Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master UCP 700W


     53.014 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master UCP 700W

Conclusões

A Cooler Master UCP 700 W pode realmente fornecer sua potência rotulada a 50° C e oferece alta eficiência de até 86,6%.

O fabricante diz que este produto pode fornecer eficiência de pelo menos 87%, o que não é verdade. O fabricante, no entanto, não diz como eles mediram isto (provavelmente em 230 V, onde as fontes de alimentação obtêm eficiência maior) nem em que carga (por exemplo, típica, máxima, etc).

Embora este produto possua certificação 80 Plus Silver, nós obtivemos eficiência de apenas 82,7% quando extraímos 700 W dela. É importante ter em mente que nós usamos uma metodologia mais rigorosa do que a organização 80 Plus, especialmente no que diz respeito à temperatura: eles coletam os dados a 23° C (uma temperatura impossível de ser obtida dentro de um micro), enquanto nós coletamos os dados em uma temperatura ambiente de pelo menos o dobro deste valor (que consideramos mais realista; quanto maior a temperatura, menor a eficiência). Isto explica a diferença.

Uma coisa que não gostamos nesta fonte foi a configuração dos cabos da placa de vídeo, que não permite a você configurar os modos SLI ou CrossFire de três vias com placas de vídeo topo de linha sem a necessidade de adaptadores, apesar de esta fonte ter seis conectores de alimentação para placas de vídeo. Isto acontece porque o produto tem quatro conectores de seis pinos e dois conectores de oito pinos. A Cooler Master deveria ter usado apenas conectores de seis/oito pinos, o que resolveria este problema de compatibilidade.

O problema da UCP 700 W é o alto nível de ruído elétrico em +12 V quando a fonte está fornecendo 700 W, acima do máximo permitido.

Apesar de o projeto do secundário desta fonte ser similar ao da Antec Signature, ao da Seasonic M12D e ao da Corsair HX (750W e superiores), ela não pode oferecer o mesmo nível de qualidade, e isto explica seu preço mais baixo (US$ 120, nos EUA).

Esta é uma fonte atrativa porque sua eficiência é maior se comparada a outros produtos na mesma faixa de preço, apesar de produzir um nível de ruído elétrico maior se comparado com outros produtos disponíveis no mercado. Ser você está ciente das limitações da UCP 700 W e elas não te atrapalharem, esta fonte pode ser uma boa opção.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

só acho que o gabriel também tinha que fazer testes em 220v' date='já que a potência ou eficiencia é maior.[/quote']

Do que adianta ter uma eficiência alta em 220 V, se em 115 V a fonte possuir uma eficiência medíocre?

Só pra constar, segundo este mapa, nos EUA só há 115 V. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do teste, e gostei da fonte, mas tem uma coisa que me deixou com dúvida.

A minha fonte e de 650w real e não tem sequer a metade da quantidade de cabos PCI-E e sata que essa fonte tem, sera que a minha fonte e de má qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Panão,

Ter menos cabos de conexão necessariamente não indica que seja uma fonte ruim. O problema é que essas fontes Spire, Wisecase entre outras do segmento, possuem modelos bons e modelos genericos e é onde pega.

Acredito que mesmo que essa fonte seja generica suporte sua configuração. Eu sugeria uma mudança de fonte... mas se você esta há um bom tempo e confia na fonte, bem... ai é uma situação onde prefiro ter confiança na marca e saber que é um bom produto. Recomendo duas boas fontes nessa faixa que você tem de potencia (mesmo que você nao necessite):

- Corsair 650w modelo TX

- Seventeam 620PAF

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds2008 valeu pela resposta cara.

Ja estou em essa fonte a uns 3 meses e eu fico monitoram ela pelo Asus probe 2 para ver ser foje dos 5% de tensão nas linhas o que não aconteceu, faço teste tambem no OCCT nas placas de video + CPU stability para forçar todo o sistema e nem assim ela sai dos 5% e que não aconteceu tambem.

Se fosse para dar algum problema com demanda de potência já dão daria sinal nesse teste que eu fiz acima?

Valeu cara.

Panao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu já recebi conselhos de não utilizar programas. Mas, dai é um achismo de minha parte, porque também nunca fui atras de acreditar e procurar na net se de fato os programas de monitoramento mostram ou nao a fonte em funcionamento.

De qualquer maneira, sempre é bom ficar monitorando... porque com o tempo as peças se deterioram (desgaste) e ai é bom sempre ficar alerta. O que eu acredito pe que essa fonte que você tem possa nao ser a melhor em eficiencia mas acredito que segura sua config na boa.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...