Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Editor’s Day 2005


         42.149 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Intel Editor’s Day 2005

Wi-MAX

Wi-Max é o nome comercial da Intel para o padrão IEEE 802.16 de redes sem fio. A Intel vem apostando seriamente neste novo padrão, como fica muito claro em todos os recentes IDFs (Intel Developer Forum).

Ele é parecido com padrão 802.11 (Wi-Fi), mas enquanto o Wi-Fi tem alcance limitado a 300 metros (é possível estender essa distância a até 20 Km utilizando antenas de alto ganho com transmissões de até 1 Mbit/s como as que os provedores via radio utilizam atualmente) e foi projetado para uso interno, o Wi-MAX foi projetado para levar "Banda Larga" a lugares inóspitos onde a infra estrutura de cabeamento das companhias de telecomunicação ainda não chegou e provavelmente nunca irá chegar já que, por exemplo, o serviço de banda larga ADSL só funciona se o assinante estiver no máximo a 5 Km da central telefônica.

Regiões rurais e cidades afastadas dos grandes centros serão as principais beneficiadas da tecnologia Wi-MAX já que a sua principal vantagem é não necessitar de visada para funcionar, isso significa que a antena da estação base não precisa "ver" a antena dos clientes para que a conexão se estabeleça. Outra vantagem é que o Wi-MAX pode atingir distâncias de até 50 Km com uma taxa de transmissão de até 75 Mbit/s com QoS (Quality of Service) e criptografia de dados unindo segurança e velocidade constante.

A Intel tem planos para que até 2007 os notebooks com a tecnologia Centrino já tenham a tecnologia Wi-MAX embutida e já em 2008 é esperado que os celulares também tragam a tecnologia Wi-MAX.

No dia 12 de abril desse ano, o atual presidente da Intel Paul Otellini esteve no Brasil para falar sobre um projeto-piloto de rede sem fio (wireless) que estava sendo implementado na cidade história de Ouro Preto (MG). A Intel aproveitou o Editor’s Day 2005 para levar os jornalistas a Outro Preto para conhecer o projeto, que já está pronto e funcionando.

Na figura 4, você pode ver o local onde a antena receptora estava instalada. A base fica a 7 Km deste local atrás dos morros. A implementação de um projeto como esse em Ouro Preto representou grandes desafios para Intel. Em primeiro lugar por causa da topografia da cidade: Ouro Preto é formada por 5% de área plana, 40% de área ondulada e 55% de área montanhosa. Fazer instalações de redes sem fio em um terreno como esse é bastante complicado devido ao problema de “falta de visada” em certos pontos. O outro problema é que Ouro Preto é patrimônio histórico da humanidade. Isso significa que não se pode sair derrubando ou furando paredes para passar cabos.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 4: Visão do local onde foi feita a demonstração.

A antena como você pode ver na figura 5, estava instalada sem nenhum cuidado, de propósito, para mostrar que mesmo em locais não muito adequados a tecnologia Wi-MAX funciona.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 5: Antena Wi-MAX da Alvarion instalada atrás de grades de metal.

Além da antena, dentro da sala havia um dispositivo responsável por alimentar a antena Wi-MAX e converter os sinais recebidos. Para distribuir a internet dentro da sala foi utilizado um ponto de acesso Wi-Fi comum (figura 6).

Intel Editor’s Day 2005
Figura 6: Fonte e conversor Wi-MAX a direita e ponto de acesso Wi-Fi a esquerda.

Mesmo em condições adversas como falta de visada, tempo fechado, obstáculos naturais e artificiais a velocidade da conexão com a internet era de quase 1 Mbit/s.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 7: Quase 1 Mbit/s de conexão!

O objetivo do projeto-piloto em Ouro Preto é criar um modelo de inclusão digital, instalando redes wireless (Wi-Max) em escolas públicas como ponto de partida para conectar toda a comunidade, criando o que a Intel chama de cidade digital. No total, cinco escolas públicas de ensino fundamental e médio e a UFOP (Universidade de Ouro Preto) já estão interligadas pelo projeto. O projeto é uma parceria da Intel com o Ministério da Educação, Rede Nacional de Pesquisa (RNP), prefeitura de Ouro Preto, Telemar, Fundação Gocieux e a UFOP.

Intel Editor’s Day 2005
Figura 8: Projeto Wi-MAX Ouro Preto, a cidade digital.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...