Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower XT 775 W

       
 49.447 Visualizações    Testes  
 3 comentários

A Thermaltake está adicionando quatro novos modelos à sua série Toughpower XT: 575 W, 675 W, 775 W e 875 W, todos baseados em projeto de conversão DC-DC. O modelo de 775 W é bom?

Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower XT 775 W
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Thermaltake está adicionando quatro novos modelos à sua série Toughpower XT: 575 W, 675 W, 775 W e 875 W. A primeira pergunta que nos veio à mente foi “será que esses modelos utilizam o mesmo projeto interno dos demais modelos da série XT”? Esta pergunta é importante, pois nós já testamos a versão de 750 W da série Toughpower XT, que apresentou um nível de ruído muito alto na saída de +12 V ao fornecer sua potência rotulada. Vejamos se as coisas melhoraram com o modelo de 775 W.

A resposta, felizmente, é “sim”. Enquanto que os outros membros da série Toughpower XT utilizam o projeto tradicional para fontes de alimentação de PCs, as novas fontes são baseadas em um projeto DC-DC (onde basicamente a fonte de alimentação é um modelo de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas a partir do barramento de +12 V), que normalmente apresenta maior eficiência e menores níveis de ruído. Portanto, apesar do mesmo nome, o projeto interno é completamente diferente dos demais membros da série Toughpower XT.

Assim como a série Toughpower original, a série Toughpower XT é fabricada pela CWT. Como algumas fontes da Corsair, especialmente a HX750W e a HX850W, também são fabricadas pela CWT e utilizam um projeto DC-DC, a primeira coisa que fizemos foi comparar essas fontes de alimentação para ver se elas utilizam o mesmo projeto. A resposta é negativa: este produto da Thermaltake é diferente desses produtos da Corsair.

Assim como outros membros da série Toughpower XT, essas novas fontes têm um conjunto de três LEDs que informam o status de funcionamento da fonte, mas a versão de 750 W tem um botão onde você pode configurar a ventoinha da fonte de alimentação para continuar funcionando por 15 ou 30 segundos após o micro ser desligado (que em teoria pode aumentar a vida útil da fonte). Nos novos modelos a ventoinha continua girando por 30 segundos depois que você desliga a fonte, mas a chave seletora de 15/30 segundos foi removida. Todas as fontes Toughpower XT utilizam um projeto com um único barramento de +12 V, enquanto que a série Toughpower original utiliza um projeto com quatro barramentos.

Oficialmente a Toughpower XT 775 W possui certificação 80 Plus Silver, mas a Thermaltake rebaixou-a para a categoria Bronze. Esta não é a primeira vez que vimos um fabricante fazer isto quando sente que em altas temperaturas a eficiência pode cair abaixo do mínimo anunciado pela 80 Plus – especialmente porque os testes da certificação 80 Plus são feitos em uma temperatura de 23° C e a Thermaltake garante que a Toughpower XT 775 W pode fornecer sua potência rotulada a 50° C funcionando continuamente (24 horas por dia, 7 dias da semana).

A versão anterior da Toughpower XT está disponível em duas opções: padrão (“standard”, sem sistema de cabeamento modular) ou com um sistema de cabeamento modular (“cable management”). Todos os novos modelos têm sistema de cabeamento modular.

Thermaltake Toughpower XT 775W
Figura 1: Fonte de alimentação Thermaltake Toughpower XT 775W.

Thermaltake Toughpower XT 775W
Figura 2: Fonte de alimentação Thermaltake Toughpower XT 775W.

A Toughpower XT 775 W é relativamente pequena para um produto com esta faixa de potência, medindo 16 cm de profundidade. Ela possui uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior, circuito PFC ativo, projeto com um único barramento de +12 V e sistema de cabeamento modular.

Dois cabos estão permanentemente instalados na fonte de alimentação (o cabo principal da placa-mãe e o cabo ATX12V/EPS12V) e eles possuem uma proteção de nylon, mas esta proteção não parte de dentro da fonte, como você pode ver na Figura 2. O sistema de cabeamento modular tem oito conectores, quatro pretos para os cabos de alimentação SATA/periféricos e quatro vermelhos escuros para os cabos de alimentação para placas de vídeo.

Os cabos inclusos na Toughpower XT 775 W são:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para 20 pinos), permanentemente instalado na fonte de alimentação (49 cm de comprimento).
  • Um cabo com um conector EPS12V e dois conectores ATX12V que juntos formam outro conector EPS12V, permanentemente instalado na fonte de alimentação (49 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores).
  • Dois cabos de alimentação para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada (50 cm de comprimento).
  • Dois cabos de alimentação para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos cada (50 cm de comprimento).
  • Dois cabos com quatro conectores de alimentação SATA cada (50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores).
  • Dois cabos com três conectores de alimentação para periféricos cada (50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores).

Esta é uma quantidade satisfatória de conectores para uma fonte de alimentação com esta faixa de potência. Na verdade o único problema da versão de 750 W foi corrigido nesta versão: na versão de 750 W dois dos cabos de alimentação para placas de vídeo utilizam um conector de oito pinos sem a opção para convertê-los em modelos de seis pinos, impedindo a você de instalar duas placas de vídeo topo de linha que necessitem de dois conectores de seis pinos cada, como a GeForce GTX 260 e placas similares.

Todos os cabos utilizam fios 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.

Thermaltake Toughpower XT 775W
Figura 3: Cabos.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


A Thermaltake Toughpower XT 775 W tem muita qualidade , como bem observou o Teste do Clube do Hardware , e vai sim bater de frente com a poderosa Corsair HX750W , com preço indefinido , e ainda não presente no Brasil em breve veremos muitos comentarios , mas realmente se trata de um excelente produto .

Algo a ser observado ., " Assim como outros membros da série Toughpower XT, essas novas fontes têm um conjunto de três LEDs que informam o status de funcionamento da fonte, mas a versão de 750 W tem um botão onde você pode configurar a ventoinha da fonte de alimentação para continuar funcionando por 15 ou 30 segundos após o micro ser desligado (que em teoria pode aumentar a vida útil da fonte). "

Editado por abdull
acentução

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, algumas dúvidas:

Você está morando nos EUA?

Por isso tem tantos review de fontes(mais acesso a coisas novas)?

Mas essas fontes chegam ao Brasil?

Não temos tantas fontes boas aqui?

Imagino que todo mundo fica babando por esses ótimos produtos, mas quantas pessoas que acessam os testes compram produtos importados?

São só dúvidas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×