Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque não devemos usar adaptadores de alimentação em placas de vídeo


         67.651 Visualizações    Energia    Tutoriais    10 comentários
Porque não devemos usar adaptadores de alimentação em placas de vídeo

Depois que publicamos o artigo “Porque não devemos usar adaptadores de alimentação SATA”, muitos leitores nos perguntaram se o mesmo se aplica a adaptadores de alimentação que converte conectores de alimentação para periféricos (“Molex”) em conectores de alimentação para placas de vídeo (“PEG”), como os mostrados na Figura 1. O uso desse tipo de adaptador também é condenado na maioria das vezes, mas por motivos diferentes.

adaptadores de alimentação para placas de vídeo
Figura 1: adaptadores de alimentação para placas de vídeo

O problema principal desses adaptadores não está em sua qualidade (embora alguns usem fios mais finos do que o mínimo recomendado, como é o caso do adaptador na parte inferior da Figura 1), mas sim na capacidade de sua fonte de alimentação em fornecer potência suficiente para a sua placa de vídeo.

Se a sua fonte de alimentação não tem pelo menos um conector de alimentação de seis pinos para placas de vídeo, isso muito provavelmente significa que ela é uma fonte de baixa qualidade com potência rotulada falsa, das do tipo que recebem o nosso selo “Produto Bomba”. É por esse motivo que condenamos o uso desses adaptadores. Não pelo adaptador em si, mas sim pelo fato de seu uso ser um indicativo que você tem uma fonte de alimentação de baixa qualidade que não dará “conta do recado”, e você enfrentará problemas no uso do seu computador, como “travamentos” e comportamento errático. Nesse caso, o correto a ser feito é substituir a sua fonte de alimentação por outra melhor, de melhor qualidade (pelo menos a certificação 80 Plus branca) e que disponha dessa conector.

Há, no entanto, algumas exceções importantes, que é quando você está instalando uma segunda placa de vídeo que também requer conector de alimentação auxiliar ou então uma placa de vídeo que exige o uso de dois conectores de alimentação, e a sua fonte de alimentação só apresenta um único conector.

Nesse caso, porém, você deverá ter certeza que a sua fonte de alimentação é de boa qualidade, capaz de entregar a potência rotulada, e você deverá efetuar os cálculos para ver se a sua fonte de alimentação é capaz de fornecer a potência que será exigida por seu equipamento. Você deve usar uma calculadora online como a eXtreme Power Supply Calculator Lite.

Em tempo: vale recordar sobre os limites de potência de placas de vídeo. O slot PCI Express x16 é capaz de fornecer até 75 W, o conector de alimentação de seis pinos até 75 W, e o conector de alimentação de oito pinos até 150 W. A tabela a seguir mostra as configurações possíveis. Lembrando que esses são limites máximos (isto é, a placa pode consumir menos), e são apenas para a placa de vídeo; você deverá levar em consideração os demais componentes do computador para saber a potência mínima que a sua fonte de alimentação deverá ter. Por isso o ideal é utilizar a calculadora indicada no parágrafo anterior.

Conector

Limite de potência

Sem conector

75 W

Um conector de seis pinos

150 W (75 W + 75 W)

Um conector de oito pinos

225 W (75 W + 150 W)

Dois conectores de seis pinos

225 W (75 W + 75 W + 75 W)

Um conector de seis pinos e um de oito pinos

300 W (75 W + 75 W + 150 W)

Dois conectores de oito pinos

375 W (75 W + 150 W + 150 W)


  • Curtir 5
  • Obrigado 1

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

O que mais entristece são as pessoas insistirem em utilizar estes adaptadores só porque a fonte genérica tem conectores sobrando e ainda fala que funciona (até o micro parar de vez). Já vi nego fonte pipocar quando nego fez essa "proeza" (o azar foi tanto que ele perdeu a placa de vídeo, e queria garantia, dizendo que a placa de vídeo que não prestava). Os fabricantes de placa de vídeo deveriam remover estes conectores para que desavisados que utilizam o "jeitinho brasileiro" não cometam tais façanhas e quando queimam a placa ou pipocam a fonte, fala que o produto é que não presta... e para piorar, ainda querem garantia...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, sou meio leigo no assunto, estou comprando uma vga 970 sniper da Galaxy, minha fonte é uma thermaltake de 600w 80 plus, porém os dois pinos PCIE estão ligando o processador, minha duvida é, posso ou nao posso ou nao devo usar esses adaptadores? uma vez que a fonte entrega a tensão real. obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
  • Administrador

@paulorogerio.sp há algum equívoco. Os plugues PCI-Express não encaixam na placa-mãe. Quem alimenta o processador é o conector ATX12V ou o EPS12V. Dá uma lida: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-fontes-de-alimentacao/976

 

14 horas atrás, paulorogerio.sp disse:

uma vez que a fonte entrega a tensão real.

 

Essa sua afirmação não faz qualquer sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!