de alimentação trabalham tipicamente entre 35° C e 40° C. A Enermax afirma que esta fonte fornecerá 1.000 W mesmo quando ela estiver quente.

A segunda coisa que é realmente impressionante nesta fonte de alimentação é que todos os componentes de potência podem suportar muito mais corrente/potência do que o anunciado pela Enermax.

Outras características desta fonte de alimentação incluem alta eficiência (o que significa redução na conta de luz), PFC ativo, o uso de componentes de alta qualidade, sistema de cabeamento modular, duas ventoinhas (com um cabo para monitorar a velocidade da ventoinha menor em seu programa de monitoração favorito) e várias proteções. Falando em proteções, esta fonte tem um buzzer que emite bips caso algo de errado aconteça com a fonte.

Com quatro conectores de alimentação auxiliares PCI Express para ser usado em PCs com quatro placas de vídeo em modo SLI e dois conectores EPS12V – suportando sistemas com até quatro processadores –, você poderá usar esta fonte em micros ou servidores de altíssimo desempenho sem problemas.

Nós ficamos impressionados com os componentes usados dentro desta fonte de alimentação, todos de alta qualidade. Dos retificadores usados, podemos dizer que esta fonte de alimentação pode provavelmente fornecer a potência rotulada de 1.100 W. Infelizmente não temos o equipamento necessário para testar realmente uma fonte de alimentação; precisaríamos criar uma carga real de 1.000 W para verificar se esta fonte poderia ou não fornecer a potência rotulada.

A Galaxy 1000 W é uma fonte de alimentação muito cara, cotada nos EUA na faixa dos US$ 360, três vezes mais do que o preço médio de uma boa fonte de 500 W por lá. Se dinheiro não é um problema para você, esta é provavelmente a melhor fonte de alimentação de alto desempenho que o dinheiro pode comprar.

Entretanto, pelo menos do ponto de vista técnico, esta fonte deve ser usada apenas em sistemas multiprocessados para um melhor balanceamento de carga. Se você estiver rodando apenas um processador com quatro placas de vídeo talvez outros produtos de 1.000 W irão prover um melhor balanceamento da carga (neste exemplo uma das fontes internas estaria pouco carregada, enquanto que a outra estaria altamente carregada).

A único ponto negativo que vimos neste produto foi a ausência de um varistor, que é um filtro de transientes, em seu filtro de entrada.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Realmente inacreditável essa fonte!

Só uma colocação: Vocês foram criteriosos em...

A único ponto negativo que vimos neste produto foi a ausência de um varistor, que é um filtro de transientes, em seu filtro de entrada.

Cheers,

Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo.

Este tipo de analise em produtos hi-end é muito bom para os ususarios que gostam de comprar o que há de melhor ou mais caro. Pois existe um paradigma entre o melhor e o mais caro. Na hora usar o novo produto recém lancado no exterior e comprado pela internet, sem informação alguma, as vezes tras algumas decepções onde o desempenho deixa a desejar.

sempre gostei de comprar produtos consagrados, mesmo depois de sua aposentadoria na principais lojas. Como agora estou me desfazenfo de um conjunto Abit IC7G+Siluro FX5900Otes para montar Abit Fatal1tyAA8XE+ATI X1900AIW256MB. Temos que tirar nossas duvidas sempre com que sabe e é de confiança como o Clube do Hardware.

Atenciosamente,

Hermelino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...