Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cobertura do PhotoImageBrazil 2004


     38.522 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Cobertura do PhotoImageBrazil 2004

Introdução

A 12ª edição da feira internacional de imagens PhotoImageBrazil aconteceu na semana passada no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo, e tem muitos motivos para comemorar. Sua primeira edição, em 1991, teve a participação de apenas 54 empresas. Esta edição contou com 117 expositores. Em 1996, e evento, que era bienal, passou a ser realizado anualmente. Apesar dos problemas de público e de número de participantes que essa decisão trouxe, a organização da feira logo teve a resposta que desejava. A PhotoImageBrazil foi crescendo ano a ano e trouxe a necessidade de um maior contato com o público amador, que voltou a consumir produtos de fotografia com a explosão das câmeras digitais no mercado brasileiro. Tanto que, pela primeira vez, o público consumidor final teve acesso às novidades apresentadas. Apenas no último dia, é certo, mas já pôde conferir, mesmo que brevemente, as tendências desse crescente mercado. Os primeiros dias do evento, como de costume, foram exclusivos para os profissionais da área.

A organização aponta mais de 300 marcas nacionais e internacionais representadas na feira. A diretora do evento, Duda Escobar, afirmou que essa foi a maior edição da história da PhotoImageBrazil. “Tivemos o crescimento de 15% na nossa metragem total, que nesse ano se elevou a 22.400 m2; registramos 117 estandes, o que significa um crescimento de 10% sobre a edição de 2003. Pelos depoimentos que já tivemos, o volume total de negócios realizados ultrapassou a cifra de R$ 90 milhões”, revela a executiva. O público total nesse ano chegou a 25.210 visitantes, também o maior afluxo já registrado.

Vale lembrar que alguns grandes lançamentos foram deixados para ser apresentados na Photokina (a maior feira de fotografia do mundo, que acontece na Alemanha entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro de 2004), então é sempre bom ficar de olho no que será mostrado por lá. Mas em matéria de lançamentos para o público que consome câmeras amadoras ou semi-profissionais, a PhotoImageBrazil teve um resultado positivo, apesar da ausência da Nikon (que só comparece na feira brasileira de dois em dois anos), e da presença tímida da Sony e da HP. Mas as empresas que estiveram presentes não deixaram de lado aquele público que está numa fase de transição entre as máquinas de filmes 35mm para as digitais. Vale lembrar que no ano passado o mercado de digitais na América Latina cresceu 145%, com mais de 1 milhão de remessas de novas câmeras. E o Brasil é o líder na região, com 225 mil câmeras remetidas em 2003, o que representa uma taxa bruta de 125%.

O principal fator impulsionador das vendas é a queda dos preços, que estão 20% mas baixos quando comparados ao ano passado. Uma câmera de 1,3 megapixel custava R$ 1,1 mil, em média, em 2002. Em 2003, custava R$ 800 e hoje, um modelo com a mesma definição, mais recursos e design compacto, sai por R$ 640. Com isso, câmeras de 3 e até de 4 MP, que permitem boas impressões, estão ao alcance de um público bem maior.

Confira, a seguir, alguns lançamentos das principais empresas que estiveram na feira.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...