Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Computex 2005 - 3º Dia

       
 41.238 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Confira nosso terceiro dia na Computex 2005, a maior feira de hardware do mundo, com as novidades da SiS, Corsair e Chaintech.

Computex 2005 - 3º Dia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

SiS


A SiS aproveitou a Computex para mostrar seus últimos chipsets e falar sobre os chipsets que estão em seus planos para este ano e para o início do ano que vem.

Para a plataforma Intel, a SiS está atualizando o seu chipset topo de linha SiS 656 para SiS 656 FX para suportar o novo barramento de 1.066 MHz. O chipset voltado para o mercado intermediário SiS 649 será atualizado para SiS 649 FX pelo mesmo motivo e para suportar memórias DDR2-667. Interessante notar que ambos são compatíveis pino-a-pino com seus chips anteriores, facilitando o lançamento de placas-mães baseadas nestes chipsets, já que o fabricante precisará fazer apenas pequenas modificações para lançar placas com estes novos chips.

Para o mercado de placas-mães com vídeo on-board, a SiS lançará o SiS 662 no final do ano ou começo do ano que vem, basicamente introduzindo a memória DDR2 para este segmento (este chipset continua podendo usar memórias DDR convencionais) e o barramento PCI Express (os chipsets com vídeo on-board da SiS hoje, SiS 661 FX e SiS 661 GX são AGP). Um pouco depois do lançamento do SiS 662 a SiS deverá lançar o SiS 670, usando um novo motor gráfico DirectX 9.

O que acontece é o seguinte. Os chipsets atuais da SiS podem dois motores gráficos: Mirage 1, que é DirectX 7, ou Mirage 2, que é DirectX 8.1 O novo motor gráfico do SiS 670 é o prometido Mirage 3, que é DirectX 9 e deverá melhorar o desempenho de vídeo das placas-mães com vídeo on-board baseadas em chipsets SiS. Outras características deste chipset incluem memória DDR2-533 ou DDR2-667 e barramento PCI Express.

Computex 2005
Figura 65: Planos da SiS para a plataforma Intel.

Já para a plataforma AMD a grande novidade para o mercado topo de linha são os planos da SiS de lançar um chipset equivalente ao SLI da NVIDIA. Se vai ser compatível com o SLI ou com o Crossfire e se as placas de vídeo vão realmente trabalhar em paralelo não sabemos. Este chipset só será lançado no início do ano que vem e será chamado SiS 756 FX.

Para o mercado de vídeo on-board, os próximos da SiS serão o SiS 761 GX e o SiS 761 GL, com a diferença básica de o primeiro usar o HyperTransport de 2.000 MT/s e o segundo ainda de 1.600 MT/s. Além disso o primeiro foi desenvolvido para operar juntamente com a ponte sul SiS 965L e o segundo com a ponte sul SiS 964. Ainda para o mercado de vídeo on-board finalmente um chipset com outro motor gráfico, o SiS 770, que deve ser lançado no final do ano. Este chipset usará motor gráfico Mirage 3, enquanto os demais usam o motor Mirage 1. Além disso os dois chips da série 761 não oferecerão slot PCI Express x16, enquanto o SiS 770 oferecerá.

É tão óbvia a demora da SiS em atualizar o seu motor gráfico para seus chipsets para a plataforma Intel que ela pulou o Mirage 2 nesta plataforma, indo diretamente para o Mirage 3.

Computex 2005
Figura 66: Planos da SiS para a plataforma AMD.

A SiS também nos revelou quais serão seus próximos chips ponte sul, que servem tanto para a plataforma Intel quanto para a AMD. Durante este ano serão lançadas basicamente duas pontes norte, SiS 966 e SiS 966L. A versão “L” é mais simples, não tendo rede Gigabit Ethernet e tendo apenas 2 portas SATA (o outro tem quatro portas SATA). Lembramos que quando a rede é integrada no próprio chipset só é necessário um chip externo para efetuar a interface com a camada física de rede, normalmente obtendo um desempenho superior a soluções usando um chip controlador externo.

Também está nos planos da SiS para o ano que vem lançar a ponte sul SiS 967, cuja principal característica será transmitir dados a 2 GB/s com a ponte norte. Atualmente esta taxa é de 1 GB/s para os chipsets deste fabricante. Outras características deste chipset não foram reveladas.

Computex 2005
Figura 67: Planos da SiS para suas pontes sul.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×