Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação GlacialPower GP-PS550BP


     48.592 visualizações    Energia    2 comentários
Fonte de Alimentação GlacialPower GP-PS550BP

Por Dentro da GlacialPower GP-PS550BP

Nós decidimos desmontar esta fonte de alimentação para vermos qual projeto e componentes foram utilizados. Leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas para entender como uma fonte de alimentação trabalha internamente e para comparar esta fonte de alimentação com outras.

Nesta página teremos uma visão geral, enquanto que na página seguinte discutiremos em detalhes a qualidade e as características dos componentes usados.

Nas Figuras 3 e 4 você pode ter uma visão geral do interior da GlacialPower GP-PS550BP. No canto superior direito da Figura 3 e do lado esquerdo da Figura 4 você pode ver o transformado do PFC passivo. Como você pode imaginar, soluções com PFC passivo aumentam o peso da fonte de alimentação.

GlacialPower GP-PS550BP
Figura 3: Por dentro da GlacialPower GP-PS550BP.

GlacialPower GP-PS550BP
Figura 4: Por dentro da GlacialPower GP-PS550BP.

Nós podemos apontar várias diferenças entre esta fonte de alimentação e uma fonte genérica: a qualidade da construção da placa de circuito impresso; o uso de mais componentes no estágio de filtragem de transientes; o circuito PFC (apesar de ser passivo, e não ativo); a potência de todos os componentes; o projeto; etc.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Legal o artigo, nunca tinha visto desmontarem uma fonte com PFC Passivo, alías, é um pecado não citar fontes com PFC passivo nos artigos sobre fontes. (O que li há um tempo tinha apenas fonte com PFC Ativo)

Outra dúvida que me surgiu, é que o Passivo tem chave seletora, eu tenho uma fonte com PFC Passivo mas ela não possui a chave, Isso depende do fabricante ou de outros fatores?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta fonte parecia uma boa fonte mas aos poucos foram aparecendo os "defeitos" e eu não compraria uma dessas. "Defeitos" como a sobrecarga em um dos barramentos de 12V é um deles e outra coisa que eu considero um defeito "defeito" foi o esquema de ventilação da fonte pois eles deveriam ter usado outra ventoinha atrás da fonte ou apenas uma de 120 mm e tenho certeza que isso não encareceria muito mais a fonte. Faz um tempinho que não tinha um artigo sobre fonte aqui foi bom ler outro artigo sobre fontes aqui, pois o CDH é um dos melhores sites do Brasil senão o melhor para fazer este tipo de artigo sobre fonte e agora só falta aquele aparelho que vocês prometeram que iam comprar para acabar com essas polémicas sobre fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...