Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Rosewill FORTRESS-650


     20.859 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Rosewill FORTRESS-650
Produto Recomendado

Análise do Secundário

A Rosewill FORTRESS-650 usa um projeto síncrono, o que significa que os retificadores foram substituídos por transistores MOSFET. Esta fonte também utiliza um projeto DC-DC, significando que ela é basicamente uma unidade de +12 V cujas saídas de +5 V e +3,3 V são produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas à fonte principal de +12 V. Ambos projetos são usados para aumentar a eficiência.

A saída de +12 V usa quatro transistores MOSFET IPP023N04N G, cada um suportando até 90 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 2,3 mΩ.

Rosewill Fortress 650w
Figura 16: Dois dos quarto retificadores de +12 V e o retificador de +5VSB

Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, que estão localizados em uma mesma placa. Cada um é gerenciado por um controlador PWM CAT7523 e usa um par de transistores MOSFET. Infelizmente, o fabricante raspou a marcação destes transistores e nós não pudemos identificar os modelos exatos.

Rosewill Fortress 650w
Figura 17: Os Conversores DC-DC

Rosewill Fortress 650w
Figura 18: Os Conversores DC-DC

Esta fonte usa um circuito integrado de monitoramento GR8313, que suporta somente proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP).

Rosewill Fortress 650w
Figura 19: Circuito de monitoramento

Os capacitores eletrolíticos responsáveis por filtrar as saídas são japoneses da Chemi-Con e rotulados a 105° C, como de costume. Esta fonte também utiliza capacitores sólidos. Ver Figura 20.

Rosewill Fortress 650w
Figura 20: Capacitores do secundário


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Parece que o projeto da ATNG utilizado pela Rosewill é muito bom, muito bom mesmo. A regulação de tensão é uma das melhores que uma fonte pode oferecer atualmente e o ripple que era meu maior temor neste projeto antes dos testes deixou de ser um motivo de preocupação. Parecem que todas as fontes dessa série são bem recomendáveis, só o modelo de 550W que pode sofrer com a concorrência da Kingwin AP-550 que tem quatro conectores PCIe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...