Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 600 W


     36.943 visualizações    Energia    6 comentários
Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 600 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da PC Power & Cooling Silencer Mk III 600 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1006 em seu primário, instalada em um dissipador de calor individual. Esta ponte suporta até 10 A a 100° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 1.150 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que a fonte fornecesse até 920 W sem que ela queimasse. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

PC Power & Cooling Silencer Mk III 600 W
Figura 10: Ponte de retificação

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET SPP20N60C3, cada uma capaz de fornecer até 20,7 A a 25°C ou até 13,1 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 62,1 A a 25°C em modo pulsante. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 190 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

PC Power & Cooling Silencer Mk III 600 W
Figura 11: Um dos transistores chaveadores, o diodo do PFC ativo e os transistores do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico japonês de 560 µF x 400 V, da Chemi-Con, rotulado a 105° C.

Na seção de chaveamento, outros dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3 são usados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. As especificações desses transistores já foram discutidas acima.

O primário é gerenciado pelo controlador PFC ativo/PWM ICE1CS02.

PC Power & Cooling Silencer Mk III 600 W
Figura 12: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Que beleza de fonte, hem? Os níveis de ruído são baixíssimos, a regulação de tensão é das melhores... Ainda bem que a OCZ ainda permitiu que os projetos Seasonic fossem usados nas PC Power & Cooling, se não seria um tiro no pé.

Só tem uma coisa que poderia ter nesta fonte, que são dois cabos PCI-E a mais. Mas ela é excelente pelo seu preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idem aos colegas de cima...

Só me digam uma coisa: Por que raios tem conectores ATX12V no cabeamento modular se já tem dois "fixos"? Até onde sei, é inútil para computadores "normais", só para aquelas placas mães com suporte para dois processadores, que, convenhamos, muito provavelmente o usuário de um sistema deste irá optar por uma fonte ainda melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é boa, mas teem detalhes meio sem noção.

1. Acho "inaceitável" que uma fonte com cabeamento modular faça tamanha casquinhagem na ventoinha.

2. É no mínimo bizarro que uma fontes destas tenhas conectores EPS12V ao invés de ter 4 conectores de energia para placas de vídeo.

Tirando esses dois detalhes, nada mais a reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Mais uma vez, não foi explicado se a fonte desligou ou queimou ao ser sobrecarregada.

Bem, foi explicado sim... Nem uma coisa nem outra. Como a potência começou a baixar em vez de aumentar, vimos que tinha atingido seu limite. Nós resolvemos não passar desse limite. Eu já falei com meu assistente para, da próxima vez, coletar os dados como ele fez, mas dar uma forçada de barra para ver se ela queimaria ou desarmaria.

Obrigado pela preocupação de qualquer forma.

Abraços,

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...