Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master UCP 700W


     53.016 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master UCP 700W

Análise do Secundário

Esta fonte usa nove retificadores Schottky STPS30L60CT em seu secundário e cada um deles é capaz de suportar até 30 A (15 A por diodo interno a 130° C, queda de tensão máxima de 0,75 V). Oito desses retificadores são responsáveis pela produção da saída de +12 V, com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo geradas a partir da saída de +12 V usando conversores DC-DC separados (isto é, pequenas fontes de alimentação chaveadas) localizado em duas pequenas placas de circuito impresso. Como mencionamos, este é o mesmo projeto usado pelas fontes das séries Antec Signature, Seasonic M12D e Corsair HX (750W e superiores).

O nono retificador disponível é responsável pela saída de +5VSB. Além disso, no dissipador de calor do secundário há um regulador 7912 responsável pela saída de -12 V.

Quatro dos retificadores são responsáveis pela retificação direta, enquanto que os demais são responsáveis pela porção “giro livre” do processo de retificação (ou seja, descarregar a bobina).

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

Portanto o secundário da UCP 700 W tem uma corrente máxima teórica de 171 A (30 A x 4 / 0,70). Este limite de corrente máximo teórico é para todo o secundário, já que as saídas de +5 V e +3,3 V também são produzidas a partir da saída de +12 V. O limite prático dependerá de outros fatores, principalmente das bobinas usadas e do projeto do pequeno conversor DC-DC usado para gerar as saídas de +5 V e +3,3 V. Se o limite fosse de 171 A apenas para extrair das saídas de +12 V, isto nos daria 2.052 W.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 12: Retificadores.

Na Figura 13 você pode ver os dois conversores DC-DC responsáveis pelas saídas de +5 V e +3,3 V. Como você pode ver, essas saídas são filtradas usando capacitores sólidos de alumínio. Cada conversor é baseado em um controlador APW7073 e usa três transistores de potência MOSFET FDD8896, que apresentam um RDS(on) máximo de apenas 6,8 mΩ.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 13: Conversores DC-DC.

As saídas são monitoradas por um circuito integrado WT7527, responsável pelas proteções da fonte, como sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP) e subtensão (UVP). Qualquer outra proteção que esta fonte possa ter é implementada fora deste circuito integrado.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 14: Circuito integrado de monitoramento.

Os capacitores eletrolíticos do secundário são da Ltec, um fabricante taiuanês. Nós achamos que o fabricante deveria ter usado capacitores japoneses aqui, já que os capacitores eletrolíticos do primário são japoneses e os capacitores das saídas de +5 V e +3,3 V são sólidos.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

só acho que o gabriel também tinha que fazer testes em 220v' date='já que a potência ou eficiencia é maior.[/quote']

Do que adianta ter uma eficiência alta em 220 V, se em 115 V a fonte possuir uma eficiência medíocre?

Só pra constar, segundo este mapa, nos EUA só há 115 V. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do teste, e gostei da fonte, mas tem uma coisa que me deixou com dúvida.

A minha fonte e de 650w real e não tem sequer a metade da quantidade de cabos PCI-E e sata que essa fonte tem, sera que a minha fonte e de má qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Panão,

Ter menos cabos de conexão necessariamente não indica que seja uma fonte ruim. O problema é que essas fontes Spire, Wisecase entre outras do segmento, possuem modelos bons e modelos genericos e é onde pega.

Acredito que mesmo que essa fonte seja generica suporte sua configuração. Eu sugeria uma mudança de fonte... mas se você esta há um bom tempo e confia na fonte, bem... ai é uma situação onde prefiro ter confiança na marca e saber que é um bom produto. Recomendo duas boas fontes nessa faixa que você tem de potencia (mesmo que você nao necessite):

- Corsair 650w modelo TX

- Seventeam 620PAF

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds2008 valeu pela resposta cara.

Ja estou em essa fonte a uns 3 meses e eu fico monitoram ela pelo Asus probe 2 para ver ser foje dos 5% de tensão nas linhas o que não aconteceu, faço teste tambem no OCCT nas placas de video + CPU stability para forçar todo o sistema e nem assim ela sai dos 5% e que não aconteceu tambem.

Se fosse para dar algum problema com demanda de potência já dão daria sinal nesse teste que eu fiz acima?

Valeu cara.

Panao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu já recebi conselhos de não utilizar programas. Mas, dai é um achismo de minha parte, porque também nunca fui atras de acreditar e procurar na net se de fato os programas de monitoramento mostram ou nao a fonte em funcionamento.

De qualquer maneira, sempre é bom ficar monitorando... porque com o tempo as peças se deterioram (desgaste) e ai é bom sempre ficar alerta. O que eu acredito pe que essa fonte que você tem possa nao ser a melhor em eficiencia mas acredito que segura sua config na boa.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...