Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação Tagan TurboJet TG1100-U95 de 1.100 W


     86.084 visualizações    Energia    1 comentário
Fonte de Alimentação Tagan TurboJet TG1100-U95 de 1.100 W

Estágio de Filtragem de Transientes

Como mencionamos em outros testes, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma ideia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Os componentes recomendados para esse estágio são duas bobinas de ferrite, dois capacitores cerâmicos (capacitores Y, normalmente azuis), um capacitor de poliéster metalizado (capacitor X) e um varistor (MOV). Em fontes de alimentação genéricas são usados menos componentes do que o recomendado, normalmente removendo o varistor, que é essencial para eliminar picos de energia provenientes da rede elétrica, e a primeira bobina.

Esta fonte de alimentação da Tagan tem mais componentes do que o necessário – três bobinas de ferrite, quatro capacitores Y, dois capacitores X e um varistor (MOV). Como o varistor estava escondido entre as pontes retificadoras, o capacitor eletrolítico do PFC e as bobinas de ferrite, nós tiramos uma outra foto deste componente após termos removido os capacitores eletrolíticos e as pontes retificadoras, como você pode ver na Figura 18. Antes do estágio de filtragem de transientes existem dois capacitores cerâmicos conectados em série com os fios de alimentação principais, o que é estranho, já que eles não estão usando as configurações “X” ou “Y” (nessas duas configurações os capacitores são ligados em paralelo com os fios de alimentação principal, não em série).


Figura 16: Estágio de filtragem de transientes (parte 1).


Figura 17: Estágio de filtragem de transientes (parte 2).


Figura 18: Detalhe do varistor (MOV) usado nesta fonte de alimentação.

Agora falaremos em mais profundidade sobre os componentes e o projeto usado na Tagan TurboJet TG1100-U95.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Puts.....mais um engana trouxas 1100W e não chega a 768W realmente acho que o grande obstaculo de quem monta PC hoje é conseguir uma Fonte de um fabricante honesto. Confesso que já to de saco cheio de procurar testes sobre fontes. Pra mim o Clube do Hardware deveria ser cobrado assim como todos as porcarias de sites, como pornos relacionamentos jogos etc. pois tem exclusividade em certos conteudos. Porque acho isso? Porque muitas pessoas pagam pra ver porcarias na net e não reclamam, o Gabriel no meu ponto de vista deveria cobrar tb poque assim ele conseguiria comprar equipamentos necessarios pra testes inclusive de Fontes e essa area seria restrita somente para assossiados que pagam isso sim pra mim é democratico e tb acabava com esse negocio de ficar pagando pau pra fabricante mandar pra testes, até revistas em bancas não são de graça e seus testes são as vezes tendensiosos. E o Clube do Hardware tem todo direito na minha opinião pra fazer isso. Area restrita so pra assinante. :wow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...