Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2005 - 1º Dia


     47.410 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2005 - 1º Dia

ECS

A ECS trouxe como grande diferencial para os outros fabricantes de placas-mães a sua placa PF88, que é uma placa-mãe híbrida, originalmente desenvolvida para ser uma plataforma Intel, baseada no chipset SiS 656, mas que pode ser transformada em qualquer outra plataforma. Isto mesmo. Com uma placa dessas você tem uma plataforma Intel, mas se no futuro você quiser trocar o processador por um AMD, pode fazer sem precisar trocar a placa-mãe.

Para isso ela usa um slot chamado EliteBus, baseado no PCI Express x16, onde uma placa contendo outro processador, ponte norte e soquetes de memória é instalada. Esta placa desabilita a ponte norte da placa-mãe, ativando a sua própria ponte norte, usando a ponte sul original da placa-mãe. Esta placa adicional é chamada SIMA e atualmente é encontrada em três versões:

  • A9S: Soquete 939 e ponte norte SiS 756;
  • I9S: Pentium M e ponte norte SiS 649;
  • A4S: Turion 64 e ponte norte SiS 756.

Interessante notar como a ECS está colocando dois processadores originalmente voltados para notebooks como opção para computadores desktop.

As principais especificações da PF88 são: barramento externo de até 1.066 MHz, soquete LGA775, quatro soquetes de memória DDR2 suportando até 4 GB de DDR2 até 667 MHz, operando em dual channel, rede Gigabit Ethernet, áudio on-board de 8 canais, dois slots PCI Express x16, permitindo a ligação de duas placas de vídeo, um slot PCI Express x1, 3 slots PCI tradicionais, quatro portas Serial ATA e duas portas Serial ATA II (NCQ), oito portas USB 2.0 e duas portas FireWire.

Computex 2005 - 1º Dia
Figura 2: Placa-mãe ECS PF88.

Computex 2005 - 1º Dia
Figura 3: Placa A9S.

Computex 2005 - 1º Dia
Figura 4: Placa I9S.

A ECS está realmente se esforçando para fabricar placas-mães topo de linha. A ideia é simples. Eles querem lançar placas-mães com recursos encontrados nas placas topo de linha, mas com um preço mais em conta do que o das placas dos tradicionais fabricantes deste segmento, deixando as placas mais simples exclusivamente para a marca PCChips. Segundo a ECS, eles não fabricarão mais placas simples usando a marca ECS.

Nós já inclusive testamos uma placa-mãe dentro deste novo conceito, a KN1 Extreme.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...