Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

IDF Spring 2005 - 2º Dia

       
 36.264 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Veja a cobertura completa do segundo dia de eventos do IDF Spring 2005, leia sobre as novas tecnologias de processadores de núcleo duplo, o Pentium D e o Xeon de Núcleo Duplo.

IDF Spring 2005 - 2º Dia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A Tecnologia de Múltiplos Núcleos Por Dentro

O detalhe mais interessante da tecnologia de duplo núcleo da Intel está em sua fabricação. Com a tecnologia atualmente usada para a fabricação de processadores Pentium 4, chamada 90 nm, as pastilhas dos processadores de núcleo duplo são "juntas", isto é, cortadas juntas no wafer. É o que você vê no lado esquerdo da Figura 4. Esta é a tecnologia que os processadores de núcleo duplo que serão lançados no segundo semestre deste ano utilizarão.

Já com a futura tecnologia de 65 nm, é possível fabricar as pastilhas de forma separada e depois juntá-las, isto é, pegar cada pastilha de diferentes posições do wafer, sem a necessidade de elas estarem originalmente juntas. É o que você no lado direito da Figura 4. Este é um processo muito mais eficiente e começará a ser usado no primeiro semestre de 2006, usando cache de memória L2 de 2 MB para cada núcleo.

IDF Spring 2005 - 2º Dia
Figura 4: Duas maneiras de se construir processadores de núcleo duplo.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×