Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Fall 2003 - 1º Dia


     39.354 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
IDF Fall 2003 - 1º Dia

Novas Tecnologias de Processadores Para Servidores

A grande novidade para os processadores para servidores, tanto para a família Xeon quanto para a família Itanium, foi o anúncio da incorporação de mais de uma pastilha de silício por processador. Isto é, processadores com mais de um processador dentro. O Xeon com duas pastilhas (isto é, na verdade com dois processadores completos dentro) recebeu o nome-código Tulsa, enquanto o Itanium com duas pastilhas recebeu o nome-código Montecito e o Itanium com mais de duas pastilhas recebeu o nome-código Tanglewood. Confira na Figura 8.

IDF Fall 2003 - 1º Dia
Figura 8: Futuros processadores para servidores.

Um detalhe interessante é que essas novas pastilhas estão sendo desenvolvidas pelo time de engenheiros que trabalharam no desenvolvimento dos processadores Alpha, da antiga Digital (DEC), que foi comprada pela Compaq.

Por falar em processadores para servidores, a Intel apresentou um computador Altix 3700 da SGI, que tem 128 processadores Itanium 2, rodando Linux. Uma demonstração ao vivo foi conduzida mostrando o poder computacional da criança. Realmente impressionante. Segundo Mike Graf, Gerente de Marketing da linha Itanium, esta super máquina é usada na simulação de carros de Fórmula 1, durante o desenho do carro, para verificar a aerodinâmica, etc. Para mais informações sobre essa máquina, visite http://www.sgi.com/servers/altix/.

IDF Fall 2003 - 1º Dia
Figura 9: Altix 3700 da SGI.

IDF Fall 2003 - 1º Dia
Figura 10: Exemplo ao vivo da simulação de um carro de Fórmula 1.

Além disso, a Intel mostrou dados interessantes sobre o mercado de servidores. Como você pode ver na Figura 11, até meados de 2002, servidores usando plataformas RISC apresentavam o melhor desempenho do mercado, quando foram então superados por servidores HP usando processadores Itanium. A gente conferiu os resultados apresentados e eles são verdadeiros, estando disponíveis on-line em http://www.tpc.org/tpcc/results/tpcc_perf_results.asp. Estes resultados baseiam-se em um escore chamado TPC, medido por uma organização sem fins lucrativos chamada Transaction Processing Performance Council, que mede a velocidade que um servidor consegue processar uma transação eletrônica de banco de dados, como o processamento de um cartão de crédito ou a atualização de um sistema de controle de estoque, por exemplo.

IDF Fall 2003 - 1º Dia
Figura 11: Evolução do desempenho dos servidores de alto desempenho.

Mas isso ainda não é tudo. Mais novidades ainda foram apresentadas, especialmente duas novas tecnologias: LaGrande, Vanderpool (tecnologia de virtualização) e o novo processador MXP5800.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...