Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação FSP Raider 650 W


     24.233 visualizações    Energia    5 comentários
Teste da Fonte de Alimentação FSP Raider 650 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

A FSP Raider 650 W usa um projeto síncrono, o que significa que os retificadores foram substituídos por transistores MOSFET. Este projeto é usado para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa dois transistores MOSFET IPP057N06N, cada um suportando até 45 A a 100° C em modo contínuo ou até 180 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 5,7 mΩ.

FSP Raider 650w
Figura 15: Transistores de +12 V

Os transistores das saídas de +5 V e +3,3 V estão localizados no lado da solda na placa do circuito impresso principal e são controlados por outro circuito integrado personalizado (FSP6601). Cada saída usa um par de transistores MOSFET STD95N3LLH6, cada um suportando até 80 A a 25° C ou 61 A a 100° C em modo contínuo ou até 320 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 4,2 mΩ.

FSP Raider 650w
Figura 16: Os transistores de +5 V e +3,3 V

FSP Raider 650w
Figura 17: Controlador síncrono

As saídas desta fonte de alimentação são monitoradas por um circuito integrado WT7579. Este chip suporta proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de corrente (OCP) e superaquecimento (OTP). Existem quatro canais de proteção de sobrecarga de corrente de +12 V, mas o fabricante decidiu usar apenas um e, portanto, esta fonte apresenta um projeto de barramento +12 V único.

FSP Raider 650w
Figura 18: Circuito de monitoramento

Os capacitores eletrolíticos do secundário também são da Teapo, rotulados a 105° C como de costume.

FSP Raider 650w
Figura 19: Capacitores


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Uma fonte que poderia ser facilmente certificada com o selo 80plus Silver, mas os níveis de ripple e de regulação de tensão desagradam, pelo menos neste modelo aqui. Já o modelo de 450W se saiu bem melhor no teste da Anandtech, tendo ripple inferior a 50mV em +12V e regulação de tensão mais sólida.

Enfim, a FSP ainda continua sendo irregular com suas fontes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FSP Aurum Gold não é fonte que se recomende, o desempenho dela é muito irregular. O projeto dessa fonte é ruim. Já cansie de ver fonte dessa plataforma com regulação de tensão até com resultados piores do que esse aí, aliás esses resultados se parecem muito com os da be quiet! Straight Power E9 CM 680 W.

O que mostra que a linha que separa um produto recomendado de um bomba é muito tênue por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...