Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação AcBel Polytech iPower 660


         47.535 visualizações    Energia    0 comentários
Teste da Fonte de Alimentação AcBel Polytech iPower 660

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da AcBel Polytech iPoer 660. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBU605 conectadas em paralelo em seu estágio primário. Cada ponte pode fornecer até 6 A (a 100°C), para um total de 12 A a 100°C. As pontes não usam um dissipador de calor. Este estágio está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 1.380 W da rede elétrica. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 1.104 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

AcBel Polytech iPower 660
Figura 8: Ponte de retificação.

O circuito PFC ativo usa dois transistores de potência MOSFET FCPF11N60, cada um capaz de fornecer até 7 A em modo contínuo a 100°C (ou 11 A a 25°C; veja o que a diferença que a temperatura faz) ou 33 A em modo pulsante a 25°C. Esses transistores estão localizados no mesmo dissipador de calor dos transistores chaveadores.

Na seção de chaveamento esta fonte usa dois outros transistores de potência MOSFET FCPF11N60 na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores.

AcBel Polytech iPower 660
Figura 9: Transistor do PFC ativo (esquerda) e transistor chaveador (direita).

O primário desta fonte de alimentação é controlado pelo circuito integrado FAN4800, que é um controlador PFC/PWM.

AcBel Polytech iPower 660
Figura 10: Controlador do PFC ativo/PWM.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...