Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Nexus RX-6300 630 W


     42.696 visualizações    Energia    4 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Nexus RX-6300 630 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Nexus RX-6300. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1006 em seu estágio primário, que é capaz de fornecer até 10 A a 100°C se um dissipador de calor for instalado, o que é o caso (sem um dissipador de calor o limite de corrente cai para 3,2 A). Portanto em teoria você seria capaz de extrair até 1.150 W da rede em 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 920 W sem que esse componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

Fonte de alimentação Nexus RX-6300
Figura 9: Ponte de retificação.

O circuito PFC ativo usa dois transistores de potência MOSFET IXTQ26N50P, cada um capaz de fornecer até 26 A a 25°C em modo contínuo (infelizmente o fabricante não informou a corrente máxima em 100° C) ou 78 A em modo pulsante a 25° C. Esses transistores apresentam uma resistência máxima de 230 mΩ quando ligados, uma característica chamada RDS(on). Este valor indica a quantidade de potência que é desperdiçada e, portanto, quanto menor este valor melhor, já que menos potência será desperdiçada, aumentando assim a eficiência.

O capacitor eletrolítico responsável por filtrar a saída do circuito PFC ativo é taiuanês da Teapo e está rotulado a 85° C.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET SPW16N50C3 são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. Esses transistores suportam até 16  A a 25° C ou 10 A a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) ou 48 A em modo pulsante a 25° C, apresentando um RDS(on) de 280 mΩ.

Fonte de alimentação Nexus RX-6300
Figura 10: Transistor chaveador +5VSB, um dos transistores do PFC ativo e transistores chaveadores.

Esta fonte usa o famoso controlador PFC/PWM CM6800 soldado no lado da solda da placa de circuito impresso.

Fonte de alimentação Nexus RX-6300
Figura 11: Controlador PFC ativo/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Isso que é fonte. É até agradável aos olhos ver o interior dessa fonte. Não precisa ser expert pra perceber mesmo sem teste que essa fonte já tem outro nível comparado as nossas bombas.

Mas vai ver se encontra essa fonte por aqui :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria louvável se o Gabriel Torres investisse em instrumentos de ensaio para teste de acústica.

Ele é a única referência brasileira em termos de teste de PSUs. Não existe site de hardware no Brasil cujos testes de PSUs sejam relevantes. Quando eu vejo uma chamada que indica um "review de fonte" em qualquer outro site eu nem perco tempo em lê-lo. Acredito até mesmo que não haja teste de fonte relevante em nenhum site em língua portuguesa.

Portanto eu gostaria de ver testes de ruído de produtos de hardware em português. Talvez nem valha a pena investir nisso porque, acredito, o público seria bem menor em relação ao interessado em desempenho. Acredito também que seria muito caro montar uma câmara anecoica e adquirir os instrumentos para aferição de acústica. Pelo que me lembro, já foi bem caro para o Gabriel adquirir um testador de PSU de verdade.

Eu comento isso aqui neste tópico pelo seguinte: o nicho de mercado do Nexus é o entusiasta de "Silent PC". Tanto é que um de seus domínios na internet chama-se Stop The Noise (www.stopthenoise.com).

Do resto, só tenho a parabenizar o Gabriel pelo review. Torço para que um dia ele também possa fazer testes de ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...