Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação FSP Aurum Xilenser 500FLD


     22.546 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação FSP Aurum Xilenser 500FLD
Produto Recomendado

Análise do Secundário

A FSP Aurum Xilenser 500FLD usa um projeto síncrono, o que significa que os retificadores foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, essa fonte usa um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa quatro transistores MOSFET IPD036N04L G, cada um suportando até 90 A a 25° C ou 87A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 3,6 mΩ. Estes transistores estão localizados no lado da solda da placa do circuito impresso e a carcaça da fonte de alimentação é usada como dissipador de calor para eles.

FSP Xilencer 500w
Figura 17: Os transistores +12 V

Os conversores DC-DC estão localizados em uma placa menor conectada à placa do circuito impresso principal e são controlados por um circuito integrado APW7159. Cada conversor usa quatro transistores MOSFET IRLR8729PBF, cada um suportando até 58 A a 25° C ou 41 A a 100° C em modo contínuo ou até 260 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 8,9 mΩ.

FSP Xilencer 500w
Figura 18: Os conversores DC-DC

FSP Xilencer 500w
Figura 19: Os conversores DC-DC

As saídas desta fonte de alimentação são monitoradas por um circuito integrado GR8323. Este chip suporta proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e sobrecarga de corrente (OCP). Existem dois canais de proteção contra sobrecarga de corrente de +12 V, o que corresponde exatamente ao número de barramentos +12 V divulgado pelo fabricante.

FSP Xilencer 500w
Figura 20: Circuito de monitoramento

Os capacitores eletrolíticos usados no secundário também são japoneses, da Rubycon e da ChemiCon, e rotulados a 105° C, como de costume.

FSP Xilencer 500w
Figura 21: Capacitores


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Fonte legal hein, só fiquei curioso mesmo para saber de que material é feito a "lata" da fonte, pois me parece ser diferente das demais, ou seria somente a pintura mesmo?!? No teste o Gabriel não disse nada sobre o "case" em si. E como essas fontes fazem para dissipar o calor gerado?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, nós acreditamos que o nome mais adequado para esta série deveria ser “Xilencer” e não “Xilenser”, já que ele deriva da palavra “silencer”.

Acho que o nome é para não ter nenhum problema com a fabricante Xilence, que também fabrica fontes de alimentação, então para evitar um possível processo devem ter feito essa "gambiarra".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...