Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower XT 775 W


     55.271 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower XT 775 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Thermaltake Toughpower XT 775 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBU806 conectadas em paralelo em seu estágio primário. Cada uma suporta até 8 A a 100° C se um dissipador de calor for usado, que é o caso (sem um dissipador o limite cai para 3,5 A, também a 100° C). Portanto, em teoria, esta fonte seria capaz de extrair até 1.840 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, as pontes permitiriam que esta fonte fornecesse até 1.472 W sem a queima deste componente. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Thermaltake Toughpower XT 775W
Figura 9: Uma das fontes de retificação.

Dois transistores de potência MOSFET SPW20N60C3 são usados no circuito PFC ativo, cada um capaz de fornecer até 20,7 A a 25°C ou 13,1 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 62,1 A em modo pulsante a 25°C. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 190 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

Thermaltake Toughpower XT 775W
Figura 10: Transistores do PFC ativo.

O capacitor eletrolítico responsável por filtrar a saída do circuito PFC ativo é japonês da Chemi-Con e rotulado a 85° C.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET IRFP460A são usados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores, cada um capaz de fornecer até 20 A a 25° C ou até 13 A a 100° C em modo contínuo ou até 80 A a 25° C em modo pulsante, apresentando um RDS(on) de 270 mΩ.

Thermaltake Toughpower XT 775W
Figura 11: Transistores chaveadores.

Esta fonte de alimentação utiliza o onipresente controlador PFC/PWM CM6800.

Thermaltake Toughpower XT 775W
Figura 12: Controlador PFC ativo/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

A Thermaltake Toughpower XT 775 W tem muita qualidade , como bem observou o Teste do Clube do Hardware , e vai sim bater de frente com a poderosa Corsair HX750W , com preço indefinido , e ainda não presente no Brasil em breve veremos muitos comentarios , mas realmente se trata de um excelente produto .

Algo a ser observado ., " Assim como outros membros da série Toughpower XT, essas novas fontes têm um conjunto de três LEDs que informam o status de funcionamento da fonte, mas a versão de 750 W tem um botão onde você pode configurar a ventoinha da fonte de alimentação para continuar funcionando por 15 ou 30 segundos após o micro ser desligado (que em teoria pode aumentar a vida útil da fonte). "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, algumas dúvidas:

Você está morando nos EUA?

Por isso tem tantos review de fontes(mais acesso a coisas novas)?

Mas essas fontes chegam ao Brasil?

Não temos tantas fontes boas aqui?

Imagino que todo mundo fica babando por esses ótimos produtos, mas quantas pessoas que acessam os testes compram produtos importados?

São só dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...