Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2002 - 1º Dia


     59.819 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2002 - 1º Dia

Xabre

Como dissemos, a SiS passará a usar uma nova marca em seus chips 3D, chamada Xabre. Estão sendo lançados três chips Xabre, Xabre80 (SDRAM, AGP 4x, clock do processador em 200 MHz e clock da memória em 166 MHz), Xabre200 (DDR-SDRAM, AGP 8x, clock do processador em 200 MHz e clock da memória em 166 MHz) e Xabre400 (DDR-SDRAM, AGP 8x, clock do processador em 250 MHz e clock da memória em 250 MHz).

Computex 2002 - 1º Dia
Figura 1: Placa de referência da SiS para o Xabre 400.

A primeira característica que nos chama a atenção é o suporte ao barramento AGP 8x. Em termos técnicos, os chips Xabre suportam nativamente o DirectX 8.1, enquanto que os concorrentes diretos desse chip (NVIDIA GeForce4 até o modelo MX460 e ATI Radeon até o modelo 7500D) só suportam nativamente o DirectX 7.

Em termos de desempenho, a SiS informa que o Xabre400 tem um desempenho entre o GeForce4 MX460 e o GeForce4 MX440, se comparado com os chips da NVIDIA, e entre o Radeon 7500D e o RV250, se comparado aos chips da ATI. Já o Xabre200 tem um desempenho comparado ao de um GeForce4 MX420 e o de um Radeon 7500S, enquanto que o Xabre80 tem um desempenho um pouco maior que o do GeForce2 MX400 e o do Radeon 7000. A SiS nos cedeu uma placa de referência (que é a placa que a SiS envia para os demais fabricantes, como Triplex, Gigabyte, Joytech, Aopen, etc, para eles usarem como base no desenvolvimento de seus produtos) para realizarmos testes de desempenho. Ainda não efetuamos o teste de desempenho com esse novo chip da SiS, mas em breve estaremos realizando os testes e colocando os resultados no ar.

Tecnicamente falando, o que diferencia o chip Xabre dos concorrentes está na etapa chamada sombreamento de vértices (vertex shader), que nos chips concorrentes é realizada pelo chip da placa de vídeo, enquanto que no caso dos chips Xabre essa etapa é realizada pelo processador da máquina. Segundo a SiS, isso faz com que em micros de alto desempenho o chip Xabre tenha um desempenho maior que os chips concorrentes. Em outras palavras, quando aumentamos o desempenho da máquina, enquanto nos chips concorrentes o desempenho 3D continua o mesmo (porque essa etapa é realizada pelo chip 3D), no Xabre o desempenho 3D é aumentado proporcionalmente. Mas, enfim, é ver para crer, e estaremos realizando testes para ver o quanto isso é verdadeiro.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...