Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Computex 2005 - 1º Dia

       
 45.964 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Confira nosso primeiro dia na Computex 2005, a maior feira de hardware do mundo, com as novidades da NVIDIA, ECS, EPoX, PowerColor e Leadtek.

Computex 2005 - 1º Dia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução e NVIDIA

A Computex 2005 é a maior feira de hardware do mundo e a segunda maior feira de informática (só pede para a alemã CeBit) e é realizada anualmente em Taipé, Taiwan, em quatro pavilhões de exposições, mais tudo quanto é escritório comercial localizado nas redondezas e vários quartos do hotel Grand Hyatt adjacente ao evento (além das próprias salas de evento do hotel), dado o impressionante número de expositores, que não cabe nos quatro pavilhões. Além disso, como a feira parece um campeonato para ver que faz mais barulho, os fabricantes preferem fazer reuniões de negócios em escritórios ou quartos de hotel, pois é mais tranqüilo para conversar.

A feira está fazendo 25 anos e em nosso primeiro dia de Computex pudemos ver que o ti-ti-ti deste ano está basicamente na guerra ATI vs. NVIDIA: a ATI lançou às 9 da manhã do primeiro dia de feira a sua tecnologia Crossfire, que concorre diretamente com o SLI da NVIDIA – leia nosso artigo sobre o assunto. A NVIDIA, por outro lado, está provocando todos com o lançamento do seu novo chip gráfico, por enquanto chamado G70 mas que deverá ser chamado GeForce 7800, que segundo a NVIDIA terá o dobro do desempenho do GeForce 6800 GT e permite a utilização do SLI. Poucos detalhes do G70 foram revelados – seu lançamento oficial ocorrerá no próximo dia 21 de junho – mas pelo o que a NVIDIA falou para a gente e pelas demonstrações que vimos, o grande diferencial deste novo chip é na velocidade de processamento dos shaders, isto é, em vez de trabalhar aumentando o clock e aumentando o número de canalizações que o chip gráfico usa, a NVIDIA basicamente trabalhou otimizando como as instruções são processadas. Bem, vamos ter de esperar para ver.

O que estamos basicamente esperando para ver nos estandes dos principais fabricantes são as placas-mães baseadas nos novos chipsets Radeon Xpress 200 Crossfire Edition, nForce 4 SLI para plataforma Intel e Intel 945 e 955, suportando os novos processadores de núcleo duplo.

Computex 2005 - 1º Dia
Figura 1: Entrada do pavilhão 2 pouco antes da abertura da feira. Ei, a foto é do alemão e não do brasileiro...

Hoje, além da NVIDIA, nós visitamos a ECS, a EpoX, a PowerColor e a Leadtek. Vamos às novidades destas empresas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×