Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chaintech Reloaded 2003


     45.610 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Chaintech Reloaded 2003

Parte 2 - Novas Placas-mãe

A série Zenith é uma série ainda melhor do que a Apogee, vindo com ainda mais acessórios. Se você quiser conhecer as placas da Chaintech que já testamos, não deixe de ler nossos testes:

A grande novidade do evento Chaintech Reloaded 2003 foi a apresentação dos mais novos membros dessa família, a 9CJS Zenith, baseada no novo chipset Intel 875P (Canterwood), a 9PJL Apogee, baseada no novíssimo chipset Intel 865PE (que, aliás, foi lançado oficialmente hoje - Clique aqui para conhecer as características desses dois novos chipsets) e a CT-7NJS Ultra Zenith, baseada no novo chipset nForce 2 Ultra 400 da NVIDIA. Como você pode reparar, a série Zenith usa sempre o chipset mais "possante" disponível no mercado no momento.

Vamos falar da placa topo de linha da Chaintech para a plataforma Intel, a 9CJS Zenith (nós recebemos um modelo para testes, em breve estaremos postando o teste completo dessa placa). Além de todas as características do Intel 875P (barramento externo de 800 MHz, DDR Dual Channel, AGP 8x e duas portas Serial ATA RAID), há algumas características únicas nessa placa-mãe. Ter duas portas de rede (uma delas sendo Gigabit Ethernet) é uma característica que outro fabricantes até tem. Mas o áudio on-board de 8 canais (isso mesmo, oito canais, no formato 7.1) baseado no chip VIA Envy 24PT com resolução de 24 bits é realmente uma característica inédita e temos de tirar o chapéu para a Chaintech.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 2: Chaintech CT-9CJS Zenith.

O kit de acessórios adicionais que acompanha a 9CJS Zenith é ainda mais impressionante do que o kit que acompanha os modelos anteriores dessa série. O painel frontal Cbox vem em uma nova versão (Cbox3), onde você pode trocar a frente (veja na Figura 3), que vem em três cores (preto, branco e prateado), e tem leitor para seis tipos diferentes de cartão de memória. Além disso, há um display de diagnóstico do POST. Quando o micro está funcionando corretamente, esse display passa a mostrar a temperatura do processador, uma ferramenta indispensável para os amantes do overclock. Além disso, o painel frontal tem um sensor infravermelho para o controle remoto (!) que acompanha a placa-mãe. Além disso, há duas portas USB, uma porta firewire e os plugues do som on-board.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 3: Painel frontal Cbox3.

Realmente o controle remoto é uma característica exclusiva da placa da Chaintech. Já vimos placas de TV com controle remoto e até CD-ROM com controle remoto, mas placa-mãe com controle remoto é a primeira vez. Através desse controle remoto é possível mover com o ponteiro do mouse e há teclas de atalho para as funções mais comuns, como abrir o browser Internet, o programa de e-mail, o DVD/CD player, etc.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 4: Controle remoto da 9CJS Zenith.

Como outro "brinde" inédito, a nova 9CJS vem ainda com um kit de chave de fendas, que você confere na Figura 5.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 5: Kit de chaves de fendas da 9CJS Zenith.

Além desses acessórios, os cabos IDE redondos da série Zenith são mais longos do que os da série Apogee (60 cm vs. 45 cm).

Na linha AMD, a Chaintech apresentou também a CT-7NJS Ultra, baseada no novo chipset nForce 2 Ultra 400 da NVIDIA. A grande novidade desse chipset é o suporte ao barramento externo de 400 MHz usado pelos novos modelos de Athlon XP. Já o kit 7NJS Ultra foi atualizado para os mesmos componentes do kit da 9CJS (Cbox3, controle remoto, chave de fendas), só que com detalhes da placa e dos cabos em amarelo e não em azul claro.

Já a nova placa da série Apogee, a 9PJL, que aliás está sendo lançada oficialmente hoje (21 de maio de 2003), é baseada no novo chipset Intel 865PE e você pode conferir essa placa e o seu kit na Figura 6. Os "extras" são os mesmos das demais placas-mães da série Apogee que já testamos, com a novidade dessa placa-mãe ter duas portas Serial ATA.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 6: Placa-mãe 9PJL Apogee.

Já na linha AMD, a Chaintech lançou a 7NJL1, com o chipset para o nForce 2 Ultra 400. Mais uma vez, a diferença no kit é apenas na cor das peças plásticas (amarelo na série para processadores AMD e azul claro na série para processadores Intel).

A série Summit também foi apresentada. Como comentamos, essa série é destinada a usuários que querem ter no micro uma placa-mãe de excelente qualidade, mas não querem (ou não podem) pagar tanto para ter uma placa da série Apogee ou Zenith. Os modelos da série Summit atualmente disponíveis são os seguintes: 9EJL4 (Intel 845PE), 9VJL3 (VIA P4X400), 7NJL1 (nForce 2 SPP), 7NJL3 (nForce 2 Ultra 400) e 7VJL5 (VIA KT400A). Nós recebemos os modelos 9VJL3 e 7NJL1 para testes, portanto em breve estaremos postando testes específicos dessas duas placas.

Na Figura 7 você confere a 7NJL1. Repare que a placa não recebe os mesmos detalhes como os plásticos coloridos ou acessórios extras, mas aparentemente é uma placa-mãe de boa qualidade.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 7: Placa-mãe 7NJL1 Summit.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...