Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Rosewill Tachyon 750 W


     22.029 visualizações    Energia    1 comentário
Teste da Fonte de Alimentação Rosewill Tachyon 750 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Rosewill Tachyon 750 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação US30K80R, que está conectada simultaneamente a um dissipador de calor individual e ao dissipador de calor em que os transistores do circuito PFC ativo e os transistores chaveadores estão conectados. Esta ponte suporta até 30 A a 97° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 3.450 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 2.760 W sem que ela se queimasse (ou 3.105 W a uma eficiência de 90%). Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. 

Rosewill Tachyon 750w
Figura 10: Ponte de retificação

O circuito PFC ativo usa dois transistores MOSFET IPP50R199CP, cada um suportando até 17 A a 25° C ou 11 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou 42 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 199 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado NCP1653A

Rosewill Tachyon 750w
Figura 11: Controlador PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico japonês de 560 µF x 400 V, da Chemi-Com, rotulado a 105° C.

Rosewill Tachyon 750w
Figura 12: Capacitor

Na seção de chaveamento, dois transistores de potência MOSFET IPP50R140CP são usados em uma configuração ressonante. Cada transistor suporta até 23 A a 25° C ou 15 A a 100° C em modo contínuo ou até 56 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 140 mΩ. 

Rosewill Tachyon 750w
Figura 13: Os dois transistores do PFC ativo, o diodo do PFC ativo e um dos transistores chaveadores

Os transistores chaveadores são gerenciados por um controlador SF29601, mas não foi possível encontrar mais informações sobre esse chip. Nós acreditamos que o fabricante pegou um controlador ressonante e o rerotulou, já que SF significa “Super Flower”. O mais interessante é que o controlador foi colocado no secundário da fonte de alimentação.

Rosewill Tachyon 750w
Figura 14: Controlador ressonante

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Quero em primeiro lugar parabenizar a equipe do Clube do Hardware pelo execelente trabalho. Gostaria de contribuir fazendo uma pequena correçao, pois o texto diz que a fonte possui dois capacitores x quando na verdade a fonte possui três capacitores X, como mostra a imagem.

O meu comentário é:

realmente é uma fonte muito boa, mas eu nao posso entender o motivo pelo qual uma fonte com essa foi projetada sem o "MOV" (Varistor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...