Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Super Flower Golden King 650 W


     29.987 visualizações    Energia    5 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Super Flower Golden King 650 W

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Super Flower Golden King 650 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação US30K80R, que está conectada simultaneamente a um dissipador de calor individual e ao dissipador de calor em que os transistores do circuito PFC ativo e os transistores chaveadores estão conectados. Esta ponte suporta até 30 A a 97° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 3.450 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 2.760 W sem que ela se queimasse (ou 3.105 W a uma eficiência de 90%). Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. Esta é a mesma ponte usada na versão de 750 W.

Super Flower Golden King 750w
Figura 10: Ponte de retificação

O circuito PFC ativo usa dois transistores MOSFET IPP50R199CP, cada um suportando até 17 A a 25° C ou 11 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou 40 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 199 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência. Estes são os mesmo transistores usados na versão de 750 W.

O circuito PFC ativo é gerenciado por um controlador PFC ativo NCP1653A.

Super Flower Golden King 750w
Figura 11: Controlador PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico japonês de 560 µF x 400 V, da Chemi-Com, rotulado a 105° C.

Super Flower Golden King 750w
Figura 12: Capacitor

Na seção de chaveamento, mais dois transistores de potência MOSFET IPP50R199CP são usados em uma configuração ressonante. As especificações técnicas destes transistores já foram discutidas acima. A versão de 750 W utiliza transistores mais potentes aqui (23 A a 25° C).

Super Flower Golden King 750w
Figura 13: Os dois transistores do PFC ativo, o diodo do PFC ativo e um dos transistores chaveadores

Os transistores chaveadores são gerenciados por um controlador SF29601, mas não foi possível encontrar mais informações sobre esse chip. Nós acreditamos que o fabricante pegou um controlador ressonante e o rerotulou, já que SF significa “Super Flower”. O mais interessante é que o controlador foi colocado no secundário da fonte de alimentação.

Super Flower Golden King 750w
Figura 14: Controlador ressonante

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Realmente o tempo passou um pouco, e os preços de fontes ficaram bem mais competitivos, compensa pagar $60, $70 a mais para levar 1-2% e eficiência a mais, sendo que a qualidade das Rosewill Capstone 650M, Lepa G-Series 650 e Seasonic G-Series 650 é semelhante? Bom, aí realmente não pode recomendar a fonte.

Bom, sobre a qualidade, não tenho dúvidas que é uma das melhores do mercado, e a falha da linha de +5VSB é da unidade testada em questão, pois no teste da TechPowerUp! uma outra unidade se saiu bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando resultados diversos obtidos em testes da Azza Platinum, da Kingwin Lazer e mesmo da SuperFlower Golden King 650W no site TechPower Up, devia ter sido solicitado à SuperFlower uma segunda unidade para ser testada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que o gabriel torres poderia,montar uma lojinha lá nos states, e importar essas belezuras para a gente aqui no Brasil,ia unir o útil ao agradavél.

É mesmo ia vender igual agua, Faria as outras lojas abaixarem o preço.:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...