Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Spring 2003 - 2º Dia


     31.828 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
IDF Spring 2003 - 2º Dia

Rambus

A Rambus apareceu firme e forte nesta edição do IDF. Eles continuam acreditando em suas soluções de memória de alto desempenho, mesmo que não tendo obtido o sucesso esperado nos últimos anos.

A grande novidade da Rambus para o que pode vir a ser uma solução para PCs chama-se Flexphase. Para entender o que essa solução resolve, temos de entender o problema.

Você já deve saber que componentes eletrônicos são soldados em uma placa de circuito impresso e que nessa placa de circuito impresso são feitas as conexões elétricas entre os terminais dos diversos componentes soldados sobre a placa. Na ligação entre dois componentes - imagine a interligação entre a ponte norte e a ponte sul da placa-mãe - as trilhas da placa normalmente não têm exatamente o mesmo comprimento.

Enquanto que para componentes que operam a uma freqüência baixa o comprimento das trilhas da placa não faça a menor diferença, o mesmo não ocorre quando estamos operando a altas freqüências. Imagine em uma transmissão paralela de oito bits. Poderá haver bits que chegarão antes dos outros, dependendo do comprimento das trilhas, caso a freqüência de transmissão seja muito alta.

O que a tecnologia Flexphase faz é permitir que os sinais saiam do chip transmissor em momentos diferentes, e não ao mesmo tempo, como é o usual. Com isso, é possível compensar o atraso causado pelos diferentes comprimentos de trilha.

A tecnologia Flexphase está sendo implementada em dois novos padrões de barramentos de alta velocidade criados pela Rambus: Yellowstone e Redwood. O primeiro é um barramento serial de alta velocidade para conexão do chip controlador de memória a circuitos de memória. Já o segundo é um barramento paralelo de alta velocidade para conexão entre chips, especialmente entre a ponte norte e a ponte sul em uma placa-mãe.

A Rambus mostrou o barramento Yellowstone em ação com um protótipo conectado a um osciloscópio, onde qualquer um que quisesse poderia fazer suas próprias medições para ver que o esquema proposto por eles realmente funciona, como mostramos na Figura 1. Os chips pretos são os controladores de memória com um cooler em cima.

IDF Spring 2003 - 2º Dia
Figura 2: Protótipo do barramento Yellowstone, da Rambus.

As idéias da Rambus sempre foram muito boas, o problema é que para usá-las há a necessidade de se pagar royalties, o que pode encarecer o produto (veja o caso das memórias Rambus).


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...