Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Chaintech Reloaded 2003

       
 44.255 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Confira nossa cobertura do Chaintech Reloaded 2003.

Chaintech Reloaded 2003
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Parte 3 - Novas Placas de Vídeo

Além de placas-mães topo de linha, a Chaintech resolveu inovar também no mercado de placas de vídeo. Ela apresentou dois modelos de placas de vídeo baseadas na GeForce FX 5600. A placa topo de linha será comercializada sob a série Apogee. Há várias características da nova FX 5600 Ultra da Chaintech que a tornam única. Primeiro, ela usa um dissipador de calor gigantesco e há também um dissipador de calor do lado da solda da placa de vídeo (o lado "contrário" da placa, que tem esquentado cada vez mais na medida em que novos processadores de vídeo mais rápidos são lançados). Segundo, mesmo o dissipador sendo gigantesco, a placa ocupa apenas um slot PCI, ao contrário do que ocorre com muitas placas topo de linha, onde o dissipador é tão grande que o uso do espaço de dois slots é necessário. O macete é o uso de uma ventoinha redesenhada, usando uma nova tecnologia (chamada Gas-Turbine). Terceiro, a placa tem um corpo acrílico transparente. Veja as Figuras 8 e 9.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 8: Características das placas de vídeo da série Apogee.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 9: Placa de vídeo GeForce FX 5600 Apogee.

Mas a característica que mais chama a atenção nessa placa de vídeo é a existência de uma luz azul nela. Com isso, ela é perfeita para todos os amantes da modificação de gabinetes (case mod). Mais uma característica inédita da Chaintech, que você confere na Figura 10.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 10: Placa de vídeo GeForce FX 5600 Apogee no escuro: luz azul.

O kit dessa placa você confere na Figura 11. Ela tem a função VIVO (Video In, Video Out, mais popularmente conhecida como captura de vídeo). Ela vem com uma escova para a limpeza da placa e uma bola verde (Q Ball) para a limpeza do monitor de vídeo. Além disso, ela vem com cinco jogos: Rally Trophy, Serious Sam 2, Max Payne, Tropico e Age of Wonders 2.

Chaintech Reloaded 2003
Figura 11: Kit da placa de vídeo GeForce FX 5600 Apogee.

Mas vamos falar um pouco das características de hardware dessa placa. Ela não é só uma carinha bonita. Seu sistema de dissipação realmente funciona muito bem. Segundo a Chaintech, na placa de referência da NVIDIA para o GeForce FX 5600 o processador da NVIDIA atinge uma temperatura de 48,5º C, enquanto que o lado da solda da placa atinge 45º C. Já na placa da Chaintech, o GeForce FX 5600 atinge uma temperatura de 38,6º C enquanto que o lado da solda da placa fica em 32,3º C.

A placa usa memórias BGA DDR de alto desempenho de 2,8 ns (o que, em teoria permite um clock máximo de 357 MHz ou 714 MHz DDR, impressionante). Ela tem ainda um sensor de temperatura similar ao que as placas-mães têm, evitando que a placa se queime por superaquecimento.

Um detalhe interessante é que essa placa está na série Apogee, que não é a série mais topo de linha de todas. Imagina só a placa de vídeo que a Chaintech lançará como sendo da série Zenith...

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×