Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2002 - 1º Dia


     59.780 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2002 - 1º Dia

VIA

A VIA anunciou oficialmente em sua conferência o lançamento do novo processador C3 de 1 GHz. Mais uma vez, não é topo de linha, mas um processador barato. A ideia não é competir com a Intel nem com a AMD. Além de barato, consome menos: apenas 10W. Também usando o soquete 370 como seus antecessores, seu cooler é bem menor, por conta dessa menor potência. Esse processador tem barramento externo de 133 MHz, 128 KB de cache L1 e 64 KB de cache L2. Anunciou ainda que no segundo semestre estará lançando um C3 com novo núcleo, para que esse processador possa ir até 1,5 GHz.

Computex 2002 - 1º Dia
Figura 1: Conferência da VIA na Computex 2002.

Em relação a chipsets, a novidade foi o anúncio do novo chipset CLE266, super integrado para PCs de baixo custo. A novidade é o suporte ao USB 2.0. Segundo o fabricante, o vídeo integrado desse chipset é mais rápido do que um chipset GeForce4 MX440. Bem, é ver para crer. Como é lançamento, ainda não existem placas-mães usando esse chipset no mercado, portanto não podemos dizer se isso é verdade ou não.

Para os chipsets já existentes, vimos que todos os principais fabricantes já estão começando a mostrar placas-mães com o mais novo chipset da VIA para processadores Athlon: o KT400 (ver Figura 2). A grande novidade é o suporte ao novo tipo de memória DDR-SDRAM: DDR400/PC3200. Nós pesquisamos no mercado de Taiwan e módulos DDR400 já podem ser encontrados por lá por, no máximo, NT$ 1.900 ou R$ 145 (módulo DDR400 de 256 MB) e módulos de boa marca, como Transcend, Kingmax, etc. De quebra, esse chipset tem suporte a oito portas USB 2.0 e ao novo barramento AGP 8x.

Computex 2002 - 1º Dia
Figura 2: VIA KT400.

Vamos deixar para falar das placas-mães que vimos com esse chipset mais adiante, quando falarmos das placas-mães que achamos interessantes. Só para ilustrar, veja na Figura 3 a foto de uma Iwill KK400, equipada com esse chipset.

Computex 2002 - 1º Dia
Figura 3: Iwill KK400.

Vimos também vários protótipos de placas-mães usando o novo chipset da VIA para a próxima geração de processadores da AMD (nome-código ClawHammer), chamado K8HTA. Na fotos a seguir nós vemos o detalhe desse novo chipset (e o soquete que esse novo processador da AMD usará, soquete 754) e um protótipo de placa-mãe da Soyo usando esse novo chipset.

Computex 2002 - 1º Dia
Figura 4: VIA K8HTA.

Computex 2002 - 1º Dia
Figura 5: Protótipo da Soyo para AMD ClawHammer usando o VIA K8HTA.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...