Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Antec NeoPower 550


     89.347 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Antec NeoPower 550
Produto Recomendado

Análise do Primário

Nós estávamos bastante curiosos para verificarmos quais componentes foram escolhidos para a seção de potência desta fonte de alimentação e também como eles foram interligados, ou seja, o projeto usado. Estávamos dispostos a ver se os componentes realmente forneceriam a potência anunciada pela Antec.

De todas as especificações técnicas descritas no databook de cada componente, estávamos mais interessados na corrente máxima em modo contínuo, dada em ampères (A). Para encontrar a potência máxima teórica do componente em watts podemos usar a fórmula P = V x I, onde P é a potência em watts, V é a tensão em volts e I é a corrente em ampères.

Lembre-se que isto não significa que a fonte de alimentação fornecerá a corrente máxima de cada componente, já que a potência máxima que a fonte de alimentação pode fornecer depende de outros componentes usados – como o transformador, bobinas, o layout da placa de circuito impresso e a bitola dos fios – não apenas das especificações principais dos componentes que iremos analisar.

Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1006 em seu estágio primário, que pode fornecer até 10 A de corrente contínua. Este componente está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 1.150 W da rede elétrica. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 920 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.


Figura 10: Ponte de retificação desta fonte de alimentação.

Em seu estágio primário, quatro transistores de potência MOSFET são usados, dois 20N60C3 para o circuito PFC ativo (máximo de 20 A a 110° C cada) e dois FQA18N50V2 (máximo de 12.7 A a 100° C  cada) para a seção de chaveamento, usando a configuração de chaveamento direto com dois transistores (two-transistor forward). Para um melhor entendimento sobre a relação entre esses transistores, desenhamos um diagrama simplificado desta seção da fonte de alimentação NeoPower 550, como você pode ver na Figura 11.


Figura 11: Diagrama simplificado desta fonte de alimentação mostrando a localização dos quatro transistores MOSFET.


Figura 12: Transistores MOSFET usados nesta fonte de alimentação.

O primário desta fonte é controlado por um circuito integrado CM6800, que engloba um controlador de PFC ativo e um controlador PWM. Este circuito está localizado em uma pequena placa de circuito impresso mostrada na Figura 13.

Figura 13: Circuito integrado controlador do PFC ativo e PWM.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

SHOW !!!

vocês devem estar igual criança com brinquedo novo e isso é excelente varios testes de FONTES em um curto espaço de tempo !!

Infelizmente não achei essa fonte em nenhuma loja pra ver o preço, porém não deve ser muito barata..

Acho q vocês estão testando as melhores fontes q tem antes de partir pras "genericas" q vão dar trabalho ( explosão, incendio, etc ) huahuahuahuahuahuhuaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o teste, parabéns!

Mas espero que não esqueçam das fontes que se encontram mais facilmente em território nacional... ex.:

Corsair, Zalman, eXtream, AVC, Akasa, Spire, CoolerMaster, Huntkey, Seventeam, SL8600 da Satellite, etc...

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito bom saber que esta fonte da ANTEC é boa! Tenho uma chamada EarthWatts 500W que trouxe de uma visita à FRY's e que teoricamente preza pela melhor eficiência, mas o ruim das ANTECs é que elas não tem aquela mega ventoínha que ajuda a tirar o ar quente do gabinete... tive que fazer um "over" na fan traseira pra melhor a exaustão e agora o PC tá mais barulhenta que a geladeira, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A qualidade da fonte já era de se esperar.

Fico feliz por verificar a aplicação da nova metodologia de testes com os novos equipamentos.

Assim como muitos, estou a espera de testes das fontes mais simples e frequentes no Brasil (Seventeam, Huntkey... )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...