Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 910


     39.965 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da PC Power & Cooling Silencer 910. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação duas pontes de retificação GBU806 em seu estágio primário, cada uma alimentando um circuito PFC ativo separado, da mesma forma que acontece com a Seasonic M12D. Cada ponte suporta até 8 A a 100° C, portanto em teoria você seria capaz de extrair até 1.840 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, as ponte permitiriam que esta fonte fornecesse até 1.472 W sem a queima destes componentes. Claro que estamos falando apenas destes componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Figura 9: Pontes de retifacação.

Como mencionamos, existem dois circuitos PFC ativo, cada um usando dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3 e, portanto, nós temos um total de quatro transistores MOSFET no estágio PFC ativo. Cada transistor MOSFET é capaz de fornecer até 20,7 A a 25° C ou 13,1 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou 62,1 A em modo pulsante a 25° C. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 190 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Figura 10: Transistores do PFC ativo.

Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes menores que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso, já que capacitores com menores capacitâncias são fisicamente menores do que capacitores com maiores capacitâncias. A Silencer 910 usa um capacitor 390 µF x 400 V e um capacitor 470 µF x 400 V conectados em paralelo; isto é equivalente a um capacitor 860 µF x 400 V.

Esses capacitores são da japonesa Chemi-Con e são rotulados a 105° C. Isto é bom por dois motivos: primeiro que capacitores japoneses não vazam e segundo porque normalmente os fabricantes utilizam capacitores rotulados a 85° C aqui. Portanto é bom ver um fabricante usar um capacitor com um limite de temperatura maior.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET IPW60R125CP são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. Cada transistor suporta até 25 A a 25° C ou 16 A a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) ou 82 A em modo pulsante a 25° C, com um RDS(on) máximo de 125 mΩ.

Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Figura 11: Transistores chaveadores e diodos do PFC ativo.

Esta fonte usa um controlador PFC ativo/PWM CM6802.

Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Figura 12: Controlador PFC ativo/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Para mim é um ótima fonte mas podia vir com pelo menos mais 2 cabos PCI-E e todos com 8 pinos. Quem usa uma fonte dessas vai, no mínimo, fazer CF ou SLI com 2 placas de vídeo. Porém poderia ter a opção de poder suportar nativamente pelo menos mais uma VGA, pois a fonte aguenta traquilamente 3 placas de vídeo.

De resto uma fonte notável, com excelente eficiência e preço à altura do que oferece.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente... acho que a empresa quis ser "conservatoria" com a fonte. É um belo produto e quem quer alto desempenho hoje procura apenas uma fonte que suporte duas placas de video. O pessoal totalmente entusiasta procuraria uma fonte de mais potencia para suportar mais de 2 placas de video.

Alias, eu usaria para mim afim de obter essa eficiencia. Claro que o custo Brasil nao permite, mas seria otimo ter uma fonte dessas.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...